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CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAFAEL FERREIRA ALVES

2 1. Conceitos Gerais 1.1 Sistemas
Conjunto de partes organizadas para a realização de um objetivo comum Exemplo: organismo humano, empresa, sistema de contabilidade Os sistemas se organizam em hierarquias

3 Conceitos Gerais Sistema Financeiro Sub sistema Contas Pagar
Sub sistema Contas Receber Sub sistema Tesouraria

4 Conceitos Gerais 1.2 Sistemas de Informação
Conjunto de partes organizadas para a realização de um objetivo comum

5 Conceitos Gerais SI (dados) informações informações
Processo Algoritmo

6 Conceitos Gerais Dimensões Componentes da organização

7 Conceitos Gerais Áreas Funcionais SI

8 Conceitos Gerais Níveis de decisão SI Nível Estratégico
Nível Tático/Gerencial Nível Operacional

9 Conceitos Gerais Reflexão sobre o envolvimento dos SI nos níveis de decisão Quanto às necessidades dos diversos níveis : Novo produto SI - Faturamento SI - Produção SI – Controle de Qualidade Processos Algoritmo

10 Conceitos Gerais Quanto à flexibilidade do profissional de SI:
Equilíbrio Compreensão das idéias Negociar idéias

11 Conceitos Gerais Elementos básicos do Sistema de Informação
Objetivos: distinção entre objetivos reais e declarados; divergência entre os diferentes agentes (níveis). Exemplos:

12 Objetivos reais e declarados
Conceitos Gerais Objetivos reais e declarados SI Estoque controlar saldo controlar materiais obsoletos ponto de encomenda para ressuprimento

13 Divergências de objetivos entre os niveis
Conceitos Gerais Divergências de objetivos entre os niveis SI Acadêmico NE real evasão NO diário de classe

14 Conceitos Gerais Pensar em dois sistemas diferentes, com objetivos reais e declarados, e com diferentes objetivos entre os niveis.

15 Conceitos Gerais Ambiente: elementos fora do sistema que afetam ou são afetados pelo seu comportamento. Exemplo:

16 Conceitos Gerais Ambiente SI - vendas Repres. vendas altera comissão
Banco SI - vendas Setor produção Centro Distrib. altera o período de faturamento altera a remessa de pedidos de venda Ambiente

17 Conceitos Gerais Recursos do sistema:
Representam os meios pelos quais o sistema necessita para ser operacionalizado: telecomunicações recursos humanos Sistema de Estoque equipamentos instalações outros

18 Conceitos Gerais Componentes do sistema:
Elementos responsáveis pelas funções do sistema, ou seja, a sustentação funcional do sistema. Exemplo: Atualização de saldo Classificação ABC do estoque Inventário rotativo Ressuprimento automotivo Sistema de Estoque

19 Conceitos Gerais Administração do Sistema:
Integração de objetivos, ambiente, recursos e componentes, visando o necessário gerenciamento do sistema. Exemplo: recurso comp. 1 comp. 2 comp. 3 objetivos recurso sistema ambiente

20 Conceitos Gerais 1.3 Dado versus Informação
Dados: fatos em sua forma primária Informação: conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. A transformação de um dado em informação é um processo Processo: série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido

21 Conceitos Gerais Dados Processo Informação - nota 1 - nota 2 - nota 3
Aplica-se a média aritmética simples Média final do aluno

22 Conceitos Gerais O processo de definição de relações entre dados requer conhecimento Conhecimento: é o corpo ou as regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular dados para torná-los úteis para uma tarefa específica

23 Conceitos Gerais A informação pode ser considerada um dado tornado mais útil através da aplicação do conhecimento A informação assume um valor maior para a organização se ela for uma informação relevante

24 Conceitos Gerais Algumas características de informação relevante
Precisa: não tem erros Completa: contém todos os fatos importantes Econômica: a relação entre o valor da informação e o seu custo de produção deve ser vantajosa Flexível pode ser usada para diversas finalidades Significativa: importante para a tomada de decisão Em tempo: enviada quando necessária Valor da informação: diretamente relacionado à maneira como a informação ajuda os tomadores de decisão a atingirem as metas da organização

25 Conceitos Gerais 1.4 Características de SI
Limites do sistema: define o sistema e o distingue de qualquer outro Ambiente do sistema: está fora do sistema, mas o influencia ou é influenciado por ele Elementos do sistema: incluem dados, informações, processos e conhecimento

