A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse."— Transcrição da apresentação:

1 Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse geral e não somente das Ciências da Terra (1) Membros afiliados: limite de idade elevado para 40 anos. Maior parte pesquisadores alcançam o grau de doutor com mais de 30 anos e aos 35 anos ainda não possuem C.V. adequado para concorrer a membro afiliado (Milton L. Formoso, UFRGS).

2 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 (a) Mudança climática devido a ação antrópica (alterações de concentração dos gases de efeito estufa e mudanças de uso da terra; (a) Mudança climática devido a ação antrópica (alterações de concentração dos gases de efeito estufa e mudanças de uso da terra; (b) O impacto no ciclo hidrológico também é questão transversal nas Ciências da Terra (Pedro Leite da Silva Dias, USP) (b) O impacto no ciclo hidrológico também é questão transversal nas Ciências da Terra (Pedro Leite da Silva Dias, USP)

3 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 (3) Trans- e/ou interdisciplinaridade entre as Ciências da Terra, Química e Física. (3) Trans- e/ou interdisciplinaridade entre as Ciências da Terra, Química e Física. Mecanismos de fomento dificultam essa interação. Em Países desenvolvidos os limites entre essas disciplinas é cada vez mais difuso. Mecanismos de fomento dificultam essa interação. Em Países desenvolvidos os limites entre essas disciplinas é cada vez mais difuso. Paradigmas do sustentáculo teórico das Geociências necessitam navegar entre várias ciências básicas, unificando uma visão integrada da natureza. As mudanças ambientais globais são um forte argumento da importância deste enfoque (Cristina de Campos) Paradigmas do sustentáculo teórico das Geociências necessitam navegar entre várias ciências básicas, unificando uma visão integrada da natureza. As mudanças ambientais globais são um forte argumento da importância deste enfoque (Cristina de Campos)

4 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 A Matemática avançada e a Física moderna constituem o palco onde as outras ciências se desenvolvem. O geofísico tem que conhecer seis linguagens: A Matemática avançada e a Física moderna constituem o palco onde as outras ciências se desenvolvem. O geofísico tem que conhecer seis linguagens: Português: nosso idioma. Português: nosso idioma. Inglês: idioma universal. ("No English, no job" ) Inglês: idioma universal. ("No English, no job" ) Matemática, linguagem da Natureza que não nos entrega seus segredos facilmente, só através da Matemática alguns deles são desvendados. Matemática, linguagem da Natureza que não nos entrega seus segredos facilmente, só através da Matemática alguns deles são desvendados. Física é a linguagem do Universo. Física é a linguagem do Universo. Geologia: linguagem de comunicação com a Terra. Geologia: linguagem de comunicação com a Terra. Computação: linguagem dos computadores (estamos cercados por ele por todos lados). Computação: linguagem dos computadores (estamos cercados por ele por todos lados).

5 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 A simbiose Matemática-Computação permitiu resolver problemas científicos/tecnológicos impossíveis de serem resolvidos alguns anos atrás. A simbiose Matemática-Computação permitiu resolver problemas científicos/tecnológicos impossíveis de serem resolvidos alguns anos atrás. Descobrir petróleo a 6500 metros de profundidade abaixo de uma lâmina d'água de 3500 metros não é problema trivial. Foi possível com muita Matemática assessorada por poderosíssimos computadores. Descobrir petróleo a 6500 metros de profundidade abaixo de uma lâmina d'água de 3500 metros não é problema trivial. Foi possível com muita Matemática assessorada por poderosíssimos computadores. A formação do geólogo pouco mudou desde o início da década de sessenta. A formação do geólogo pouco mudou desde o início da década de sessenta. As empresas de petróleo têm dificuldade para recrutar geólogos, preferindo geofísicos e físicos porque estes estão mais preparados para absorver os avanços tecnológicos inerente desta atividade As empresas de petróleo têm dificuldade para recrutar geólogos, preferindo geofísicos e físicos porque estes estão mais preparados para absorver os avanços tecnológicos inerente desta atividade A visão míope da interdisciplinaridade das ciências estão prejudicando a formação de geólogos para o século XXI (Luiz Rijo, UFPA). A visão míope da interdisciplinaridade das ciências estão prejudicando a formação de geólogos para o século XXI (Luiz Rijo, UFPA).

