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AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

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Apresentação em tema: "AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Américo Marques Ferreira Consultor Sênior do Instituto MVC

2 Quatro Barreiras Clássicas à Implementação Estratégica na Gestão de Negócios da Empresa em Geral
A Barreira da Visão: A estratégia não é entendida por quem deverá implementá-la A Barreira Pessoal: As metas, incentivos e competências pessoais não estão vinculadas à estratégia A Barreira do Gerenciamento: Os sistemas de gerenciamento são projetados para o controle operacional e gasta-se pouco tempo com estratégias. Estratégia A Barreira Operacional: O processo orçamentário ocorre separado do planejamento estratégico

3 As barreiras à Implementação Estratégica podem ser associadas à estrutura financeira de curto prazo em torno da qual os sistemas tradicionais de gerenciamento são projetados As Quatro Barreiras à Implementação Estratégica 1- Visão Não Acionável Estratégia e Visão 2- Estratégia Não Vinculada a Metas Individuais e de Departamentos Incentivos e Metas Individuais Orçamento Revisão Mensal 4- O Feedback é Tático, Não Estratégico Planejamento Financeiro e Alocação de Capital 3- Estratégia Não Vinculada a Alocação de Recursos

4 Solução: Mudança de Premissa
De: Controles Sistema de Controle Gerencial Estratégia e Visão Cadastro e Incentivos Pessoais Revisões Mensais Orçamento Plano Financeiro e Alocação de Capital

5 Solução: Mudança de Premissa
Para: Aprendizado Sistema de Gestão Estratégica Implementação de Visão Feedback e Aprendizado Comunicação e Ligações Balanced Scorecard Planejamento do Negócio

6 Disciplina de Medição Processos Internos Modelos de Referência
É G I P E R F O M A N C Finanças Processos Internos Cliente Aprendizagem e Crescimento Modelos de Referência

7 Sistema de Gestão Estratégica Implementação de Visão
A estratégia é o ponto de referência para todo o processo gerencial. A visão compartilhada é o alicerce do aprendizado estratégico. Implementação de Visão O sistema de Feedback é usado para testar as hipóteses nas quais a estratégia se baseia. Solução de problemas por equipe. A elaboração da estratégia é um processo contínuo. Alinhamento de metas existe de cima para baixo. Educação e comunicação transparentes são as bases da delegação de poder aos funcionários. Remuneração é atrelada à estratégia. Feedback e Aprendizado Comunicação e Ligações Balanced Scorecard Planejamento do Negócio Metas ambiciosas são entendidas e aceitas. Iniciativas estratégicas são claramente identificados. Investimentos são viabilizadas por “caminhos de implementação”. Os orçamentos anuais são vinculados aos planos de longo prazo.

8 Financeira Clientes Processos internos Inovação e aprendizado
Mapa da estratégia Objetivos estratégicos Alguns Indicadores Exemplo de Metas Exemplo de Ações Perspectivas Crescimento do Negócio Participação no mercado Aumento de % no lucro Aumento de % no faturamento Aumento dos pontos de venda Expansão do crédito Lucro Lucro operacional Crescimento do negócio Financeira Receitas Satisfação do cliente Fidelização do cliente % de retenção de clientes % satisfação de clientes Crescimento vendas/ano Aumento de 50% na retenção Aumento de 15% na satisfação Aumento de 12% no crescimento de vendas Intensificação da propaganda Ampliação de vendedores Implantação do atendimento ao cliente Qualidade do produto Clientes Melhoria da qualidade da fabricação Maior eficiência % de produtos fabricados sem defeitos Melhoria de 30% na qualidade Aumento de 10% na eficiência Programa de qualidade total Programa de produtividade Processos internos Excelência na produção Implantação da Universidade Corporativa Aumento do treinamento Competências pessoais Treinar e equipar o pessoal Maior motivação do pessoal Produtividade do pessoal Melhoria do clima organizacional Aumento de 10% na produtividade Melhoria do clima organizacional Inovação e aprendizado Capacitação das pessoas

9 Um BSC bem desenhado conta a história da estratégia e possui:
Uma clara ligação com finanças; Uma clara relação causa-efeito; Impulsores de Performance e um conjunto bem focado de Medidas de Resultado; Iniciativas de Alinhamento; Estrutura Clara; Resultado do consenso entre a equipe de direção.

10 7. INICIATIVA ESTRATÉGICA
8. O que eu preciso fazer 6. Gestão e Operacionalização da Estratégia 7. O que precisamos fazer 5. Os nossos diferenciais competitivos 8. OBJETIVOS PESSOAIS 4. Objetivos futuros e o nosso plano de ação ... 7. INICIATIVA ESTRATÉGICA 3. No que acreditamos 6. BALANCED SCORECARD 5. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 2. O que queremos ser 4. ASPIRAÇÃO ESTRATÉGICA 3. PRINCÍPIOS 1. A nossa base para competir 2. VISÃO 1. MISSÃO


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