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Sistema de Gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Sistema de Gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão da Qualidade

2 Por que SISTEMA de Gestão?

3 Sistema do Corpo Humano

4 Empresa como Sistema

5 O que é Qualidade?

6 “ CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE UM PRODUTO / SERVIÇO QUE EM CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES, ATENDEM E POR VEZES SUPERAM AS EXPECTATIVAS E ANSEIOS DO CLIENTE ”

7 O que é ISO? - Organização não governamental;
(Organização Internacional para Normalização) - Organização não governamental; - Elabora normas de aplicação internacional; - Fundada em 23/02/47 – sede em Genebra (Suíça). 7

8 O que é a Norma ISO ISO deriva da mesma raiz grega das palavras Isobárica, Isométrica ou Isósceles. Elas significam igual pressão, igual medida ou triângulo de 2 lados iguais; A escolha do nome ISO teve como intenção o desenvolvimento e o uso de padrões.

9 Principais riscos e desafios
OPORTUNIDADES RISCOS E DESAFIOS DESAFIOS DESAFIOS Exclusão e competição com outras iniciativas importantes - A não certificação poderá diminuir a aceitação Norma genérica demais A Norma como barreira não tarifária ao comércio internacional

10 Principais oportunidades
ISO – Grande representatividade, mais de 150 países membros Convergência e consenso entre as iniciativas e organizações Comparabilidade geral e ampla As normas da ISO possuem mais de 600 mil usuários

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12 Quem tem Interesse em um Sistema de Gestão da Qualidade?
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13 Retorno sobre o investimento
Acionistas: Retorno sobre o investimento 13

14 Clientes: Qualidade do produto 14

15 Crescimento na carreira e satisfação no trabalho
Funcionários: Crescimento na carreira e satisfação no trabalho 15

16 Administração responsável
Sociedade: Administração responsável 16

17 O Programa PROGRAMA

18 Qualidade de Serviço = Percepção - Expectativa Expectativa: como o cliente esperava ser tratado. Percepção: como ele foi tratado (qual a impressão que ele levou da empresa).

19 “Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa

20 O R I G E N S JAPÃO DO PÓS GUERRA KAORU ISHIKAWA

21 O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários,
transformando o ambiente da empresa, e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios, e reduzindo custos.

22 CARACTERÍSTICAS DO 5S RESULTADO: QUALIDADE DE VIDA
SIMPLES fácil, prático, todos conhecem PROFUNDO ambiente físico, lógico e social NATURAL aprender praticando RESULTADO: QUALIDADE DE VIDA

23 Será que?  Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agradável?
 Não estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou retirar do nosso local de trabalho?  Nosso posto de trabalho está realmente limpo?  Estamos utilizando corretamente nossas máquinas e equipamentos?  Estamos evitando desperdícios?  Estamos realmente sabendo aproveitar o espaço de trabalho?  Não podemos aproveitar melhor o nosso tempo?  Não há uma forma de reduzir os custos de nossa área?  Podemos melhorar ainda mais nosso ambiente de trabalho e nossa produtividade?

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25 5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA
SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA

26 SIGNIFICADOS DO 5S JAPÃO BRASIL SEIRI Senso de Utilização
SEITON Senso de Arrumação SEISOU Senso de Limpeza SEIKETSU Senso de Saúde SHITSUKE Senso de Autodisciplina

27 DEFINIÇÃO DE SENSO “Faculdade de apreciar, de julgar, entendimento;
Faculdade de sentir; sentido” Fonte: Novo Dicionário Aurélio O MAIOR DOS DESAFIOS É DESENVOLVER NAS PESSOAS OS CINCO SENSOS.

28 5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA
SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA

29 U T I L I Z A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I R
Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

30 Utilização Sentido Adotado COMO PRATICAR
Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza Utilizar os recursos de acordo com a necessidade, especificação e adequação Manter, no local de trabalho, somente objetos e dados necessários

31 Utilização Verificar o que é útil e necessário.
COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.

32 Utilização Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais
RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

33 A R R U M A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I T O N
Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

34 ARRUMAÇÃO Analisar onde e como guardar as coisas.
COMO PRATICAR Analisar onde e como guardar as coisas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

35 ARRUMAÇÃO Racionaliza os espaços.
RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

36 L I M P E Z A PARA QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo
e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

37 LIMPEZA Fazer uma faxina geral.
COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.

38 LIMPEZA Conscientiza sobre a necessidade de manter
RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

39 Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja.
LIMPEZA RESULTADOS Manter tudo sempre limpo, eliminando o lixo e sujeiras através da atuação nas fontes geradoras. Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja.

