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CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE

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Apresentação em tema: "CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação e artigo em google: valdemar setzer home Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença  3. A atitude científica  4. O materialismo  5. O espiritualismo  6. Combinações de materialismo e espiritualismo  7. A ciência moderna  8. Conclusões Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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1. Introdução O SER HUMANO É UMA MÁQUINA? (favor responder SIM ou NÃO no papelzinho) Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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1. Introdução (cont.) Desculpem, mas a pergunta estava ERRADA: Cada máquina é um artefato projetado e construído por seres humanos Eventualmente com a ajuda de outras máquinas QUEM projetou e construiu cada ser humano? Certamente não um outro ser humano Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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1. Introdução (cont.) Dicionários definem máquina englobando o ser humano: “Sistema que produz trabalho” Aurélio: “Fig. Entidade ou organismo complexo” Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

6 SISTEMA PURAMENTE FÍSICO? Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
1. Introdução (cont.) Pergunta correta: O SER HUMANO É UM SISTEMA PURAMENTE FÍSICO? A pergunta é relevante para o tema, pois se ele é um sistema puramente físico, religião e espiritualidade não fazem sentido Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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TÓPICOS  1. Introdução  2. Hipótese vs. crença 3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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2. Hipótese vs. crença Qual a capacidade que o ser humano mais desenvolveu no decorrer da história? O INTELECTO Hoje em dia estamos rodeados de resultados de nosso pensamento Resultado: Queremos compreender tudo, e não aceitar algo sem compreender Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

9 2. Hipótese vs. Crença (cont.)
A base para a compreensão é a HIPÓTESE DE TRABALHO Formulada claramente, por meio de conceitos Baseada em uma visão de mundo que deveria ser consciente e coerente evidências observáveis interior e exteriormente Sempre sujeita a comprovação revisão Base para uma teoria Conjunto de hipóteses e deduções a partir delas Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

10 2. Hipótese vs. Crença (cont.)
É sempre baseada em sentimentos são sempre semi-conscientes Não está sujeita a comprovação revisão Não é a base para uma teoria Não é a base para compreensão Fecha as portas para a compreensão e a comprovação experimental Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

11 2. Hipótese vs. Crença (cont.)
Exemplos de crenças Criacionismo bíblico Claramente, são símbolos “Dias” da “criação” não são de 24 horas Evidência: Parábola do Semeador (Mateus 13) Dever-se-ia estudar quais realidades estão representadas nesses símbolos Deus Perdeu-se a vivência e a noção dessa entidade Virou mera abstração Eu não uso Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença 3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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3. A atitude científica Uma das maiores conquistas da humanidade. Características: Uso de hipóteses de trabalho e não de crenças Curiosidade constante (procurar compreender o não compreendemos) Ex: por que um avião voa? Observação objetiva do mundo (exterior e interior) – abertura Sentimentos não são usados para a cognição Mas não devem ser ignorados Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

14 3. A atitude científica (cont.)
Características (cont.) Descrição de fenômenos e formulação de conceitos exclusivamente dirigida para a compreensão, e universais Não ter absolutamente nenhum preconceito Visão de mundo adotada é coerente; não contém contradições Há interesse permanente por opiniões e fatos contrários às próprias Observação de fenômenos e descrição dos mesmos deve ser feita em plena consciência de vigília Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

