A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
NOVAUNESC FACULDADE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM Profº Diego Campelo Teresina-PI 2013

2 O que é ? ENFERMAGEM

3 A história da enfermagem no Brasil.

4 A Enfermagem tem recebido vários conceitos e o seu significado varia com o tempo e os costumes, citaremos dois: Ciencia e arte. Ciência que visa o indivíduo como um todo, prestando assistência bio-social (Irmã Olivía da Universidade Católica dos Estados da Ámerica, Elvira de Felix Sousa, Manual de Enfermagem p.07) O reconhecimento da enfermagem como arte é bem antigo. Arte é o conjunto de conhecimentos práticos que mostram como trabalhar para conseguir certos resultados.

5 Ciência é um conjunto de conhecimentos baseados em um grande número de fatos cuidadosamente observados, dispostos e classificados de modo a estabelecer determinados princípios e leis. Atualmente a enfermagem é conceituada por vários pesquisadores como: um ’’Processo’’ ou ‘’Sistema” no que se utilizam métodos, normas e procedimentos específicos,organizados e fundamentados em uma filosofia e objetivos definidos de enfermagem, visando conhecer e atender as necessidades básicas afetadas da pessoa humana(Lilian Felcher , A Enfermagem Planejada, p.13)

6 EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM
FASE PRIMITIVA ou Empírica. Na primeira fase, não havia profissionais e a assistência prestada aos doentes era praticadas por leigos que usavam e abusavam dos mais condenáveis meios de tratamento, pondo em risco a vida daqueles que caíam em suas mãos. Não só pela falta de recursos mas também pela falta de conhecimentos. As ações das irmãs de caridade lançaram as bases da enfermagem.

7

8 FASE EVOLUTIVA IDADE DA FLORENCE: Contribuiu grandemente para a evolução desta arte, com Estudos científicos aproximadamente em meados do séc XIX. A chamada Dama da Lâmpada era destemida, brava e ao mesmo tempo suavíssima. Tinha uma grande capacidade de agir e sentir. Foi necessário uma guerra para a enfermagem obter uma conquista de que hoje somos favorecidos. (Guerra da Criméia).Florence fundou a primeira escola de enfermagem do Hospital .

9 FASE DO APRIMORAMENTO Representa um elevado privilégio para a enfermagem. Com o decorrer do tempo muito se descobriu no campo da Ciência físicas, biológicas e sociais, contribuindo, tudo isso, para uma conceituação de prevenção, cura e reabilitação de distúrbios físicos e mentais. Passou então a enfermagem a considerar o indivíduo como um centro de cuidados, com atendimento individualizado, visando salientar a inter-relação dos sistemas bio-psico-social e Espirituais da pessoa humana.

10 A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543
A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus. Mais tarde Porto Alegre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.

11 Outra figura de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro (Séc. XVIII).

12 A Enfermagem como profissão
Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas um ciência, pois baseia-se em princípios científicos. Para Wanda Horta a enfermagem tem três seres: - o ser enfermagem - o ser enfermeiro - o ser paciente.

13 A enfermagem brasileira do tempo do Império, raros nomes de destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery.

14

15 “13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Justina Ferreira, na Cidade de Cachoeira, na Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery, enviuvando aos 30 anos.”

16 Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai ( ), sob a presidência de Solano Lopes. O mais jovem, aluno do 6º ano de Medicina, oferece seus serviços médicos em prol dos brasileiros. Anna Nery não resiste à separação da família e escreve ao Presidente da Província, colocando-se à disposição de sua Pátria. Em 15 de agosto parte para os campos de batalha, onde dois de seus irmãos também lutavam. Improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos

17 Após cinco anos, retorna ao Brasil, é acolhida com carinho e louvor, recebe uma coroa de louros e Victor Meireles pinta sua imagem, que é colocada no edifício do Paço Municipal. O governo imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha. Faleceu no Rio de Janeiro a 20 de maio de 1880. A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Anna Nery que, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar

18

19 CRUZ VERMELHA BRASILEIRA
“A Cruz Vermelha Brasileira foi organizada e instalada no Brasil em fins de 1908, tendo como primeiro presidente o médico Oswaldo Cruz. Destacou-se a Cruz Vermelha Brasileira por sua atuação durante a I Guerra Mundial ( ).”


Carregar ppt "HISTÓRIA DA ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google