40 S A Ú D E PARA QUE SERVE S E I K T U
Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

41 SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores.
COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

42 SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários.
RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

43 D I S C I P L I N A PARA QUE SERVE S H I T U K E
Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

44 DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores.
COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5 S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

45 DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato.
RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

46 “Somos o que repetidamente fazemos.
A excelência portanto, não é um efeito, mas um hábito” Aristóteles 46

47 PROGRAMA

48 OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Programa 8S - A Base da Filosofia Seis Sigma José Abrantes

49 OS “8 S” OITO SENSOS DA QUALIDADE
SHIKARI YARO SENSO DE DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS SHIDO SENSO DE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TREINAMENTOS CONSTANTES SEIRI SENSO DE ORGANIZAÇÃO, DEFINIÇÃO, SEPARAÇÃO E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS SEITON SENSO DE ARRUMAÇÃO DOS ITENS NECESSÁRIOS. CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO SEISO SENSO DE LIMPEZA, HIGIENE, LIMPEZA, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE SEIKETSU SENSO DE SAÚDE, MANUTENÇÃO AMBIENTES AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA, PARA RESPEITAR, NORMAS, REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS SETSUYAKU SENSO DE ECONOMIA, COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, REALIZADOS POR TODOS

50 SHIKARI YARO – SENSO DE DETERMINAÇÃO
É o Senso de Determinação onde as pessoas que ocupam a Alta Gerência devem comprometer-se para a união de todos no processo pela melhoria contínua. Não se conseguirá nada se não houver o envolvimento e o comprometimento de todos os níveis hierárquicos da empresa, pois a Qualidade deve ser baseada em um sistema de Gerenciamento participativo.

51 SHIDO – SENSO DE EDUCAÇÃO
É o Senso de Educação, onde todo cidadão deve ser qualificado profissionalmente e receber treinamentos contínuos, buscando o aperfeiçoamento na sua área de atuação para o seu crescimento pessoal e profissional. Neste senso a preocupação principal deve ser com o crescimento do “Ser Humano”, fazendo com que ele acompanhe o desenvolvimento e se atualize.

52 OS “8 S” OITO SENSOS DA QUALIDADE
SHIKARI YARO SENSO DE DETERMINAÇÃO E COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E UNIÃO DE TODOS SHIDO SENSO DE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TREINAMENTOS CONSTANTES SEIRI SENSO DE ORGANIZAÇÃO, DEFINIÇÃO, SEPARAÇÃO E DESCARTES DOS ITENS NECESSÁRIOS, DESNECESSÁRIOS SEITON SENSO DE ARRUMAÇÃO DOS ITENS NECESSÁRIOS. CADA ITEM NO LUGAR DEFINIDO SEISO SENSO DE LIMPEZA, HIGIENE, LIMPEZA, SEGURANÇA, PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE SEIKETSU SENSO DE SAÚDE, MANUTENÇÃO AMBIENTES AGRADÁVEIS, ONDE TODOS SINTAM-SE BEM SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA, PARA RESPEITAR, NORMAS, REGULAMENTOS, PADRÕES PRÉ DEFINIDOS SETSUYAKU SENSO DE ECONOMIA, COMBATE AOS DESPERDÍCIOS, REALIZADOS POR TODOS

53 SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA
O combate aos desperdícios realizados por todos é de fundamental importância para qualquer sistema empresarial, pois sabemos que em média no Brasil 1/3 ( um terço) de tudo que se produz é desperdiçado. Quando se tem noção do quanto se perde num processo produtivo, dar-se-á o devido valor aos custos de produção de bens e serviços. Por isso uma frase bastante sugestiva para entender bem este Senso é: quem sabe quanto Gasta, sabe quanto Ganha.

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