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EEAR SIPAA.

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Apresentação em tema: "EEAR SIPAA."— Transcrição da apresentação:

1 EEAR SIPAA

2 EEAR SIPAA BASES DA PREVENÇÃO

3 EEAR SIPAA

4 OBJETIVO Apresentar a Base das Atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do conhecimento dos mecanismos que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes aeronáuticos.

5 ROTEIRO BASES DA PREVENÇÃO Qual o alvo do SIPAER
Ferramentas da Prevenção Estatísticas Conclusão

6 POR QUE SE FAZ PREVENÇÃO?

7 BASES DA PREVENÇÃO QUAL O ALVO DO SIPAER?

8 QUEM CAUSA OS ACIDENTES?
BASES DA PREVENÇÃO QUEM CAUSA OS ACIDENTES?

9 BASES DA PREVENÇÃO

10 BASES DA PREVENÇÃO Pessoas normais, realizando atividades normais em
um ambiente normal.

11 BASES DA PREVENÇÃO QUANTO MAIS SIMPLES E ROTINEIRA
É A TAREFA OU ATIVIDADE MAIOR É A PROBABILIDADE DA OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE.

12 COMO AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO
BASES DA PREVENÇÃO COMO AS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO SÃO DESENVOLVIDAS? BASTA SEGUIR AS REGRAS

13 BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPER e RCSV

14 BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPREV e RCSV

15 BASES DA PREVENÇÃO REALIZAR VSV

16 BASES DA PREVENÇÃO Controlar a emissão e o cumprimento das Recomendações de Segurança de Vôo; Realizar Vistorias de Segurança de Vôo nas organizações subordinadas; RELPREV e RCSV

17 PRINCIPALMENTE COM COMUNICAÇÃO. INFORMAÇÕES SALVAM VIDAS.
BASES DA PREVENÇÃO PRINCIPALMENTE COM COMUNICAÇÃO. INFORMAÇÕES SALVAM VIDAS. PESSOALMENTE CORREIO TELEFONE

18 Relatório de Prevenção
BASES DA PREVENÇÃO Relatório de Prevenção FINALIDADE Documento formal destinado ao reporte voluntário de uma situação potencial de risco para a segurança operacional. Fornecer informações para que os Elos-SIPAER possam adotar ações mitigadoras adequadas visando corrigir a situação potencial de risco.

19 Relatório de Prevenção
BASES DA PREVENÇÃO Relatório de Prevenção - AUTOR ANÔNIMO - AUTOR IDENTIFICADO

20 Relatório Confidencial para Segurança De Vôo
BASES DA PREVENÇÃO Relatório Confidencial para Segurança De Vôo RCSV

21 BASES DA PREVENÇÃO PARIS, 25 JUL 2000 Air France 4590

22 BASES DA PREVENÇÃO 113 mortos e 06 feridos.

23 BASES DA PREVENÇÃO Antes do acidente ocorreram 53 incidentes com estouro/ esvaziamento dos pneus; 12 destes com conseqüências à estrutura da aeronave; 6 ocorrências possibilitaram a penetração de material nos tanques de combustível; 19 estouros/esvaziamentos causados por FOD;

24 BASES DA PREVENÇÃO Em apenas um caso houve penetração de partes dos pneus nos tanques de combustível; 22 eventos ocorreram durante a decolagem; Em nenhum dos eventos houve a ruptura total dos tanques, fogo ou significante perda de potência em dois motores. (BEA / FSF Abr 2002)

25 330 HEINRICH (1931) 1 300 SITUAÇÕES DE PERIGO acid 29 INCIDENTES 600
INVESTIGAÇÃO DOS ACIDENTES E RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO 1 acid INVESTIGAÇÃO DOS INCIDENTES E RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DE VÔO 29 INCIDENTES 330 - VISTORIA DE SEGURANÇA - RELATÓRIO DE PREVENÇÃO - RCSV - RECOM. DE SEG. DE VÔO 300 SITUAÇÕES DE PERIGO 600 NÃO FORAM COMUNICADAS

26 E SE NÃO FIZER PREVENÇÃO?
BASES DA PREVENÇÃO E SE NÃO FIZER PREVENÇÃO?

27 Dados Estatísticos

28 ACIDENTES AERONÁUTICOS
“VOCÊ SABIA?” Que até , já tivemos na aviação civil brasileira, quase 71 acidentes, e a do mundo, 173? E que deste acidentes, 285 faleceram no Brasil e 526 no restante do mundo?

