A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN

2 Comissão Técnica de Patrimônio Instituição O Mercosul Cultural foi instituído a partir do Memorando de Entendimento celebrado em Buenos Aires, Argentina, em 15 de março de 1995, que foi assinado pelos Ministros e Secretários de Cultura dos Estados Partes e por representantes da Bolívia e do Chile enquanto observadores. O Mercosul Cultural foi instituído a partir do Memorando de Entendimento celebrado em Buenos Aires, Argentina, em 15 de março de 1995, que foi assinado pelos Ministros e Secretários de Cultura dos Estados Partes e por representantes da Bolívia e do Chile enquanto observadores.

3 Comissão Técnica de Patrimônio Missão dedicada à análise de ações conjuntas no sentido do conhecimento, proteção, conservação e valorização do patrimônio cultural do MERCOSUL, com particular atenção ao projeto das missões jesuíticas, na preservação do patrimônio arqueológico pré-colombiano e na valorização do patrimônio intangível constituído por idiomas, tradições e costumes de nossos países. dedicada à análise de ações conjuntas no sentido do conhecimento, proteção, conservação e valorização do patrimônio cultural do MERCOSUL, com particular atenção ao projeto das missões jesuíticas, na preservação do patrimônio arqueológico pré-colombiano e na valorização do patrimônio intangível constituído por idiomas, tradições e costumes de nossos países.

4 Comissão Técnica de Patrimônio Breve Histórico Na reunião de constituição as delegações presentes trocaram informações acerca do projeto missões, tratando de intercâmbio técnico/científico; apoio à criação do centro de documentação e pesquisa em São Miguel das Missões; inventários; turismo cultural; educação patrimonial; divulgação. Na reunião de constituição as delegações presentes trocaram informações acerca do projeto missões, tratando de intercâmbio técnico/científico; apoio à criação do centro de documentação e pesquisa em São Miguel das Missões; inventários; turismo cultural; educação patrimonial; divulgação.

5 Comissão Técnica de Patrimônio Breve Histórico Desde sua instituição, o CTP tratou de alguns temas com maior ênfase que outros, dentre os temas priorizados pode-se citar: Desde sua instituição, o CTP tratou de alguns temas com maior ênfase que outros, dentre os temas priorizados pode-se citar: 1. Compatibilização de informações; 2. Compatibilização de legislações; 3. Missões Jesuíticas; 4. Intercâmbio e capacitação técnica; 5. Turismo Cultural; e 6. Dia do Patrimônio.

6 Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Compatibilização de informações: I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000); VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000); IX Reunião do CTP (Porto Seguro, 2000); e IX Reunião do CTP (Porto Seguro, 2000); e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

7 Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Compatibilização de Legislações: I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VI Reunião do CTP (Curitiba, 1999); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

8 Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Missões Jesuíticas : Reunião de Instituição do CTP (Buenos Aires, 1995); Reunião de Instituição do CTP (Buenos Aires, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998);e V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998);e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

9 Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Intercâmbio e capacitação técnica : II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); V Reunião do CTP (São Miguel das Missões, 1998); VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000);e VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000);e I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007). I Reunião da Comissão de Patrimônio do MERCOSUL (Assunção, 2007).

10 Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Turismo Cultural: I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e VII Reunião do CTP (Mar del Plata, 1999); e VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000). VIII Reunião do CTP (Buenos Aires, 2000).

11 Comissão Técnica de Patrimônio Temas Priorizados 1.Dia do Patrimônio : I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); I Reunião do CTP (Porto Alegre, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); II Reunião do CTP (Montevidéu, 1995); III Reunião do CTP (Assunção, 1997); e III Reunião do CTP (Assunção, 1997); e IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997). IV Reunião do CTP (Porto Alegre, 1997).

12 Comissão Técnica de Patrimônio Outros Temas Ademais dos temas elencados acima, o CTP tratou de questões sobre: Ademais dos temas elencados acima, o CTP tratou de questões sobre: 1. Fundo Comum da Cultura; 2. Desenvolvimento de processos de educação patrimonial; 3. Prêmio do MERCOSUL na área do Patrimônio; 4. Criação de Casas do MERCOSUL; 5. Centro de Documentação; 6. Avaliação de empreendimentos de porte, causadores de impactos ambientais; e 7. Gestões conjuntas ao Comitê do Patrimônio Mundial;

13 Comissão Técnica de Patrimônio Tendo em vista que um dos temas priorizados pelo CTP diz respeito à compatibilização de legislações e que durante a última reunião de representantes da área de patrimônio cultural do MERCOSUL reiterou-se o interesse dos países em sistematizar legislações sobre o Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Tendo em vista que um dos temas priorizados pelo CTP diz respeito à compatibilização de legislações e que durante a última reunião de representantes da área de patrimônio cultural do MERCOSUL reiterou-se o interesse dos países em sistematizar legislações sobre o Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Considerando que na XIV Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL foi acordado que o CTP deveria retomar suas atividades como instância autônoma e permanente do MERCOSUL Cultural e que o mesmo deveria priorizar o tema sobre Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Considerando que na XIV Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL foi acordado que o CTP deveria retomar suas atividades como instância autônoma e permanente do MERCOSUL Cultural e que o mesmo deveria priorizar o tema sobre Tráfico Ilícito de Bens Culturais; Conclui-se que o Patrimônio Cultural é a área de maior interesse dos países do MERCOSUL e que deve-se estabelecer um projeto de comum acordo o qual será apresentado ao FOCEM. Conclui-se que o Patrimônio Cultural é a área de maior interesse dos países do MERCOSUL e que deve-se estabelecer um projeto de comum acordo o qual será apresentado ao FOCEM.

14 MUITO OBRIGADA


Carregar ppt "Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google