A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ISLÃ no CENTRO do MUNDO"— Transcrição da apresentação:

1 O ISLÃ no CENTRO do MUNDO

2 ORIGENS O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé (descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael ) no início do século VII, na região da Arábia. Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O termo está ligado a outra palavra árabe, salam, que significa "paz“.

3 611: o profeta começa a receber a revelação do Corão.
622: Maomé e seus seguidores migram para Medina; começa o calendário islâmico (Hégira). 630: os discípulos do profeta conquistam Meca e Maomé retorna à sua terra. 632: Maomé morre.

4 ENEM O ano muçulmano é composto de 12 meses, dentre eles o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que, em 2001, teve início no mês de novembro do Calendário Cristão, conforme a figura que segue. Considerando as características do Calendário Muçulmano, é possível afirmar que, em 2001, o mês Ramadã teve início, para o Ocidente, em: a) 01 de novembro. b) 08 de novembro. c) 16 de novembro. d) 20 de novembro. e) 28 de novembro.

5

6

7

8 O ISLÃ NO MUNDO ATUAL Hoje, quase 20% da população do mundo é muçulmana, e estima-se que, em 2020, de cada quatro habitantes do planeta um seguirá o islamismo. Na Europa, berço da civilização cristã, existem 20 milhões de muçulmanos, e quase metade deles está instalada na Europa Ocidental. Há mesquitas até na Roma dos papas.

9 REVISTA VEJA - 09/04/2008 Atualmente há 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo e apenas 1,1 bilhão de católicos. Em termos porcentuais, eles representam 19,6% da população mundial, enquanto os católicos são 17,4%. Até 2050, o planeta ganhará mais 2,7 bilhões de habitantes. Desse total, 40% virão da África Subsaariana. Outros 30% virão de países majoritariamente muçulmanos. Apenas 1% virá das nações ocidentais ricas, onde o cristianismo está mais consolidado.

10

11

12 Brasil: Um dos maiores países católicos do mundo tem uma comunidade islâmica relativamente grande - e seus números vêm crescendo. Há quarenta anos a comunidade árabe brasileira tinha uma única mesquita. Atualmente são mais de 50 templos, espalhados por todo o país e freqüentados por entre 1,5 e 2 milhões de fiéis.

13 MESQUITA – FOZ DO IGUAÇU

14 A MULHER NO ISLÃ

15

16

17 OPRESSÃO A opressão contra a mulher é comum nos países que seguem com rigor a Sharia, a lei islâmica, e têm tradições contrárias à libertação da mulher. Assim, o problema da opressão à mulher muçulmana não é causado pela crença islâmica em si - ele surgiu em culturas que incorporaram tradições prejudiciais às mulheres.

18 Safiya Hussaini Tungar-Tudu; Amina Lawal

19 O ISLÃ X O PAPA

20 POLÊMICA O papa defendia a tese de que a fé deve andar de mãos dadas com a razão, não com a violência. Para exemplificar, citou Manuel II Paleólogo, imperador bizantino do século XIV. "Mostre-me o que Maomé trouxe de novo e encontraremos apenas coisas más e desumanas, como a ordem para espalhar pela espada a fé que ele pregava", disse o imperador a um intelectual muçulmano.

21 OUTRA POLÊMICA

22

23 Hotel Burj Al Arab

24


Carregar ppt "O ISLÃ no CENTRO do MUNDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google