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O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
PROF. TALES ANDREASSI
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O que é um Plano de Negócio
Documento que descreve a idéia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos para os primeiros três a cinco anos Planejar ajuda a aumentar a eficácia do negócio
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Objetivos Levantar fundos – angel investors/capital de risco/bancos financiadores Metas para o gerenciamento do negócio Base para comunicar as estratégias de negócio a seus funcionários Conseguir mais crédito dos fornecedores Pode ser usado na criação ou expansão do negócio
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Critérios de Análise Qualidade do empreendedor
Maturidade, experiência, histórico de sucessos Equipe profissional Plano deve ser preparado pelo empreendedor (exemplo do personal trainer) Plano é um documento confidencial/poucas cópias
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Tipos de planos que atraem investidores
Tamanho depende da finalidade do plano Bem organizado, páginas numeradas, índice de conteúdo Ênfase no mercado e não no produto Foco em um número limitado de produtos e serviços Copyrights, patentes, marcas registradas atraem investidor
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Tipos de planos que atraem investidores
Liquidez Linguagem simples, direta, sem rebuscamento Evite “grand finales” Explique o básico do seu negócio, não assuma conhecimento prévio do leitor Evite jargões da indústria
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Aspectos que afastam investidores
Projeções financeiras em desacordo com os padrões aceitos pelo setor Projeções de crescimento fora da realidade Produção por encomenda ou personalizada Empreendedor que não coloca $ no negócio Sites: receita baseada em publicidade
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Aspectos que afastam investidores
Modelo de negócio inconsistente Falta de respeito com relação aos grandes competidores Falta de vantagem competitiva real Lembrem-se: o empreendedor conta uma estória, o investidor procura “furos” nela
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Visão Geral de um Plano de Negócios
Índice de conteúdo Sumário Executivo Descrição Geral da Empresa Plano de Serviços e Produtos Plano de Marketing Plano de Gerencial Plano Operacional Plano Financeiro Plano Jurídico Apêndice
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Sumário Executivo 1 a 3 páginas contendo:
introdução sintética ao plano responsáveis e suas competências produtos, serviços e tecnologia mercado potencial competências distintivas previsão de vendas rentabilidade e projeções financeiras necessidades de financiamento Nunca deixe de explicitar a oportunidade única de se investir no negócio
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Descrição da Empresa Missão, visão e objetivos da empresa Apresentar as atividades fundamentais e a natureza da empresa Deve responder a perguntas como: a empresa é manufatureira, varejista ou de serviços? que clientes está tentando atender? o que está oferecendo à sua clientela, e como? onde está localizada? onde fará negócios (local, nacional ou internacionalmente)? em que estágio de vida está a empresa?
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Plano de Produtos e Serviços
descrição do produto ou serviço oferecido foto ou protótipo ajudam! estágio de desenvolvimento do produto características únicas produtos e serviços adicionais previstos proteção legal que se aplica risco de obsolescência sempre enfatizar o que o cliente quer
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Plano de Marketing descrição dos clientes análise da concorrência
análise do mercado (previsão de vendas) estratégias de Marketing (4 p’s)
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Plano de Marketing: mais detalhes
fatores que influenciam o comportamento do consumidor critérios utilizados para segmentar o mercado pesquisa de mercado parcela de mercado a ser atingida concorrentes mais importantes e como sou melhor tendência de crescimento/declínio do mercado estratégias para atrair o cliente estratégia de distribuição pontos de comercialização estratégia de propaganda política de preços e crédito problemas de sazonalidade
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MATERIAL DE APOIO Documentos de legitimação • cartas de intenção, artigos elogiosos, catálogos Não exceder em informações • apêndices
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Plano Gerencial membros da equipe gerencial, com respectivas habilidades, educação formal e experiências investidores, consultores ou diretores do negócio processo de seleção e remuneração dos funcionários processo decisório na empresa sistema de trabalho adotado para estimular a inovação e criatividade dos funcionários programas de desenvolvimento e treinamento plano gerencial não é organograma, mas sim como alocar o pessoal para o projeto acontecer
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Plano Operacional principais processos produtivos instalações
desenvolvimento de produtos (evitar tratado científico) vantagens e desvantagens da localização principais custos da produção materiais críticos para a produção fontes de fornecimento existentes logística
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Plano Financeiro nível de receita e despesa projetado
ponto de equilíbrio recursos financeiros exigidos retorno do investimento make money / software SEBRAE erro comum: falta da estratégia de saída
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Plano Jurídico como a empresa está juridicamente constituída
vantagem e desvantagem tributárias dessa forma de constituição escritório jurídico para representar a empresa questões legais significativas licenças/permissões legais
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Apresentação do Plano de Negócio
explicitar a value proposition evitar descrição técnica do produto. Ir direto para a vantagem competitiva que ele traz ao cliente no máximo 6 slides e 15 minutos de apresentação. Pode fazer quantos slides quiser de back up Em dois minutos a apresentação tem que atingir seu climax. Depois disso a atenção da platéia diminui equipe apoia a apresentação!
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