A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL."— Transcrição da apresentação:

1 DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
p.4 aula1 DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.

2 NORTE -DESENVOLVIDOS Nova Iorque –EUA Tóquio - Japão
Paris – França Madri - Espanha

3 SUL -SUBDESENVOLVIDOS
Adis Abeba - Etiópia Cidade del Leste - Paraguai Cabul - Afeganistão Cracolândia – São Paulo - SP

4 1- TEXAS NOS ESTADOS UNIDOS
OBSERVAÇÃO: NENHUM PAÍS É INTEIRAMENTE RICO OU POBRE . HÁ MUITAS DIFERENÇAS DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS PAÍSES. EXEMPLO: CANADÁ E PORTUGAL PERTENCEM AO NORTE DESENVOLVIDO, SÓ QUE O CANADÁ É MAIS RICO QUE PORTUGAL. 1- TEXAS NOS ESTADOS UNIDOS 2- NOVA DÉLHI - ÍNDIA

5 OBSERVAÇÕES: A divisão Norte e Sul não é separada pela linha do Equador. A denominação Norte e Sul é “neutra”, não demonstra superioridade ou inferioridade. Alguns países da antiga União Soviética, atualmente pobres se enquadram no Norte desenvolvido, pois acreditam que estão em processo de expansão econômica. Analise os gráficos da página 6.

6 ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO
AULA 3 P.10 CAP.1 ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO

7 Após a 2ª Guerra Mundial (1945), o mundo viveu um momento de tensão, ou seja, a Guerra Fria.
Guerra Fria foi a disputa de duas potências econômicas: Estados Unidos capitalista e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

8 Capitalismo = Economias de Mercado = grande parte das empresas são privadas de uma pessoa ou grupo. Livre Circulação de Capital, disputa a procura de lucros. Socialismo = Economia planificada = todos os meios de produção pertencem ao Estado. O governo tinha a obrigação de redistribuir os lucros entre toda população, cujo o objetivo era evitar a desigualdade social.

9 Após as economias planificadas (socialistas) entraram em dificuldades e a maioria dos países começaram a se voltar para o capitalismo. (economias de mercado). Isto porque as economias planificadas não conseguiram acompanhar a intensa modernização que as economias de mercado alcançaram. Por essa razão esses países (principalmente do leste europeu ou CEI – Comunidade dos Estados Independentes) são chamados de economias de transição.

10 A partir daí surge a: robótica tablet computador TV

11 Os países do leste europeu, também conhecidos como CEI foram os primeiros a repararem que mundo capitalista estava se modernizando, enquanto suas economias continuavam no atraso. Resultado: protestos contra o mundo socialista (ex: Primavera de Praga) e expansão do capitalismo.

12 Roteiro de estudo 1) Essas denominações são “neutras” porque não tem conotação negativa, como superioridade ou inferioridade. Ex: ricos e pobres. 2) - Excluindo a Antártida, a porcentagem de terras emersas no Norte e no Sul são parecidas (47% e 53%, respectivamente). - A população do Sul é quase três vezes maior que os países do Norte (74% e 26% respectivamente). - Os países do Norte são mais ricos economicamente que os países do Sul. - Relacionando os gráficos entre a população e a economia mundial reforça a desigualdade existente entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

13 3) A) Os países de economia de mercado representam cerca de 75% do comércio internacional; neles o consumismo é intenso, registrando as maiores vendas anuais de automóveis, computadores... Suas populações tem rendas médias elevadas, o que significa altos padrões de consumo. Nas economias de transição não há consumo exagerado. Há ensino público de excelente qualidade. Estão mudando de sua economia socialista (planificada) para a capitalista (mercado). B) Na economia planificada (socialismo) as empresas são estatais ou públicas, sendo o Estado o controlador dos investimentos, admissões, demissões, compras e vendas de matérias-primas e produtos. Na economia de mercado (capitalismo), as empresas são privadas e necessitam investir em tecnologias e inovações com o objetivo que conquistar mais mercado, ou seja, superar a concorrência e adquirir o máximo de lucro.

14 4 - A “crise do mundo socialista” manifestou-se com maior intensidade na Europa oriental e na ex União Soviética, regiões mais industrializadas e com menos problemas que o antigo Segundo Mundo (Mongólia, Moçambique, Angola...). O esgotamento do socialismo e a crise explodiram nessas áreas, principalmente por causa da proximidade geográfica da Europa Ocidental capitalista e de grande avanço tecnológico.


Carregar ppt "DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google