6 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 As Ciências da Terra têm coletivamente migrado para maior interação com outros campos das Ciências Físicas e Biológicas, e novos subcampos de atuação têm aparecido. As Ciências da Terra têm coletivamente migrado para maior interação com outros campos das Ciências Físicas e Biológicas, e novos subcampos de atuação têm aparecido. O tratamento de sistemas da Terra, em algumas áreas, isoladamente raramente fornece um quadro completo, uma vez que a Terra sólida interage com a hidrosfera e a biosfera, e essas duas interagem uma com a outra e também com a atmosfera. O tratamento de sistemas da Terra, em algumas áreas, isoladamente raramente fornece um quadro completo, uma vez que a Terra sólida interage com a hidrosfera e a biosfera, e essas duas interagem uma com a outra e também com a atmosfera. Disciplinas como geoquímica orgânica, Geomicrobiologia, Hidrologia Química, Biogeoquímica e Geobiologia, e até Geologia Médica, deveriam ser parte do curriculo básico, uma vez que as fronteiras das pesquisa em Geociências, como clima global e recursos de água, se misturam com as Ciências Ambientais (Valderez P. Ferreira, UFPE). Disciplinas como geoquímica orgânica, Geomicrobiologia, Hidrologia Química, Biogeoquímica e Geobiologia, e até Geologia Médica, deveriam ser parte do curriculo básico, uma vez que as fronteiras das pesquisa em Geociências, como clima global e recursos de água, se misturam com as Ciências Ambientais (Valderez P. Ferreira, UFPE).

7 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 Geologia não é ensinada de uma forma estruturada no ensino fundamental e médio. Não temos a formação organizada e universal de licenciados em Geologia. Esta estratégia de ensino leva a formação de administradores e formadores de opinião sem o conhecimento do sistema Terra. Geologia não é ensinada de uma forma estruturada no ensino fundamental e médio. Não temos a formação organizada e universal de licenciados em Geologia. Esta estratégia de ensino leva a formação de administradores e formadores de opinião sem o conhecimento do sistema Terra. Diógenes de Almeida Campos lembrou uma discussão dois anos atrás no âmbito da ABC, sobre tratamento diferenciado, para menos, com relação as Ciências da Terra (por ex., o prêmio L´Óreal em que geocientistas não são contemplados. Diógenes de Almeida Campos lembrou uma discussão dois anos atrás no âmbito da ABC, sobre tratamento diferenciado, para menos, com relação as Ciências da Terra (por ex., o prêmio L´Óreal em que geocientistas não são contemplados.

8 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 Sugestões Discussão em alto nível, com o aval da ABC, e reunindo acadêmicos das diversas áreas contribuir para encontrar alguma boa sugestão de ações que levem a uma maior interação interdisciplinar). p.ex. a pesquisa principalmente experimental em Geociências, tendo como base a física e a Química, venha a ser possível. Discussão em alto nível, com o aval da ABC, e reunindo acadêmicos das diversas áreas contribuir para encontrar alguma boa sugestão de ações que levem a uma maior interação interdisciplinar). p.ex. a pesquisa principalmente experimental em Geociências, tendo como base a física e a Química, venha a ser possível. Dentre estes mecanismos poderiam ser considerados: Dentre estes mecanismos poderiam ser considerados: (a) Possibilitar geocientistas (principalmente não- geofísicos) pesquisar em instituições tradicionalmente dedicadas a físicos e/ou químicos (ex: CBPF) com apoio de Órgãos de Fomento; (a) Possibilitar geocientistas (principalmente não- geofísicos) pesquisar em instituições tradicionalmente dedicadas a físicos e/ou químicos (ex: CBPF) com apoio de Órgãos de Fomento;

9 Reunião do Conselho Consultivo da ABC 2008 (b) Maior divulgação da importância das ciências básicas (no caso Física, Química e Matemática) para o desenvolvimento de uma Geociência moderna; (b) Maior divulgação da importância das ciências básicas (no caso Física, Química e Matemática) para o desenvolvimento de uma Geociência moderna; (c) Promover maior integração entre geocientistas, físicos, químicos e matemáticos, em projetos comuns de ensino e pesquisa (c) Promover maior integração entre geocientistas, físicos, químicos e matemáticos, em projetos comuns de ensino e pesquisa


Carregar ppt "Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google