A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
COC 8 - Estados Unidos e Canadá. Turma : 8ºs anos. Profª: Rosangela Ibanhes Escola: Imaculada Franciscana Conceição.

2 ESTADOS UNIDOS - Fatos marcantes
Maior população resultante de migração; 1ª independência do continente; Doutrina Monroe; Expansão para o Oeste; Conquista de território mexicano; Doutrina de Segurança Nacional; Desenvolvimento econômico;

3 O poderio econômico dos Estados Unidos é representado por uma estrutura moderna e diversificada e pela presença de tecnologia de ponta. Além da força econômica, o país possui a maior influência política da atualidade. Outra característica de sua hegemonia é marcada pela cultura audiovisual, por meio da comercialização de CDs e do cinema.

4 NEW DEAL O presidente Roosevelt, dos Estados Unidos, em seu discurso de 1933, acusava a profunda crise econômica e social: ....grande quantidade de cidadãos desempregados vê surgir à sua frente o problema sinistro da existência , e um número igualmente grande labuta com escassa remuneração. Ao mesmo tempo, Roosevelt propunha: Esta nação exige ação imediata. ( Franklin Delano Roosevelt) . Esta ação se deu por meio de uma nova política econômica, o New Deal.

5 As características dessa política do New Deal são: Controle sobre bancos e instituições financeiras; Construção de obras de infraestrutura para geração de empregos e aumento de mercado consumidor; Concessão de subsídios e créditos agrícolas a pequenos proprietários; Criação da previdência Social; Combate à corrupção no governo; Incentivo à criação de sindicatos; Redução da jornada de trabalho e Reestruturação da produção.

6 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO Os Estados Unidos receberam mais da metade dos imigrantes internacionais do mundo. Dentre os imigrantes latino- americanos destacam-se os mexicanos, os cubanos e os porto-riquenhos. A fronteira sul dos Estados Unidos é a porta de entrada da maior parte dos imigrantes ilegais no país. A chegada dos imigrantes foi um intensificador para que a população aumentasse gradativamente.

7 MARTIN LUTHER KING ( ). Liderança política na luta da população afro- americana desde a década de 1950, fundamentada no pacifismo, pela aprovação da Lei dos Direitos Civis. Foi assassinado em 1968, na cidade Menphis,Tennessee. Malcom X – Liderança política na luta da população afro-americana. A KU KLUX KLAN - Fundada no Tennessee, em 1865, após o final da guerra civil americana. Seu objetivo era impedir a integração social dos escravos recém- libertos.

8 POLÍTICA SEGREGACIONISTA
Política segregacionista dos Estados Unidos desde o século XIX. A política segregacionista impedia a integração racial nos Estados Unidos. A separação entre brancos e negros ocorria, por exemplo, no ingresso em escolas públicas ou nos transportes coletivos. Assim, grande parcela da população negra foi forçada a viver em guetos. A segregação foi abolida em 1964, mas isso não significou o inicio de uma era de paz e justiça social. Os conflitos continuaram. Mesmo hoje, a situação é tensa em muitas das grandes cidades estadunidenses. A situação ficou mais amena com a eleição de um presidente negro em 2009, Barack Hussein Obama.

9 Economia dos Estados Unidos da América.
A economia dos Estados Unidos da América é uma das maiores e mais influentes do mundo. O país possui um produto interno bruto PPC de 14,5 trilhões de dólares e baseada no capitalismo. As principais características do Vale do Silício ( Silicon Valley), nos Estados Unidos: Localizado no oeste dos Estados Unidos, próximo a importantes centros de pesquisas, forma um complexo industrial com destaque para os ramos típicos da Terceira Revolução industrial, é uma área de industrialização de alta tecnologia.

10 Podemos citar dois fatores que favoreceram a industrialização do nordeste dos Estados Unidos: a presença de jazidas minerais de ferro e de carvão e a ampliação do mercado interno da região, esta região ficou conhecida como “cinturão da ferrugem”. A região “Cinturão verde”: localiza-se na região dos grandes lagos,onde há concentração de população, predominam culturas voltadas para o abastecimento urbano, por exemplo verduras e legumes, além da criação de gado leiteiro e aves.

11 O Manufacturing Belt ( cinturão fabril) localizado no nordeste dos Estados Unidos foi a primeira área industrializada do país e ainda constitui um setor importante. O Sun Belt( cinturão do sol) abrange as novas áreas industriais localizadas no oeste e no sul dos Estados Unidos, as quais apresentam tecnologias modernas, cercadas por instituições de pesquisas.

12 A POPULAÇÃO ESTADUNIDENSE
A evolução do crescimento da população dos Estados Unidos pode ser explicada graças ao imenso fluxo de imigrantes para o país. As menores densidades demográficas estão a oeste do país, na região de planaltos e cadeias montanhosas e as causas deste fato são explicadas pelo relevo, pelo clima árido e pela pecuária extensiva que exige pouca mão de obra. As maiores densidades demográficas estão localizadas no centro-leste, região que engloba o sul dos Grandes Lagos, e no nordeste, onde a ocupação é antiga, e ocorre grande desenvolvimento industrial e urbano. Outros pontos de concentração populacional encontram-se na costa pacifico.

13 Canadá Vazios demográficos no Norte: o Canadá é um país que apresenta grandes contrastes entre as porções norte e sul do território. O sul é povoado e tem clima temperado, já o Norte apresenta vazios demográficos e clima subpolar. Extrativismo vegetal ( Florestas de coníferas) : predomina o extrativismo da madeira. Há também a criação de animais de pele fina, como o castor e a raposa. O extrativismo e a exploração da madeira tem grande importância na economia do Canadá, um dos grandes exportadores de papel.

14 O rio São Lourenço é o principal elo entre o Canadá e o mundo porque ao longo do rio São Lourenço há uma grande concentração urbano, industrial e historicamente esse rio funcionou como a grande via de circulação de mercadorias importadas e exportadas pelo país. Os fatores que contribuíram para que o Canadá se transformasse num dos países mais procurados pelos imigrantes foi o crescimento industrial e o crescimento de oportunidades no setor, pois o Canadá apresentava escassez de mão de obra devido ao baixo crescimento vegetativo.


Carregar ppt "REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google