A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSÃO INTERNACIONAL Anilson Conteratto, Tadeu José de Mendonça

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSÃO INTERNACIONAL Anilson Conteratto, Tadeu José de Mendonça"— Transcrição da apresentação:

1 MISSÃO INTERNACIONAL Anilson Conteratto, Tadeu José de Mendonça
Sérgio Macedo da Costa, Marcelo Monteiro

2 Sistema Metrológico Espanhol
O Sistema Metrológico Espanhol (SME) está formado pelo Centro Español de Metrología (CEM) e pelos laboratórios designados por este como Associados a ele (ROA, IFA-CSIC, INTA, TPYCEA, CIEMAT, LCOE, ISCIII). O conjunto deles formam a ponta da pirâmide metrológica nacional, onde se estabelecem e se mantem os padrões primários das unidades de medida correspondentes ao Sistema Internacional de Unidades (Sistema SI), declarado de uso legal na Espanha pela Lei de Metrologia n.º 3 de 18 de Março de 1985.

3 Sistema Metrológico Espanhol
CEM - MÁXIMA AUTORIDAD – Laboratórios de Longitud, Masa, Temperatura, Electricidad LABORATORIOS ASOCIADOS - Designados por el CEM como depositarios de otros patrones nacionales. ROA IFA CIEMAT INTA TPYCEA LCOE ISCIII Tiempo y frecuencia Fotomertria y radiometria Radiaçones ionizantes Umidad Radiofrecuencia Atenuación Eletrecidad-AT Ozono LABORATORIOS DE CALIBRACIÓN (Acreditados por ENAC) LABORATORIOS de EMPRESAS y Centros de I+D LABORATORIOS DE ENSAYO (Acreditados por ENAC) Indústria Mercado Centros de I+D Laboratórios de Metrologia Legal

4 CONSELHO SUPERIOR DE METROLOGÍA
O Consejo Superior de Metrología, foi criado pelo Artigo 11 de la Lei de Metrologia n.º 3 de 18 de março de 1985, e tem caráter interministerial. Ele é o órgão superior de assessoramento e coordenação do Estado em matéria de metrología científica, técnica, histórica e legal, ligado através da Secretaría General de Industria, ao Ministerio de Industria Turismo y Comercio.

5 CEM O Centro Español de Metrología (CEM) é um organismo autônomo ligado à Secretaría General de Industria del Ministerio de Industria, Turismo y Comercio. Foi criado pela Ley 31/1990 de Presupuestos Generales del Estado de acordo com o previsto na Ley 3/1985, de 18 de marzo, de Metrología. O Centro Español de Metrología é, de acordo com o Artigo 149 da Constituição Espanhola, o órgão técnico máximo no campo metrológico espanhol.

6 CEM

7 CEM

8 CEM FUNÇÕES DO CEM Guardar, conservar e disseminar os padrões nacionais das unidades de medida. Dar suporte de rastreabilidade à rede de laboratórios de calibracão e ensaio e à indústria. Administrar em nome do Estado o que estiver no âmbito da Metrología Legal. Executar os projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito metrológico. Executar o Controle Metrológico. Formar especialista em metrologia. Representar a Espanha ante as organizaões metrológicas internacionais.

9 Metrologia Legal As atividades de Metrologia Legal de acordo com o artigo constitucional n.º são atribuições do estado, que tem, entre outras, a competência exclusiva para legislar sobre pesos e medidas. O Organismo do Estado responsável por esta área é o Centro Espanhol de Metrología. A competência para execução da Metrologia Legal são das Comunidades Autônomas.

10 Metrologia Legal Organismos de controle metrológico
São designados pelas administrações públicas espanholas e assumem a responsabilidade no âmbito do interesse público. Por conseguinte, devem responder sempre ante às autoridades nacionais competentes. Atuam como terceira parte nos procedimentos de avaliação da conformidade estabelecidos em regulamentos nacionais.

11 Metrologia Legal Organismos autorizados de verificación metrológica
Son designados por las Administraciones públicas españolas y asumen la responsabilidad en ámbitos de interés público y por consiguiente deben responder siempre ante sus autoridades nacionales competentes. Actúan como tercera parte en los controles metrológicos de verificación después de reparación o modificación y de verificación periódica.

12 Missão Internacional Referências
1. Palestra El Lomg y la Metroloxia Legal en la Comunidad Autónoma de la Galixia – 25/09/2009 2. Ley 3/1985, de Metrología 3. Real decreto espanhol n.º 889/2006 4. Diário oficial da Galícia n.º 72, de 5. Site 6. Anotações pessoais Anilson Conteratto Diretor de Verificação da Surrs Fone:

13 Missão Internacional Anilson J. de S. Conteratto
Diretor de Verificação da Surrs Fones:


Carregar ppt "MISSÃO INTERNACIONAL Anilson Conteratto, Tadeu José de Mendonça"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google