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Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
TEORIA DA BUROCRACIA Prof. Dra. Maria Virginia Llatas TO-04
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Perspectiva Clássica Administração Administração Científica
como ciência e técnica Administração Científica Teoria Clássica da Administração Teoria da Burocracia Técnicas baseadas na matemática e engenharia Busca da eficiência TO-04
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ORIGENS DA BUROCRACIA Europa - Sec. XX (Max Weber)
Buscava racionalidade técnica para construir um sistema administrativo Estrutura de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade Visão institucional - não ligava-se ao processo produtivo Nasceu da necessidade de se organizar as empresas que cresceram em tamanho e complexidade Definição de burocracia:trabalho baseado em papéis e documentos, movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional Organização burocrática: exercício do controle com base no conhecimento TO-04
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A BUROCRACIA DE WEBER Divisão do trabalho: Tarefas simples para qualquer pessoa se especializar em tempo mínimo Hierarquia de autoridade: Cadeia de comando com responsabilidades, deveres e privilégios específicos Racionalidade: Seleção, promoção, adequação do desempenho do trabalho às qualificações Regras e padrões: Decisões guiadas por regras, disciplina e controles Compromisso profissional: administradores ganham salários fixos e não são donos dos negócios; gerente treinados para melhor qualificação e eficiência organizacional Registros escritos: continuidade e uniformidade de ação sobre transações da organização Impessoalidade: regras e procedimentos aplicados de modo uniforme e imparcial TO-04
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TEORIA DA AUTORIDADE (Sistema de controle social)
Poder: é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas (controle mediante ameaças, coações, manipulação das condições) autoridade (obediência voluntária) Persuasão: É a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação Tipos puros de autoridade Tradicional: ordem social sagrada. Direito divino, tradição cultural, herança. Ex: tribo, clã, sociedade medievais, família. Carismática: rejeição à tradição e contra ordem social vigente. Ordem encarnada numa pessoa. Ex: partidos políticos, revolucionários, grupos religiosos Racional: Baseada em normas sociais, administradas pela meritocracia, com traços impessoais, técnicos e racionais Ex: exércitos, administração pública e empresas TO-04
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Forma de Organização Burocrática
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FUNÇÕES DA BUROCRACIA Especialização: Objetiva o crescimento da produtividade Estrutura: Dá forma e conteúdo à organização Previsibilidade: Estabilização (por regras, regulamentos e estruturas, racionalização relações humanas) => previsão sociedade anárquica Racionalidade: Julgamentos segundo critérios gerais x capricho, prestígio ou extravagância Democracia: competência como única base para manutenção de um cargo regra-impedimento A experiência tende universalmente a mostrar que o tipo de administração de organização puramente burocrático é, do ponto de vista puramente técnico, capaz de alcançar o mais alto grau de eficiência e é, neste sentido, formalmente o meio mais racional de levar a efeito um controle imperativo sobre os seres humanos TO-04
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AS DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA
Maior internalização das diretrizes: de meios para objetivos Maior despersonalização nos relacionamentos: Cargos x pessoas Hierarquia como base do processo decisorial: decisões nos níveis mais altos independentemente do conhecimento Formalismo e conformidade às rotinas: Formalismo das comunicações e devoção às normas TO-04
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Modelo Geral da Burocracia
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MODELO BUROCRÁTICO DE MERTON
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MODELO BUROCRÁTICO DE SELZNICK
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MODELO BUROCRÁTICO DE GOULDNER
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Contingências da Burocracia
Tamanho: número total de empregados Formalização: nível de documentação escrita Especialização: é o grau em que as atividades organizacionais são divididas em tarefas separadas. Maior especialização-> menor gama de trabalho realizado Padronização: atividades semelhantes do trabalho são realizadas de maneira uniforme Centralização: ponto geométrico da tomada de decisão. TO-04
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Relação entre tamanho e demais elementos da Estrutura Burocrática
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CRÍTICAS E AMEAÇAS À BUROCRACIA
Ênfase exagerada nas regras, procedimentos podem se tornar mais importantes em si do que para seus fins Executivos podem desenvolver dependência do “status” Sufocar a iniciativa quando não houver regras. Falta de flexibilidade e adaptabilidade a mudanças Comportamento burocrático oficiosos Relações impessoais podem levar a comportamentos estereotipados e à falta de sensibilidade para incidentes ou problemas pessoais Ameaças Mudanças rápida e inesperada (boa para rotina) Crescimento em tamanho (tamanho leva à complexidade) Complexidade da tecnologia (diversificação e especialização) Ameaça psicológica, ocorrendo a partir de uma mudança no comportamento gerencial(ser humano; colaboração;ideais) TO-04
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COMPARAÇÃO DAS TEORIAS CLÁSSICAS
UPM - CCSA TO-04 – Teoria Burocrática COMPARAÇÃO DAS TEORIAS CLÁSSICAS TO-04 Prof. Virginia
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