A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Psicopedagogia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Psicopedagogia"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Psicopedagogia
Faculdade Regional do Jacuípe – FARJ Rua Maria Eleonora, 101, Bairro Novo Oeste, Capim Grosso – BA CEP: Telefones para contato: Sede: (74) / Núcleo Araripina: (87) Autorizada pelo MEC portaria 563 de 09/05/2008 CNPJ n° / Fundamentos da Psicopedagogia Facilitadora: Drª Hélida Luanna Silva Reis Psicóloga (CRP ) Araripina – PE, 2013

2 EMENTA: 2) Caracterização do campo de trabalho: Objeto de estudo.
1)A Psicopedagogia e sua evolução histórica 2) Caracterização do campo de trabalho: Objeto de estudo. 3)A formação do psicopedagogo; 4)Ciências que embasam o trabalho Psicopedagógico: aspectos evolutivos de áreas relacionadas à aprendizagem; 5)A interdisciplinaridade na Psicopedagogia; Fenômeno da relação Psicopedagogica. 6)A contribuição do construtivismo.

3 A Psicopedagogia e sua evolução histórica
Zeitgeist “É um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo”. Fonte: As produções de uma ciência emergem em dado contexto, em uma dada época e influenciadas por determinados tipos de ideologias... Essas variáveis históricas/culturais é que irão determinar o curso do fazer profissional.

4 “Não existiria som se não houvesse o silêncio, não existiria luz se não fosse a escuridão. A vida é mesmo assim: dia e noite, não e sim.” Milton Nascimento

5 A Psicopedagogia e sua evolução histórica

6 Europa- França, Século XIX
Revolução Industrial migrações para as cidades- doenças infecciosas, superlotação, precária infra- estrutura. Necessidade de desenvolvimento de tecnologias para a Saúde e Educação. Ex: assepsia, anestesia, cirurgia, conceitos de saúde pública, técnicas de ensino para suprir a nova demanda de muitos alunos.

7 América do Sul- Argentina, Século XIX- XX
A Psicopedagogia, tal qual proposta por este movimento é ainda ensinada no Brasil por muitos argentinos, além disso, autores argentinos escreveram os primeiros artigos, resultando dos primeiros esforços no sentido de sistematizar um corpo teórico próprio da psicopedagogia. Vale citar: Sara Paín, Jorge Visca, Alicia Fernández etc.   A Psicopedagogia Argentina é bem marcada por autores franceses como Jacques Lacan, Maud Mannoni, Fraçoise Dolto, Júlian de Ajuriaguerra, Janine Mery, Michel Lobrot, Pierre Vayer, Maurice Debesse, René Diatkine, George Mauco, Pichón-Riviére etc.   O famoso psicopedagogo argentino Jorge Visca, recentemente falecido (2000/2001), ao criar a Epistemologia Convergente na clínica psicopedagógica (Visca, 1987) fez convergir a Psicanálise, a Epistemologia Genética de Piaget e a Psicologia Social de Enrique Pichon-Riviere, cujas teorias tem fortes tendências marxistas.

8 América do Sul- Brasil 1958- Primeiro serviço de orientação psicopedagógica (Escola da Guanabara) – Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC (Atualmente, Estado do Rio de Janeiro) 1960-Primeiras iniciativas de atuação psicopedagógicas. Nesse período as compreensões sobre os problemas de aprendizagem estavam voltados, principalmente, para associação com um problema neurológico conhecido como disfunção cerebral mínima (DCM). 1970- Pesquisadores brasileiros preocupados com os altos índices de fracasso e evasão escolar, trouxeram da Argentina e da França, aportes teóricos para auxiliar os educadores no Brasil.

9 América do Sul- Brasil 1979-Primeiro curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia no Instituto Sedes Sapientiae, SP. Associação Estadual de Psicopedagogia de São paulo. A Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp - fundada em 12 de novembro de 1980, é uma entidade civil, sem fins lucrativos com sede e foro na cidade de São Paulo, de abrangência nacional (representada estadualmente por 15 Seções e 3 Núcleos). Como único órgão que representa a classe dos psicopedagogos brasileiros.

10 Caracterização do campo de trabalho: Objeto de estudo.

11 Código de Ética do Psicopedagogo Reformulado pelo Conselho da ABPp, gestão 2011/2013 e aprovado em Assembleia Geral em 5/11/2011 Artigo 1º A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais teóricos.

12 A formação do psicopedagogo

13 Artigo 5º A formação do psicopedagogo se dá em curso de graduação e/ou em curso de pós-graduação – especialização “lato sensu” em Psicopedagogia -, ministrado estabelecimentos de ensino devidamente reconhecidos e autorizados por órgãos competentes, de acordo com a legislação em vigor.

14 Ciências que embasam o trabalho Psicopedagógico: aspectos evolutivos de áreas relacionadas à aprendizagem:

15 Artigo 2º A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção

16 “Ecletismo” e “Ortodoxia” teórica!
Psicologia: diferentes abordagens teóricas (Análise do Comportamento, Psicanálise, Psicologia Cognitiva, Psicodrama, Sistêmica, Fenomenologia, Gestalt,entre outras) Pedagogia:diferentes abordagens teóricas (Construtivismo, Sócio-Histórica, entre outras) Embasamento Teórico da prática profissional é sempre embasado por uma visão de homem que deve ser considerada e a partir de então buscar-se as teorias relacionadas.

17 Regularização da profissão

18 Projeto de Lei 3512/08 A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, no último dia 17, o Projeto de Lei 3512/08, da deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que regulamenta a atividade profissional do psicopedagogo. Pela proposta, a profissão poderá ser exercida pelo portador de diploma de graduação em Psicopedagogia, pelo diplomado em Psicologia ou Pedagogia e pelo licenciado que tiver concluído curso de especialização em Psicopedagogia. A especialização deverá ter duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade.Leia mais... » Projeto de lei nº 3124/97 do Deputado Barbosa Neto (dispõe sobre a regulamentação da profissão de psicopedagogo - em tramitação no Congresso Nacional) » Lei nº de 20 de setembro de 2001 (autoriza o Poder Executivo a implantar assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público - criada a partir do projeto de lei nº 128/2000 do Dr. Claury Alves da Silva - PTB)   » Projeto de Lei n° 128/2000 do Dr. Claury Alves da Silva - PTB (estabelece a implantação de assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos públicos de ensino do Estado de São Paulo) » Resolução nº 1, de 3 de abril de 2001 (Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação entre eles o de psicopedagogia) 

19 Referências Bibliográficas
Código de Ética do Psicopedagogo Reformulado pelo Conselho da ABPp, gestão 2011/2013 e aprovado em Assembleia Geral em 5/11/2011. GONÇALVES, L.S.Monografia de Conclusão de curso: Psicopedagogia: formação, identidade e atuação profissional. Pontifícia Universidade Católica (PUC- Campinas), Brasil, 2007.


Carregar ppt "Fundamentos da Psicopedagogia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google