A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

27 Set 07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "27 Set 07."— Transcrição da apresentação:

1 27 Set 07

2 D CONT

3 DIRETORIA DE CONTABILIDADE
MISSÃO DA D Cont PROGRAMAR E EXECUTAR A CONTABILIDADE DO COMANDO DO EXÉRCITO

4 O SISTEMA GERENCIAL DE CUSTOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO
SISCUSTOS

5 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO 2. INSTRUMENTOS LEGAIS
3. POR QUE IMPLANTAR UM SISTEMA DE CUSTOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO? 4. CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS 5. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO 6. ACESSO AO SISCUSTOS 7. CONCLUSÃO

6

7 INSTRUMENTOS LEGAIS Lei nº 4.320, de 17 Mar 64
Decreto-Lei nº 200, de 25 Fev 67 Decreto nº , de 23 Dez 86 Lei Complementar nº 101, de 04 Maio 2000 Lei nº , de 06 Fev 2001 Plano de Gestão do Governo Federal Diretriz Geral do Comandante do Exército Sistema de Excelência no Exército Brasileiro

8 POR QUE IMPLANTAR UM SISTEMA DE CUSTOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO?
IDENTIFICAR OS INSUMOS QUE CONTRIBUEM PARA OS RESULTADOS ALCANÇADOS NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES (ROTINAS) DAS OM. AVALIAR O MONTANTE DE RECURSOS CONSUMIDOS EM CADA ATIVIDADE. IDENTIFICAR QUAIS ATIVIDADES AGREGAM VALOR AO RESULTADO FINAL DAS AÇÕES A CARGO DOS ÓRGÃOS GESTORES. BUSCAR A EFICIÊNCIA, A EFICÁCIA E A EFETIVIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS.

9 O QUE É SISCUSTOS? É UM SISTEMA GERENCIAL, INTEGRADO A OUTROS SISTEMAS CORPORATIVOS DO EXÉRCITO, QUE TEM POR FINALIDADE PROPORCIONAR AOS GESTORES DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES (OM) INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE OS CUSTOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS PRODUZIDOS POR ESSAS OM.

10 MELHORIA NA GESTÃO PÚBLICA
O SISCUSTOS É UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE APOIO À DECISÃO.

11 Criação e Implantação do SISCUSTOS
1 CONHECIMENTOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS 2 DIRETRIZES PARA A MODELAGEM 3 DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO 4 OBJETIVOS DO SISTEMA 5 ESTRUTURA OPERACIONAL 6 IDÉIA GLOBAL DO SISTEMA 7 PLANEJAMENTO MACRO 8 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (“HARDWARE”, “SOFTWARE”, SISTEMA DE DADOS, PROCEDIMENTOS ETC) 9 PROJETO - PILOTO

12 QUAIS FORAM OS DESAFIOS PARA A CONCEPÇÃO DO SISTEMA?
CRIAR UM SISTEMA GERENCIAL DE CUSTOS QUE POSSIBILITASSE COMPATIBILIZAR A LINGUAGEM DA CONTABILIDADE PÚBLICA COM OS SISTEMAS CORPORATIVOS EM USO NO EXÉRCITO. ESTABELECER UMA METODOLOGIA QUE GERASSE CUSTOS EM FUNÇÃO DAS ATIVIDADES QUE O EXÉRCITO EXECUTA.

13 ESTRUTURA OPERACIONAL
GERENTE COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO COMISSÕES (ODG E ODS) AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO

14 COMO FOI O MAPEAMENTO DOS GRUPOS E CENTROS DE CUSTOS?
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO REPRESENTANTES DA SEF (GRUPO DE TRABALHO TÉCNICO) REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS GESTORES RESULTADO DO MAPEAMENTO RELAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTOS (inserida no SIAFI e no SISCUSTOS)

15 QUAIS FORAM AS DIRETRIZES PARA A MODELAGEM DO SISTEMA?
SIMPLICIDADE. INFORMAÇÕES COM PROPÓSITO DEFINIDO. USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA. DADOS EXTRAÍDOS DIRETAMENTE DO SIAFI E DE OUTROS SISTEMAS CORPORATIVOS EM USO NO EXÉRCITO. EVITAR RETRABALHO. FOCO NO CLIENTE (TODAS AS OM DO EB). ATENÇÃO ÀS PECULIARIDADES E ÀS NECESSIDADES DE CADA ÓRGÃO GESTOR. PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO DOS ÓRGÃOS GESTORES E DEMAIS OM (SISTEMA PARA O EXÉRCITO). ENFOQUE GERENCIAL, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES QUE CONSOMEM RECURSOS E QUE RESULTAM NA CONSECUÇÃO DE UM PRODUTO OU DE UM SERVIÇO. MODELAGEM DINÂMICA.

