A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeitos à saúde causados pelo ruído

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeitos à saúde causados pelo ruído"— Transcrição da apresentação:

1 Efeitos à saúde causados pelo ruído
Como funciona o aparelho auditivo ? O aparelho auditivo é dividido em: (a) Ouvido externo: Composto pela orelha (pavilhão auditivo) e o canal que vai até o tímpano, este canal orienta as ondas sonoras para o tímpano.

2 Efeitos à saúde causados pelo ruído
Como funciona o aparelho auditivo ? (b) Ouvido médio: Tímpano, uma membrana que vibra com as ondas sonoras. Ossículos (Martelo, Bigorna, Estribo), vibram com a vibração do tímpano. Tuba de Eustáquio (tuba auditiva), equalizador de pressões entre o ouvido médio e a nasofaringe, também serve para escoar o catarro do ouvido médio para a parte posterior do nariz (nasofaringe).

3 Efeitos à saúde causados pelo ruído
Como funciona o aparelho auditivo ? (c) Ouvido interno: O ouvido interno é formado pela cóclea e pelo labirinto. A cóclea é responsável pela audição e o labirinto pelo equilíbrio. A cóclea é um canal cheio de líquido em formato de caracol, que está conectada ao ouvido médio pela janela oval. Quando a vibração da janela oval é transmitida à cóclea, o líquido em seu interior faz com que pequenas células especiais (células ciliadas internas) vibrem e produzam sinais elétricos. Estes sinais são transmitidos ao cérebro, onde são interpretados como som.

4 Efeitos à saúde causados pelo ruído
Aonde ocorre a perda auditiva ? Dentro da cóclea se encontram as células ciliadas que transformam a vibração sonora em impulsos nervosos, com a exposição ao ruído intenso e contínuo essas células ciliadas vão se desgastando e perdem a sua função e não se regeneram, causam uma perda auditiva irreversível (a) (b) (c) Preservadas Perda parcial Perda total


Carregar ppt "Efeitos à saúde causados pelo ruído"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google