15 3. A atitude científica (cont.)
Qualquer atitude contrária a essas características será denominada de ATITUDE ANTI-CIENTÍFICA Atenção: Estamos tratando apenas da cognição A atitude científica não engloba toda a atividade humana: Atividades sociais Atividades artísticas Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença  3. A atitude científica 4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusões Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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4. O materialismo Universo é composto apenas de matéria e energia físicas. Só existem fenômenos físicos. Dois tipos: Materialismo científico Emprega uma atitude científica Materialismo-crença Adota atitudes anti-científicas Ex: preconceito de não examinar outras cosmovisões Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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4. O materialismo (cont.) Exemplos de materialismo-crença: “É óbvio que o pensamento é gerado pelo cérebro, como poderia ser diferente”? “É óbvio que a teoria da evolução de Darwin é verdadeira, como poderia ser diferente?” A maneira como uma pessoa pensa e sua visão de mundo é que a classificam como MATERIALISTA Não adianta ficar falando em “Deus” a todo o momento Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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4. O materialismo (cont.) Outras denominações: ATEU (Grécia, ἄθεος, sec. V A.C.) Nega a existência de Deus ou deuses É preciso caracterizá-los! CÉTICO (sofistas da Grécia, séc V A.C.) Não acredita em nada Nem em sua própria existência? POSITIVISTA (A. Comte, 1830) Baseado na experiência física (empirismo) AGNÓSTICO (T. Huxley, 1860) Só usa a razão e fatos demonstráveis; contra a metafísica e realidades (físicas) incognoscíveis A denominação “MATERIALISTA” parece ser melhor! Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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4. O materialismo (cont.) Conseqüências do materialismo: Deve negar o livre arbítrio e a liberdade A matéria e a energia físicas estão inexoravelmente sujeitas às “leis” e condições físicas A individualidade humana deve ser devida somente a hereditariedade influências do meio-ambiente Deve negar a responsabilidade individual e coletiva Caso de Einstein (determinista, spinozista) Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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4. O materialismo (cont.) Conseqüências do materialismo (cont.) Deve negar a existência de moral Não confundir com ética Regras e leis estabelecidas por um grupo por exemplo, profissional Deve negar o amor altruísta O ser humano deve ser regido por Egoísmo Ambição Instintos Medo Condicionamentos Deve negar um sentido para o universo e para a vida humana Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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4. O materialismo (cont.) Estamos na era do materialismo! Foi necessário passar por ele para adquirirmos Livre arbítrio, liberdade Individualidade superior que transcende a hereditariedade e o meio- ambiente Auto-consciência Mas agora é necessário suplantá-lo, sem abandonar tudo de bom que ele nos deu Além dos itens acima, a ATITUDE CIENTÍFICA MAS COMO? Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença  3. Conseqüências da hipótese de trabalho  4. O materialismo 5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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5. O espiritualismo Admite, além da existência da matéria e da energia físicas e processos físicos, também “substâncias” não-físicas e seus processos. Evidência universal remota no tempo: Origem da matéria e da energia físicas Evidência universal remota no espaço: Limites do universo Evidências locais e atuais Formas dos seres vivos, simetrias Aparentemente, é seguido um “modelo” Mas modelos mentais não são físicos! Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

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5. O espiritualismo Modelos seguidos por seres vivos Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

26 5. O espiritualismo (cont.)
Evidências interiores (pessoais!) Liberdade do pensamento Concentração mental Escolha do próximo pensamento Exercício das lâmpadas Exercício do mostrador com números vermelhos Visualizar o mostrador e “falar” interiormente os números de 100 a 0 Portanto, Máquinas jamais vão pensar como o ser humano Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

27 5. O espiritualismo (cont.)
Evidências interiores (pessoais!) Individualidade e subjetividade das sensações e dos sentimentos Máquinas não têm individualidade Portanto, máquinas jamais vão ter sensações e sentimentos Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

28 5. O espiritualismo (cont.)
Uma de minhas hipóteses fundamentais é de que pensamento sensação e sentimento vontade não são fenômenos puramente físicos Mas dependem do organismo físico para termos consciência deles (cf. Rudolf Steiner) “Pensar” = “refletir” O cérebro “reflete” os pensamentos para a consciência Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

29 5. O espiritualismo (cont.)
Nessa hipótese, também não são fenômenos puramente físicos O crescimento A regeneração dos tecidos e órgãos A forma nos seres vivos A consciência A reprodução Sono, sonho, morte etc. Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

30 5. O espiritualismo (cont.)
Como no caso do materialismo, há dois tipos de espiritualismo: Espiritualismo científico Baseado em atitudes científicas Hipóteses de trabalho Falta de preconceitos ... Espiritualismo-crença Baseado em atitudes anticientíficas Crença, fé Dogmas Preconceitos Estrutura hierárquica Vai contra a tendência moderna de todos quererem ser tratados como adultos responsáveis Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

31 5. O espiritualismo (cont.)
As religiões instituídas são em geral espiritualistas-crentes É por isso que não atraem pessoas com uma certa cultura que procuram compreensão não se satisfazem com dogmas rituais incompreensíveis até pelos oficiantes tinham um profundo significado na antiguidade, mas o ser humano mudou Ex: o batismo de adultos (como o que fazia João Batista – experiência de quase-morte) Espiritualismo-crença = misticismo Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

32 5. O espiritualismo (cont.)
Só de um ponto de vista espiritualista pode-se investigar e falar de Liberdade Moral Responsabilidade Dignidade Individualidade superior Sentido para a vida humana e para o universo ... Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

33 5. O espiritualismo (cont.)
O que pode ser investigado e compreendido por meio de um espiritualismo científico: A origem e o passado da humanidade Para o materialismo, os mitos, a Bíblia, os escritos antigos são meras “historinhas” inventadas, sem realidade subjacente A origem e o significado das religiões antigas Somente compreendendo as religiões pode-se ter tolerância para com elas Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

34 5. O espiritualismo (cont.)
Por meio de um espiritualismo científico podem ser investigados e compreendidos (cont.): A constituição humana antiga e moderna Para o materialismo, ela não mudou As razões das diferenças entre seres humanos, animais, plantas e minerais Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

