A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis”"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis”
Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009

2

3 Análise da Professora Intervenções
Em um primeiro momento foi provocado uma série de inquietações, suposições e hipóteses dos alunos quanto a antecipação do tema: lixo, água, planeta, meio ambiente. Como confirmação das hipóteses, ressaltei que era como uma teia, estavam todos relacionados, mas que o eixo principal seria a água. Como estudo matemático, temos as hipóteses dos alunos: Gabriel: o desperdício. Eliana, Eduardo e Rodrigo: o uso racional, sem desperdício; Leonardo: o gasto com a água; Vinícius: o litro. Outras hipóteses surgiram: multas, contas de água. Lucas Medeiros afirmou que litro é uma medida para saber quantidade, capacidade e enfatizou: “professora, líquido, a gente mede com o litro”. O mais gratificante foi ouvir dos alunos surpresos com a transformação dos m³ em l: “em nossa casa estamos gastando muita água! Temos que falar com eles, lá em casa!” Este é um portador de texto. Pela capa, vocês poderiam me responder que gênero textual é esse? Qual é o título? E o autor? Vocês conseguiriam antecipar o assunto, o tema deste gibi? Falando a respeito de água, o que ela tem a ver com a matemática? O que podemos pensar como estudo matemático? Vocês sabiam que economizar água é um ato de cidadania? Alguém gostaria de comentar sobre isso? Na matemática, qual o real significado do litro? Além do litro quais instrumentos usamos para medir? Quais profissionais usam estes materiais? O que diferencia a régua de outros objetos? Toda régua é reta? O que ela tem a ver com o litro? Qual seria a medida padrão para a água? Quanto de água cabe em um cubo? Como mediar a quantidade de água gasta num banho de chuveiro? Quais são os dados de uma conta de água?

4 Ao contrário das normas tradicionais cujos exercícios são impostos pelo professor, sobretudo, enfatizando a nomenclatura usual: “exercícios”, a experiência inicial utilizada como incentivação (o uso do gibi, da Turma da Mônica e os questionamentos sequenciais) prenderam a atenção dos alunos, suscitando a curiosidade e provocando uma tempestade de ideias (parafraseando as professoras do Algar). O passo a passo foi imprescindível no decorrer do processo, sendo o mesmo um referencial tanto para professora quanto para os alunos, assim, mantendo a motivação dos discentes em cada etapa trilhada em direção à conclusão do trabalho. Faz-se necessário ressaltar que a tensão inicial e a confusão mental foram objetivadas à percepção crítica, à comparação ao raciocínio lógico e à familiarização adequada às práticas vivenciais dos estudantes. Professora Maria Abeneide EMMA


Carregar ppt "Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google