A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de Linguagem “Palavras“

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de Linguagem “Palavras“"— Transcrição da apresentação:

1 Figuras de Linguagem “Palavras“
Profa. Érica S. Vilhena

2 Figura de linguagem é: Uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.

3 Comparação É a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de um sejam atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elememto comparativo expresso: como, tal qual, semelhante a, que nem, etc.

4 Exemplo: “Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flecha de um caçador.” (Cecília Meireles)

5 Metáfora É a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.

6 Exemplos: “Preste atenção, o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos, vai reduzir as ilusões a pó”. (Cartola) “Pelos vales de teus olhos de claras águas antigas meus sonhos passando vão.” (Cecília Meireles)

7 Metonímia É uma figura de linguagem em que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão, de implicação.

8 Tipos de Metonímia: -Símbolo pela coisa simbolizada: Conseguiu o sucesso com o seu suor. (trabalho) Parte pelo todo/ Todo pela parte: Nunca tive um teto próprio. (casa) Eram mais de mil cabeças no estádio. (pessoas) Conteúdo pelo Continente: Tomei dois copos de leite. Comi um prato de comida O Brasil vai torcer pela seleção. (os brasileiros) Autor pela obra: Leio Machado de Assis. Marca pelo produto: Comprei um estoque de danone e de yakult.

9 Antítese É a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.

10 Exemplo: “O sonho de um céu e de um mar E de uma vida perigosa Trocando o amargo pelo mel E as cinzas pelas rosas Te faz bem tanto quanto mal Faz odiar tanto quanto querer.” (Charly Garcia)

11 Paradoxo É a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, embora opostas quanto ao sentido, se fundem em um enunciado.

12 Exemplo: “Será que alguém pode ouvir meu silêncio
que grita em palavras mudas meus maiores medos” Érica Soares “Eu sou os olhos do cego E a cegueira da visão...” Raul Seixas

13 Personifição ou prosopopéia
É a figura de linguagem que consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações próprios dos seres humanos a seres inanimados ou irracionais.

14 Exemplo: “Minhas irmãs são belas, são ditosas…
Exemplo: “Minhas irmãs são belas, são ditosas… Dorme a Ásia nas sombras volutuosas Dos haréns do Sutão […] Mas eu, Senhor!…Eu triste, abandonada, Em meio dos desertos esgarrada, Perdida marcho em vão! (Castro Alves) ditosa: feliz, venturosa. Volutuosa: sensual, deleitosa.

15 Hipérbole É a figura de linguagem que consiste em expressar uma idéia com exagero.

16 Exemplo: “ Queria querer gritar setecentas mil vezes Como são lindas, como são lindos os burgueses!” (Caetano Veloso)

17 Eufemismo É a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra palavra ou expressão considerada desagradável ou chocante.

18 Exemplo: “ Quando a indesejada das gentes chegar, (Não sei se dura ou caroável), Talvez eu tenha medo Talvez sorria, ou diga: — Alô, iniludível! (Manuel Bandeira) caroável: carinhosa, afetuosa, meiga. iniludível: que não se pode iludir.

19 Ironia É a figura de linguagem que consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

20 Exemplo: “Nunca conheci quem tivesse levado porrada
Exemplo: “Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. […] Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?” (Fernando Pessoa)


Carregar ppt "Figuras de Linguagem “Palavras“"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google