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GF 703 Aula Consolidação do Padrão Tecnológico

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Apresentação em tema: "GF 703 Aula Consolidação do Padrão Tecnológico"— Transcrição da apresentação:

1 GF 703 Aula Consolidação do Padrão Tecnológico
Textos básicos: Cochrane, 1993, cap. 7 Palmer, 1972, cap. 1, 2, 4 e 9 Lenin, 1980, pg. 1 a 39

2 Objetivo Discutir a consolidação do padrão tecnológico produtivista tomando: A institucionalização da pesquisa agrícola em três países A modernização da agricultura nos EUA A difusão para países menos desenvolvidos – Revolução Verde

3 A institucionalização da pesquisa agrícola

4 Origens Intercâmbio de Germoplasma – trocas colombianas
Papel dos jardins botânicos: fins científicos e econômicos A pesquisa nasce de dois caminhos: o prático, desenvolvido pelos farmers e o científico, cujas bases foram a botânica e a química

5 Inglaterra Kew Gardens a 1820 (privado), 1820 a 1841 (limbo), 1841 (público) 1841- Início da centralização da pesq. pública na Inglaterra - National Botanic Garden A partir de então incremento de expedições Jardins botânicos e Estações experimentais só se juntam início do séc. XX Não houve planejamento centralizado durante toda a metade do séc. XX

6 Alemanha institucionalização da pessquisa anterior
principal centro de estudos e pesquisas em ciências agrícolas na segunda metade do século 19 Forte tradição em química agrícola Estado mais presente e decididamente empenhado Entre 1852 e 1877 criadas 74 estações experimentais com fundos públicos Centralização primeira metade do século 20 especialmente após a Segunda Guerra (emulam modelo americano por cultura)

7 EUA - Prelúdio Desde o século 17 introdução de material genético: 1621 amoreira (seda); 1688 arroz; 1699 criação de fazenda exp. privada e introdução de tabaco, índigo, canhamo, linho; e 1718 cana Introdução dependente de tentativa e erro: quanto mais melhor Patent Office participava das decisões de criação de expedições e centralizava e distribuia gratuitamente sementes Em 1849 o programa tinha distribuido cerca de pacotes, 1855 mais de 1 milhão, milhões

8 EUA – 60 anos para institucionalização
Institucionalização da pesquisa começa em 1862 Homestead Act acres de terra pública Morril Act - criação dos Land Grant Colleges Criação do USDA - ex-Divisão de agricultura do PTO 1887 o Hatch Act - criação das estações experimentais 1914 Smith-Lever Act institui o serviço de extensão 1920 sistema nacional de extensão e pesquisa

9 Em síntese… A maioria dos sistemas modernos desenvolvida a partir da segunda metade do século 19 Eram descentralizados sem coordenação em nível nacional, nem tampouco entre atividades de pesquisa, ensino e extensão Por outro lado, coordenam as práticas agrícolas com as ciências de aplicação agrícola que estavam em pleno desenvolvimento

10 A modernização da agricultura nos EUA e sua importância para a formação do padrão tecnológico produtivista

11 A agricultura americana no início do séc. XX
Estudo censitário destaca dois elementos: a) havia uma agricultura já bem desenvolvida e "moderna" em 1910 b) as relações entre desenvolvimento industrial e desenvolvimento kta em geral e desenvolvimento da agricultura

12 Moderna porque… Nova Inglaterra e Médio Atlântico cerca de 60% das farms compravam adubo, 65% contratavam mão-de-obra assalariada Atlântico Sul 70% compravam adubo e 42% contratavam mão-de-obra No total 28% compravam adubo e 46% contratavam mão-de-obra

13 Capitalista e industrial porque…
intensificação do uso do solo grande produção para o mercado agricultura intensiva em capital estreitamente ligada ao processo de industrialização Intensidade independente de tamanho de propriedade

14 Os Desenvolvimentos tecnológicos nos EUA
Mecanização foi o principal avanço tecnológico na produção agrícola Em mil tratores; em ,6 milhão; em ,4 milhões; e em ,7 milhões. O número de animais de tiro caiu, entre 1915 e 1939, de 26,5 milhões para 15 milhões Em 1950 a força animal havia praticamente desaparecido nos E.U.A. Generaliza-se o conceito do trator multipropósito Entre 40 e 50 fica comum arar, semear e adubar em apenas uma operação.

15 Acelerado ganho de produtividade
1870 e 1930 a produção agrícola per capita nos EUA cresceu 22% e a mão-de-obra caiu pela metade Fator trabalho decresceu 26% entre 40 e 50; 35% entre 50 e 60 e 39% entre 60 e 70 Uso de N2 de 419 milhões de t em 1940 para 7,5 bilhões em 1970 K2O de 435 milhões de t em 1940 para 4 bilhões em 1970 Trigo se eleva 2,6 vezes; milho 3,9 vezes; batata 3,4 vezes; algodão 2,4 vezes entre 1935 e 1970 (antes estagnado por mais de 50 anos)

16 Concentração da terra Em ,8 milhões de propriedades, em 1970, 3 milhões Em 1939: 15,7% dos farmers representavam 62,2% do total dos produtos agrícolas comercializados Em ,3% respondiam por 52,7% do produto e 18,3% por 73,1%! Idéia central de Cochrane: mais renda = mais tecnologia = mais renda = mais terra, sendo este o fim último do investimento