35 5. O espiritualismo (cont.)
Por meio de um espiritualismo científico podem ser investigados e compreendidos (cont.): Qual o sentido da vida humana Conhecimento → Liberdade → Amor altruísra Só a aquisição de conhecimento pode levar, p.ex., a se fazerem bombas para matar pessoas Nascimento, morte Se ambos são acasos, a vida não tem sentido Sono, sonho Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

36 5. O espiritualismo (cont.)
Por meio de um espiritualismo científico podem ser investigados e compreendidos (cont.) Destino (carma) Não vai contra a liberdade Coloca-nos em certa situação; o que nela fazemos, pode ser feito em liberdade Significado das doenças ... Por meio dele podem ser dados impulsos para toda a vida humana: Educação, saúde, auto-desenvolvimento, agricultura, artes, arquitetura, organização social e empresarial, ciência, etc. Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

37 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença  3. Conseqüências da hipótese de trabalho  4. O materialismo  5. O espiritualismo 6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

38 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
6. Combinações dos tipos Materialismo pode ser científico em certas áreas, e ser materialismo- crença em outras Ex: atitude científica no laboratório e ter preconceito contra qualquer espiritualismo Idem para o espiritualismo Ex: acreditar no criacionismo bíblico e adotar atitude científica (sem crenças) quanto a fatos científicos da Física Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

39 6. Combinações dos tipos (cont.)
Combinações de materialismo e de espiritualismo Ex: cientistas religiosos Todas essas combinações são incoerentes. Visão de mundo coerente só pode ser Materialismo científico ou Espiritualismo científico Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

40 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença  3. Conseqüências da hipótese de trabalho  4. O materialismo  5. O espiritualismo  6. Combinações de materialismo e espiritualismo 7. A ciência moderna 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

41 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
7. A ciência moderna É essencialmente materialista-crente Explicações apenas físicas Baseadas em medidas (tudo quantificado) Reducionista (perde a noção holística) A crença (“má ciência”) levou, p.ex.: Aos desastres ecológicos Contaminação das explosões nucleares “Talvez” do aquecimento global Aos transgênicos J.Smith: “Talvez um desastre maior do que os resíduos nucleares e o aquecimento global” Ver meu artigo “Desmistificação da onda do DNA” Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

42 7. A ciência moderna (cont.)
Paradoxo: “Na era do materialismo e da ciência materialista, estamos destruindo a matéria da Terra!” (J. Lutzenberger) Materialismo e egoísmo levam à destruição, pois para eles não há valores realmente humanos Pois a matéria não tem valor moral Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

43 7. A ciência moderna (cont.)
Exemplos de ciência ampliada por um espiritualismo científico: Ciência qualitativa Já houve no passado, P. ex. a Sistemática da Botânica Admitir fenômenos não-físicos. Exs: Nem toda mutação e nem toda seleção natural foram casuais Extensão do darwinismo! A forma dos seres vivos é devida à atuação de modelos não-físicos A atividade neuronal não produz pensamentos, sentimentos e vontade Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

44 7. A ciência moderna (cont.)
Exemplos de ciência ampliada por um espiritualismo científico (cont): Ciência mais holística Partir do geral para o particular Método científico de Goethe Admitir fenômenos primordiais, não redutíveis Idem, p.ex. a luz A matéria não faz sentido do ponto de vista material! Ciência mais humana O ser humano não é reprodutível, pois incorpora todas as suas vivências Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

45 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
TÓPICOS  1. Introdução   2. Hipótese vs. crença  3. Conseqüências da hipótese de trabalho  4. O materialismo  5. O espiritualismo  6. Combinações de materialismo e espiritualismo  7. A ciência moderna 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

46 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
8. Conclusão Grande parte dos cientistas e religiosos acham que Ciência e religião devem ser totalmente separadas pois tratam de assuntos e atitudes diferentes Stephen Jay Gould: NOMA (non-overlapping magisteria) Religião e Deus são assuntos científicos (do ponto de vista materialista): Richard Dawkins (The God Delusion) (Ver minha resenha em meu site) Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

47 Espiritualismo científico Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
8. Conclusão O espiritualismo científico Pode (e deve) unir as duas, isto é, Ciência Espiritualismo científico Religião Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

48 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
8. Conclusão (cont.) A MELHORIA DA SOCIEDADE E DA NATUREZA SÓ PODERÁ OCORRER A PARTIR DE UMA MUDANÇA PARA UMA MENTALIDADE ESPIRITUALISTA CIENTÍFICA: O SER HUMANO NÃO É UMA MÁQUINA E NEM UM ANIMAL! Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

49 Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp.
8. Conclusão (FIM!) Existem correntes espiritualistas científicas Eu adoto uma, que considero a mais satisfatória Teoria abrangente Coerente Com aplicações práticas em todas as áreas da atividade humana Ver qual é no artigo Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10

50 CIÊNCIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver esta apresentação e artigo em google: valdemar setzer home Valdemar W. Setzer – Ci. Rel. e Esp. 16/4/10


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