A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TESTE DO REFLEXO VERMELHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TESTE DO REFLEXO VERMELHO"— Transcrição da apresentação:

1 TESTE DO REFLEXO VERMELHO

2 IMPORTÂNCIA Cegueira infantil é a segunda causa mais importante de cegueira no mundo Muito importante: índice anos/cegueira (número de cegos x expectativa de vida) Papel no desenvolvimento: motor, afetivo, psicológico... A criança não nasce sabendo enxergar. O desenvolvimento da visão depende do estímulo visual. A criança precisa “ver” para desenvolver sua visão.

3 IMPORTÂNCIA Custo emocional, social e econômico
Preocupação mundial: OMS, AAP, SBP,CBO, SBOP,... O reflexo vermelho detecta doenças que comprometem o eixo visual. Uma criança com baixa visão tem seu desenvolvimento motor e capacidade de comunicação prejudicados => impacto no desenvolvimento global. Pediatra: fundamental na investigação. Teste do olhinho – analogia ao teste do pezinho e teste da orelhinha Screening. Detecção precoce para intervenção oportuna.

4 QUANDO REALIZAR Faz parte do exame físico: como fazer manobra de Ortolani, aferir pressão arterial, auscultar etc. Maternidade: antes da alta. Primeira consulta de puericultura. Segundo mês de vida. No 6º, 9º e 12º ano de vida. Após o primeiro ano – 2x/ano. Não perder oportunidades.

5 COMO FAZER Sala semi escura
Oftalmoscópio direto – próximo ao olho do examinador 30 a 50 cm da criança Focar entre zero e 3 dioptrias Localizar a pupila Identificar o reflexo vermelho Comparar ambos os olhos

6 REFLEXO ALTERADO Reflexo ausente Reflexo duvidoso Assimétrico
Esbranquiçado Amarelado Olho de gato

7 O QUE FAZER Encaminhar para oftalmologista, que fará uma avaliação mais aprofundada. Casos de glaucoma e catarata, quando tratados antes dos três meses de vida têm resultados muito melhores. A identificação precoce de um retinoblastoma pode salvar uma vida.


Carregar ppt "TESTE DO REFLEXO VERMELHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google