26 Conceitos Gerais Natureza do sistema:
Simples: poucos elementos ou componentes e a relação ou interação entre os elementos é descomplicada e direta Complexo: tem muitos elementos que são altamente relacionados e interconectados Aberto: interage com o ambiente Fechado: não há qualquer interação com o ambiente

27 Conceitos Gerais Permanente: existe ou existirá por um longo período de tempo Temporário: não existirá por longo período de tempo Estável: mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema Dinâmico: sofre mudanças rápidas e constantes devido às mudanças no seu ambiente

28 Conceitos Gerais Exemplos de natureza do sistema: Complexo
Cliente Fornecedor Ambiente Dados produção Dados fiscais ERP Gest. Empr. Dados finanças Dados contábeis Dados compras Dados estoque Aberto

29 Conceitos Gerais Sistema “batch”: processamento em lote de transações, sem a interação simultânea do usuário com o sistema Sistema “on-line”: permite um determinado número de usuários realizando operações de processamento a partir de terminais remotos. Utilizam técnicas mais sofisticadas de desenvolvimento e de banco de dados, com aspectos conversacionais entre usuários e sistemas

30 Conceitos Gerais Sistema “ tempo real”: possui as mesmas características do sistema on-line, acrescentando-se, porém, o vínculo forte existente entre os resultados do processamento e um determinado evento no ambiente do usuário

31 Conceitos Gerais Sistema batch P1 P2 P3 P4 P5 Sistema de Pedidos ...
Processamento Sistema de Pedidos Relatórios de pedidos

32 Conceitos Gerais Sistema on-line Sistema Estoque usuários usuários

33 Conceitos Gerais Sitema tempo real Sistema de caixa eletrônico
Sistema de caixa interno (supermercado) usuários e ambiente físico

34 Conceitos Gerais 1.5 A empresa vista como Sistema de Informação
Organização: é uma estrutura social formal e estável, que emprega recursos do ambiente e os processa para produzir saídas. A organização pode ser vista como:

35 Conceitos Gerais Recursos do ambiente Organização Saídas

36 Conceitos Gerais Elementos de uma organização (visão técnica):
Capital e trabalho: são fatores de produção primários fornecidos pelo ambiente Função (ou processo) de produção: transforma as entradas em produtos e serviços Produtos e serviços: são consumidos pelo ambiente

37 Conceitos Gerais Sistema de Informação Capital e Trabalho Função
expedição recursos SI Contr. Contratos SI Faturamento SI Contas Receber mão-de-obra Capital e Trabalho Função Produtos e serviços SI Recrut. e Seleção produção SI Contr. de Terceiros produto SI Contr. Fábrica SI Apontamento de horas Sistema de Informação SI Marketing Tecnologia – Algoritmos - Pessoas

38 Conceitos Gerais Visão comportamental das organizações
Estrutura Hierarquia Divisão do trabalho Regras, procedimentos Recursos ambientais Processos empresariais Saídas ambientais Processos funcionais Direitos/obrigações Privilégios/responsabilidades Valores, Normas, Pessoas

39 Conceitos Gerais Como as organizações se relacionam com Sistemas de Informação Visão técnica: estímulo a focar o modo como as entradas são combinadas em saídas quando mudanças são introduzidas dentro da empresa Visão comportamental: sugere que construir novos sistemas de informação (ou reconstruir velhos) envolve muito mais que um rearranjo técnico, pois alguns sistemas de informação mudam o equilíbrio organizacional de privilégios, obrigações, responsabilidades e sentimentos que foram estabelecidos em um longo período de tempo

40 Conceitos Gerais Características comuns das organizações:
Clara divisão de trabalho e especialização Hierarquia de autoridade Limitação de autoridade por regrar ou procedimentos explícitos Sistema de tomada de decisão Contratação e promoção de empregados com base nas qualificações técnicas e no profissionalismo Princípio da eficiência (maximização das saídas usando entradas limitadas)

41 Diferentes funções com autoridade diferente
Conceitos Gerais Ilustrações: Hierarquia de autoridade Gerente Diferentes funções com autoridade diferente Chefe Chefe Exemplo típico: Limite Autoridade

42 Conceitos Gerais Procedimentos Operacionais Padronizados (POP): são rotinas padronizadas aplicadas nas organizações, que são classificadas em regras, procedimentos e práticas razoavelmente precisas