16 IDENTIFICAR O CUSTO DAS ATIVIDADES DO Cmdo Ex.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO SISCUSTOS? IDENTIFICAR O CUSTO DAS ATIVIDADES DO Cmdo Ex. PROPORCIONAR AOS TOMADORES DE DECISÃO, NOS SEUS RESPECTIVOS NÍVEIS, INFORMAÇÕES GERENCIAIS SOBRE OS CUSTOS APROPRIADOS NAS DIFERENTES ATIVIDADES. REALIZAR O ACOMPANHAMENTO GERENCIAL DAS OM. DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES, EM TEMPO HÁBIL, PARA AUXILIAR NO PROCESSO DECISÓRIO, MEDIANTE A ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS REAIS COM OS CUSTOS PADRÃO.

17 IDÉIA GLOBAL DO SISTEMA
COMO SE CHEGA AO CUSTO DE UM PROGRAMA DE GOVERNO? Programa de Governo Pjt/Atv GC 1 GC 2 GC 3 Bens Pessoal CC 1 CC 2 CC 3 Serviços GC – Grupo de Custos CC – Centro de Custos

18 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O SISCUSTOS FOI CONCEBIDO EM PLATAFORMA “WEB” E ESTARÁ DISPONÍVEL AO PÚBLICO INTERNO NA REDE PRIVADA DO EXÉRCITO (EBNET).

19 CRONOGRAMA DO SISCUSTOS
D CONT ATÉ Dez 2008: IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS

20 PLANEJAMENTO MACRO SISCUSTOS OM Órgãos Gestores
D CONT PLANEJAMENTO MACRO (APROPRIAÇÃO DE CUSTOS) FORNECEDORES CLIENTES SISCUSTOS - Processa dados das OM, do SIAFI, do SIMATEx e do pagamento de pessoal no País e no exterior. - Disponibiliza Relatórios Gerenciais, “on line,” aos usuários do Sistema. Insumos OM Órgãos Gestores SIAFI SERPRO D Cont SIMATEx CITEx ICFEx Pg Pes/País CPEx OM DGP Pg Pes/ Exterior

21 SISCUSTOS METAS ALCANÇADAS EM 2005 OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO
IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO MODELAGEM DO SISTEMA RELAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTOS

22 SISCUSTOS METAS ALCANÇADAS EM 2006
TESTE DO SISTEMA NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES VINCULADAS À 11ª ICFEX. I SEMINÁRIO DE CUSTOS DAS FORÇAS ARMADAS.

23 SISCUSTOS METAS PREVISTAS PARA 2007
CONCLUSÃO DO PROGRAMA DE INFORMÁTICA GERENCIADOR DO SISTEMA. ESTÁGIO PARA AS ICFEX (OM MULTIPLICADORAS). ELABORAÇÃO DA PORTARIA DE FUNCIOMAMENTO DO SISCUSTOS. INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS NAS OM LOCALIZADAS NAS SEDES DAS ICFEX.

24 SISCUSTOS METAS PREVISTAS PARA 2008
CONTINUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS NAS OM LOCALIZADAS NAS SEDES DAS ICFEX, ATÉ 31 MAIO 08. IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS NAS DEMAIS OM DO EXÉRCITO, ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2008.

25 ACESSO AO SISCUSTOS

26

27

28 PERFIS DOS USUÁRIOS D CONT CONSULTA ICFEx MASTER OS MASTER OM MASTER
D CONT MASTER D CONT CONSULTA ICFEx MASTER OS MASTER OM MASTER OM USUÁRIO

29

30 Cadastramento dos valores telefônicos

31 Potência energética instalada no centro de custos

32 Cadastramento dos itens demais equipamentos

33 Cadastramento do pessoal

34 Incluir novo Centro de Custos

35 INSUMOS QUE COMPÕEM OS CENTROS DE CUSTOS
SISCUSTOS INSUMOS QUE COMPÕEM OS CENTROS DE CUSTOS Energia (SIAFI) Água (SIAFI) Telefone (SISCUSTOS) Remuneração (SIAPPES-SIAPE-SRE) Material de consumo (SIMATEx) Material permanente (SIMATEx) Serviços e contratos (SIAFI)

36 SISCUSTOS CONCLUSÃO FERRAMENTA GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO.
APERFEIÇOAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO. GESTÃO EFICIENTE, EFICAZ E EFETIVA DOS RECURSOS DISPONIBILIZADOS.

37 "Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais
SISCUSTOS (Charles Darwin) "Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que respondem melhor à mudança".


Carregar ppt "27 Set 07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google