29 BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado.

30 OS COMPONENTES DO SISTEMA PODEM CONTER FALHAS (FUROS):
SE NÃO HÁ ALINHAMENTO, O ACIDENTE NÃO OCORRE.

31 OS COMPONENTES DO SISTEMA PODEM CONTER FALHAS (FUROS):
SE HÁ ALINHAMENTO, OCORRE O ACIDENTE.

32 BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado.

33 ACIDENTE AERONÁUTICO

34 Reavaliação da cultura organizacional
CONSEQUÊNCIAS PERDA TOTAL DA ANV 08 MORTES TCel Bob Hammond TCel Mark McCloud Cel Robert Mouton Reavaliação da cultura organizacional

35 PRECEDENTES CONHECIDOS
19/05/91 - Aniversário da Fairchild AFB Excedeu limites de “Bank “ Excedeu limites de arfagem Sobrevoou população abaixo 500 pés “Todo o Grupo estava lá e o assistiu a violar os limites no show. De que adiantava dizer alguma coisa ? Os chefes já tinham lhe dado permissão para roubar...” PILOTO

36 12/07/91 - Passagem Cmdo do 325º Passagens abaixo de 100 ft Excedeu o limite de “Bank” Grande Sucesso “Não podemos permitir isto, não podemos tolerar coisas como esta, temos que tomar uma atitude por duas razões: é inseguro e vai causar um problema de percepção com os tripulantes mais novos”

37 17/05/92 - Aniversário da Fairchild AFB
60º graus de pitch Altitudes baixas Manobras mais arrojadas “Eu fiquei impressionado de ver o Comando deixá-lo fazer estas coisas. A gente até entende se ele se safa uma vez, mas esta é a terceira vez em menos de um ano” Piloto

38 14/04/93 - Missão poderio global
Estande de Bombardeio da Ilha de Guam Vôo em formatura com outro B-52 Filmagem do compartimento de bombas Pela primeira vez o Comando tinha uma evidência cabal de que Hammond violava as regras também fora do contexto das demonstrações aéreas.

39 Efeito Cascata Curvas agressivas sobre a população
08/08/93 - Demonstração na Fairchild AFB Curvas agressivas sobre a população Passagem a altitudes extremamente baixas Arfagem exagerada próxima aos 80º B-52 de 30 anos de idade e com uma envergadura de 50 metros. Efeito Cascata

40 Fotografado a 30 ft de altura
10/03/94 - Estande bombardeio de Yakima Fotografado a 30 ft de altura 03 ft de um obstáculo Interferência do outro piloto Reuniu o B-52 numa formatura de A-10 BOB É NOSSO SHOWMAN

41 17/06/94 – Treinamento para o desastre
A reação inicial de Hammond foi de gabar-se que poderia inclinar bastante o avião... “Ele é louco, e eu disse que só espero que ele caia na sexta e não no dia do show, senão nós teremos um monte de corpos para recolher” Maj Terry Makon

42 BASES DA PREVENÇÃO Todo acidente resulta de uma seqüência de eventos e nunca de uma “causa” isolada. Todo acidente tem um precedente. Todo acidente pode e deve ser evitado. Ciclo da Prevenção

43 ? CICLO DA PREVENÇÃO ? ACIDENTE/INCIDENTE AERONÁUTICO ATIVIDADES DE
INVESTIGAÇÃO RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

44 CICLO DA PREVENÇÃO ACIDENTE/INCIDENTE AERONÁUTICO ATIVIDADES DE
INVESTIGAÇÃO ACIDENTE PREVENÇÃO RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

45 INGRATIDÃO

46 ROTEIRO BASES DA PREVENÇÃO Qual o alvo do SIPAER
Ferramentas da Prevenção Estatísticas Conclusão

47 OBJETIVO Apresentar a Base das Atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, por meio do conhecimento dos mecanismos que contribuem para evitar a ocorrência de acidentes aeronáuticos.

48 Dai-nos SENHOR a coragem para
mudar o que precisa ser mudado; A humildade para reconhecer o que não precisa; e, sobretudo, A sabedoria para distinguir as duas coisas.

49 TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO

50 SIPAA TODO ACIDENTE PODE E DEVE SER EVITADO
SO EONEZAVA – – /


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