43 Conceitos Gerais Características que diferenciam as organizações:
Tipo de estruturação organizacional Processos empresariais Os processos empresariais referem-se à maneira pela qual o trabalho é organizado, coordenado e focado para produzir produtos e serviços

44 Conceitos Gerais Níveis em uma organização Nível Estratégico
Toma as decisões de longo prazo sobre quais produtos ou serviços fornecer gerência sênior Organizada em divisões especializadas, executa os programas e os planos da gerência sênior, supervisionando a empresa Nível Tático gerência média Desenvolvem o produto ou serviço e administram documentos associados da empresa trabalhadores do conhecimento Nível operacional Efetivamente produzem os produtos ou serviços da empresa Funcionários de produção/serviço

45 Conceitos Gerais Funções de uma organização: representam o conjunto de processos que aplicam um recurso da organização. Cada função é realizada através de uma área funcional, que pode ser uma ou mais unidades organizacionais (setores)

46 Finanças e Contabilidade
Conceitos Gerais Áreas funcionais básicas de uma organização SI Produção Vendas e Marketing SI O papel de SI é resolver “problemas” desses ciclos da empresa Produtos e serviços Recursos Humanos Finanças e Contabilidade SI SI

47 Conceitos Gerais 1.6 Sistemas de Informação nas Empresas
O papel dos Sistemas de Informação é ajudar a resolver problemas organizacionais e reagir a uma mudança no ambiente

48 Problema Organizacional
Conceitos Gerais Visão integrada do papel dos SI Problema Organizacional Nível Organizacional Estratégico Gerência sênior Tático Gerência média Trabalhadores do conhecimento Conhecimento Operações, produção, serviços VEND MKT FIN CONT Funcionários da produção e serviços PROD RH

49 Conceitos Gerais Sistemas em nível estratégico: auxiliam gerentes seniors a manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo prazo, tanto na organização como no ambiente externo Sistemas táticos: dão suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas da gerência média

50 Conceitos Gerais Sistemas de conhecimento: dão suporte aos negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização a controlar o fluxo de papéis Sistemas operacionais: dão suporte às áreas operacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização

51 Conceitos Gerais Exemplos de Sistemas de Informação:
ÁREA DE FABRICAÇÃO E PRODUÇÃO SISTEMAS EM NIVEL ESTRATÉGICO -Aplicações de leitura óptica para tecnologia da produção -Aplicações para localização de instalações -Pesquisa e análise da concorrência SISTEMAS TÁTICOS

52 Conceitos Gerais -Planejamento de recursos de fabricação
-Planejamento de produção/planejamento da capacidade fabril -Projeção de estoque -Projeção de custos de produção SISTEMAS DE CONHECIMENTO -Sistemas de projetos assistidos por computador (CAD)

53 Conceitos Gerais -Sistemas de fabricação assistidos por computador (CAM) -Máquinas de controle numérico SISTEMAS OPERACIONAIS -Sistemas de compra e venda -Sistemas de expedição -Sistemas de manutenção de equipamentos -Sistemas de controle de qualidade

54 2. Classificação de Sistemas de Informação
2.1 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Características do SPT Requer: entrada e alimentação de dados, processamento e armazenamento, geração de documentos e relatórios Está interligado com as atividades da rotina diária

55 Classificação de Sistemas de Informação
Grande quantidade de banco de dados de entrada Grande quantidade de saída (inclusive documentos e armazenamento de dados) Alto grau de repetição no processamento Computação simples (a maioria das aplicações exige apenas as 4 operações básicas) Alto potencial de problemas relacionados com segurança

56 Classificação de Sistemas de Informação
Impacto do sistema sobre um grande número de usuários Impacto grave e negativo sobre a organização em caso de pane ou falha de operação

57 Classificação de Sistemas de Informação
Atividades do SPT Coleta de dados Manipulação de dados Armazenamento de dados Produção de documentos

58 Classificação de Sistemas de Informação
Modelos de SPT Processamento em lotes (batch) Processamento on-line

59 Classificação de Sistemas de Informação
Objetivos de SPT Manter alto grau de precisão Assegurar a integridade dos dados e da informação Produzir documentos e relatórios em tempo Aumento da eficiência do trabalho

60 Classificação de Sistemas de Informação
Componentes de SPT Entrada de dados on-line Folha pagto Processamento Arquivos editados de transações Arquivos principais atualizados Doctos. de rotina holerite Comunicações com outros sistemas Relatórios operacionais

