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Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Demócrito

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Apresentação em tema: "Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Demócrito"— Transcrição da apresentação:

1 Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Demócrito
Pré-Socráticos Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Demócrito

2 Tales de Mileto (640-548 a.C.) Pensamento:
Filósofo, matemático, político Influência oriental Primeira previsão de um eclipse “tudo é água” => Tese central do seu pensamento

3 Tales de Mileto (640-548 a.C.) Curiosidades e implicações:
“Tudo é água”... 1) Busca de um princípio originário 2) Elemento natural (e dotado de ordem) 3) Noção de unidade no cosmo Teoria de tudo... Desde os pré-socráticos até os dias atuais

4 Anaximandro (610 – 547 a.C.) Pensamento
Primeira tentativa de mapa-mundi Universo cilíndrico Percepção de que os seres humanos se originaram dos peixes (perspectiva evolucionista!) Crítica ao seu tutor, Tales Proposta: O Apeirón (indeterminado, indefinido) seria o princípio originário

5 Anaximandro (610 – 547 a.C.) Curiosidades e implicações:
Apeirón: Arkhé anterior a qualquer elemento visível (salto no nível de abstração) Noção de justiça universal e inevitável Expansão e retração do universo Retorno de todas as coisas ao ponto inicial, num movimento cíclico infinito Big bang?!...

6 Pitágoras (aprox. 570 a.C.) Pensamento:
Filosofia de caráter filosófico-religioso Princípio originário = número (ordem matemática está na estrutura da realidade)

7 Pitágoras (aprox. 570 a.C.) Curiosidades e implicações:
Caso do monocórdio: Relação entre as harmonias musicais e os tamanhos das cordas que emitem as notas. Proporção matemática na harmonia Universo matemático Hoje: Forma matematizada de classificar as coisas (engenharia, economia, informática, estatísticas, etc.) Valorização da matemática ao longo da história do pensamento ocidental

8 Heráclito (544 – 484 a.C.) Pensamento
Tudo flui – Não há essências permanentes. Tudo está em constante transformação Arkhé: Fogo (elemento que simboliza a transformação) Existência de uma razão universal que organiza as transformações Harmonia a partir dos contrários

9 Heráclito (544 – 484 a.C.) Curiosidades e implicações Estilo obscuro
Aversão à vida política Afeição ao modo de ver das crianças (ligadas ao instante, sem a necessidade de se apegar a ideias de eternidade) Hoje: Proximidade com a instabilidade e velocidade da vida contemporânea

10 Parmênides (544 – 450 a.C) Pensamento Arkhé: “Ser”?
Proposta oposta à de Heráclito: Tudo o que percebemos em transformação é ilusório. Só existe verdade naquilo que permanece Duas vias: pensamento e opinião Só há verdade no pensamento (e não na percepção) O Ser é... 1)Uno e imutável 2)eterno 3) indivisível “O Ser é, e o não ser, ao contrário, nada é”

11 Parmênides (544 – 450 a.C) Curiosidades e implicações
Radicalização da proposta de conhecimento puramente racional Delimitação de bases lógicas fundamentais (ex: princípi da não-contradição) Valorização da razão em detrimento dos sentidos Ideias gerais e universais – base do conhecimento teórico/científico Importância para o modo ocidental (metafísico) de interpretação da realidade Contradição na hipótese do criacionismo? O universo não pode ter sido criado a partir do nada...

12 Demócrito (460 – 370 a.c.) Pensamento Arkhé: átomos
Partículas minúsculas e indivisíveis Existência do vazio => movimento (como jogo de tétris)

13 Demócrito (460 – 370 a.c.) Curiosidades e implicações
Solução possível para a controvérsia entre Heráclito e Parmênides Átomos: eternos, imutáveis e indivisíveis Movem-se formando compostos e se rearranjando Os átomos são as estruturas originárias eternas e imutáveis, alcançáveis apenas pelo pensamento Os compostos visíveis correspondem à realidade apontada por Heráclito As duas perspectivas são existentes e reais, sem que entrem em contradição

14 Para se angustiar... universe-2.swf

15 Filosofia https://abordagemfilosofica.wordpress.com
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