A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares"— Transcrição da apresentação:

1 II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Conselho Escolar e Direitos Humanos Swamy de Paula Lima Soares Fortaleza – Ceará 20 a 22 de maço de 2012

2 Direitos Humanos e um pouco de história...
Bill of Rights(1689) – Direito dos Cidadãos (diminuição do poder soberano e criação de um poder acima do poder...) Virgínia (EUA,1776) França (1789) Os direitos humanos como ação do Estado... O caso dos judeus apátridas

3 Direitos Humanos e um pouco de história...
Civis e Políticos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - Direito à vida; - Direito a não ser torturado; - Direito de ir e vir; - Direito à segurança; - Direito de votar e ser votado/a; - Direito de reunião; - Direito de organizar e participar de partidos políticos. Direito à moradia; - Direito ao trabalho; - Direito à saúde; - Direito à educação; - Direito ao lazer; - Direito a um meio ambiente protegido; - Direito à conservação da biodiversidade.

4 Direitos Humanos e um pouco de história...
EM DESTAQUE: O fundamento da proteção jurídica das pessoas a partir de 1948, com a Declaração Universal, passou a ser o reconhecimento jurídico da existência da dignidade inerente ao ser humano. Esse avanço possibilitou o reconhecimento do ser humano como sujeito de direito internacional em razão da sua dignidade.

5 Quais relações entre DH e a escola?
Na sua escola, os Direitos Humanos são considerados importantes no dia a dia da açao educativa? A escola valoriza essa temática no seu projeto político-pedagógico? Como isso se materializa? Na sua escola, a discussão na comunidade escolar sobre os direitos e deveres envolve os diferentes segmentos?

6 Quais relações entre DH e a escola?
Pensando alguns conflitos: O caso do menino e a faca Os direitos individuais e os direitos humanos (símbolos religiosos nas escolas francesas) Desrespeito à pessoa humana (indiferença e preconceito – Richard Rorty) – O caso de Sandro

7 Quais relações entre DH e a escola?
Conflito entre a escola como espaço público e as famílias como espaço privado (conflitos de valores) Até onde devem prevalecer os valores públicos? Até onde devem prevalecer os valores privados?

8 Educação em Direitos Humanos
Por uma educação justa e solidária (como estão as relações na escola?) Por uma escola que respeite as diferenças e promova a igualdade. Por uma escola que promova a participação do sujeito.


Carregar ppt "II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google