61 Classificação de Sistemas de Informação
2.2 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)

62 Classificação de Sistemas de Informação
Características do SIG: É o sistema de informação que tem por finalidade principal ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar, organizar e planejar mais eficaz e eficientemente

63 Classificação de Sistemas de Informação
O SIG fornece aos administradores informações úteis para obter “feed back” para várias operações empresariais O SIG gera uma série de relatórios resumidos, fruto de uma filtragem e análise de dados altamente detalhadas em banco de dados de processamento de transações

64 Classificação de Sistemas de Informação
A análise dos relatórios gerados pelo SIG é usada para a tomada de decisões Diferença entre os relatórios gerados por um SPT e por um SIG: SPT: voltado para a eficiência da organização SIG: voltado para a eficácia gerencial

65 Classificação de Sistemas de Informação
Objetivo do SIG: Prover informação certa à pessoa certa da maneira certa e no momento certo

66 Classificação de Sistemas de Informação
Componentes do SIG (ambiente) Fontes de Dados Informações recebidas informalmente das fontes internas e externas Relatórios escritos dos SPT´s, sistemas manuais e fontes externas Internas SIG relatórios Administrador Sistemas de Apoio à Decisão Externas Sistemas de Informação para executivos Sistemas Especialistas

67 Classificação de Sistemas de Informação
Relatórios do SIG: Relatórios programados: são produzidos periodicamente ou de forma programada (diário, semanal, mensal, etc) Relatório indicador de pontos críticos: resume as atividades críticas do dia anterior e fica disponível no começo de cada dia. Está ligado aos fatores críticos de sucesso da área funcional

68 Classificação de Sistemas de Informação
Relatórios sob solicitação: desenvolvidos para dar certas informações a pedido de um administrador Relatórios de exceção: produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração. Os “pontos de corte” para a definição das exceções devem ser cuidadosamente determinados

69 Classificação de Sistemas de Informação
Aspectos funcionais do SIG: Os SIG estão relacionados às diferentes áreas funcionais da empresa e aos diferentes níveis de decisão Abordagem funcional dos SIG: a informação é desenvolvida para os administradores das áreas funcionais, atravessando, freqüentemente, todos os níveis de decisão dentro de cada área

70 Classificação de Sistemas de Informação
Os SIG devem estar integrados, para evitar uma coleção de sistemas separados e ineficazes. Necessitam de banco de dados compartilhado

71 Classificação de Sistemas de Informação
Integração dos SIG Áreas Funcionais Nível Estratégico P F M C Nível Tático P F M C Nível Operacional P F M C

72 3. Visão Geral da Tecnologia da Informação
Tecnologia da Informação: é o conjunto tecnológico de recursos, técnicas e métodos da computação utilizado para o tratamento da informação Principais aspectos: Hardware Software Redes de telecomunicações Banco de dados

73 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Hardware: Mainframe: computadores grandes e potentes, de alta velocidade de processamento com capacidade muito grande de armazenamento e de processamento de informações Microcomputador: são os menores sistemas de computador, com grandes variações de tamanho

74 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Software: Software aplicativo: programas que direcionam o desempenho de um uso particular de aplicação por usuários finais. Se dividem em programas de aplicação de finalidades gerais (processamento de textos, planilhas eletrônicas) e programas de aplicações específicas (contabilidade, controle financeiro, etc)

75 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Software de sistemas: programas que gerenciam e apóiam os recursos e operações de um sistema de computadores. Dividem-se em programas de gerenciamento de sistemas (sistemas operacionais, gerenciadores de bancos de dados, etc) e programas de desenvolvimento de sistemas (linguagens, ferramentas, etc) Redes de telecomunicações

76 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Componentes básicos de uma rede Processadores de telecomunicações 1 Software de telecomunicações 2 3 2 PC´s e outros terminais Canais e meios de telecomunicações Computadores

77 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Rede local PC PC Servidor de rede BD e pacotes de softwares PC PC Processador conectado a outras redes Impressora compartilhada

78 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Rede remota São Paulo Piracicaba Rio de Janeiro REDE REMOTA Recife Belo Horizonte Londres Porto Alegre Campinas

79 Visão Geral da Tecnologia da Informação
Sistemas de Gerenciamento de BD Sistema Operacional Banco de Dados Sistema de Gerenciamento de BD Aplicativos Dicionário de Dados


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