17 Insumos internos e insumos externos
De 1930 a 1967 há uma inversão entre insumos produzidos internamente à propriedade e comprados externamente Forte dinamismo da indústria à montante e dos serviços Ainda maior crescimento da indústria processadora à jusante, que em 1968 já agregava 6 vezes mais valor que o setor agrícola Grande ampliação dos canais de comercialização

18 Agricultura fornecedora da indústria
Desde a década de 30 diversificação de produtos a partir de commodities agrícolas (soja, milho e resíduos celulósicos) rayon, caseína, plásticos, furfural, combustíveis, amidos e óleos vegetais

19 As políticas de sustentação
Desde os anos 50 houve excesso de produção, mas os preços não caíram… “the farm economy was in a chronic state of surplus” Políticas de sustentação dos preços: compras de excedentes e/ou controle da produção Na verdade, as políticas do Pós Guerra sustentaram o crescimento da produção e dos preços…mas isto começou nos anos 1930

20 A origem das políticas no séc. XX
AAA Program, 1933, nova legislação em 1938 (algodão, trigo, tabaco, milho e arroz) Sustentação da renda do produtor 4 formas básicas: -preços de garantia -prgramas de controle da produção -compras de excedentes -pagamento direto da diferença entre o preço do mercado e o preço alvo

21 Difusão do padrão – a Revolução Verde

22 A difusão do padrão tecnológico para os países menos desenvolvidos
Revolução Verde é a embalagem histórica para essa difusão Fundamento da produtividade se espalhando pelo mundo Criação de instituições de pesquisa espalhadas pelos centros de origem das espécies Forte atuação do Governo Estadunidense

23 Quadro resumo Época Base técnica Culturas visadas Financia-dores
Base política Final dos anos 40 até meados dos 70 IARCs Trigo, arroz, milho BIRD e Fundações (Ford, Rockefeler, Kellog) USAID e Fundações

24 Origens a) aspectos geopolíticos
Guerra Fria, Terceiro Mundo, pobreza e fome A via assistencialista (PL 480): 16 mi t de trigo e 1 mi de arroz por ano para a India; atingiu 100 milhões de pessoas/ano Alternativa cara e ineficiente Transferência de tecnologia para a produção

25 Origens b) expansão do agribusiness
Nascente indústria de fertilizantes, máquinas e sementes Interesse direto das Fundações na expansão do negócio c) avanços tecnológicos e institucionais da pesquisa: um padrão inexorável ?

26 Ações desde o final dos anos 50
Criação dos Centros Internacionais de Pesquisa - IARCs Desenvolvimento de Centros Nacionais Formação de pessoal nos EUA Oferta de crédito para investimento e importação de insumos e serviços Instalação de plantas industriais

27 Resultados Difusão do padrão e dos pacotes
Mudança de mentalidade na agricultura tradicional Efeitos localizados quanto a: Produtos (trigo, milho, arroz) Produtores (middle class farmers) e Regiões atingidas (aquelas que já tinham condições mínimas de modernização)

28 Para discussão com os alunos, aula RV

29 Características centrais da RV
Do que se tratou? Qual o sentido do termo RV? Em qual período ocorreu? Quem foram os protagonistas (quais atores sociais)? Em quais países foi mais evidente?

30 Interpretar o sentido das frases abaixo
“Es improbable que las semillas nuevas, por muy buenas que sean, produzcan milagros por sí solas; todo depende del suelo en que se siembren.”          (Griffin, p.15) “En resumen, un sistema de agricultura antiguo se encuentra en un proceso lento o rápido de destrucción por el avance d la tecnología contemporánea. Esta tecnología contiene una semilla positiva para el desarrollo económico y social. Pero si se usa con poca sensatez puede agravar algunas tendencias ya discernibles y contribuir a agravar la desigualdad y la pobreza. No es inevitable que lo haga; ni es inevitable que no lo haga.” (Griffin, p.20)

31 Interpretar o sentido das frases abaixo
“Do ponto de vista técnico a revolução verde é em grande medida uma revolução biológica e química, mas do ponto de vista sócio-economico transformou-se em uma revolução comercial” (Griffin, p.257) “Não se quer dizer com isto que se deva resistir à inovação agrícola. Ao contrário, tal inovação deve ser energicamente alentada. Mas ao mesmo tempo devem se adotar algumas medidas que assegurem a ampla difusão dos benefícios” (Griffin, p.268)

32 Comente as frases: “the new seeds are forcing a redefinition of the population problem” (Brown, p.11-2) “the agricultural revolution suggests an agenda for the seventies that can give substance and hope to the idea of an interdependent world, a global village” (Brown, p.12) “Plant breeders are biological engineers” (Brown, p.15)

33 Fome, desenvolvimento econômico e tecnologia
Em que medida o desenvolvimento econômico de um país pode evitar a emergência de situações críticas e por vezes prolongada de fome e penúria? Como o desenvolvimento da agricultura de um país pode evitar a emergência dessas situações críticas? Uma sociedade com estrutura agrícola plenamente desenvolvida, produzindo com elevada produtividade e tendo acesso aos fatores de renda cruciais pode ser levada a situações de escassez de alimentos?


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