Carregar apresentação
1
Estratégias da Produção
Administração da Produção e Operações
2
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Definição de ESTRATÉGIA: tomada de decisões que envolvem objetivos de curto, médio e longo prazo para o sucesso da empresa. ESTRATÉGIA é CONTEÚDO e PROCESSO CONTEÚDO (O QUE): os pontos sobre os quais as decisões são tomadas. PROCESSO (COMO): governa os procedimentos e os modelos adotados para as decisões estratégicas.
3
PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO
É um reflexo “de cima para baixo” (top-down) do que o grupo ou negócio deseja fazer. É uma atividade “de baixo para cima” (bottom-up), em que as melhorias continuas constroem a estratégia. Traduz os requisitos do mercado (market out) Traduz a capacidade dos recursos de produção (product-in)
4
Perspectiva de cima para baixo
ESTRATÉGIA CORPORATIVA: tipos de negócios a investir, em que lugar do mundo operar, como alocar dinheiro entre os vários negócios. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS: cada unidade de negócios deverá definir seus objetivos e como competir em seus mercados ESTRATÉGIA FUNCIONAL: traduzir objetivos da empresa em objetivos funcionais, estabelecer prioridades de melhoria de desempenho.
5
Perspectiva de baixo para cima
Idéias estratégicas emergem da experiência operacional. Estratégias emergentes Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias. Habilidade em ouvir a experiência e filosofia de melhoria contínua e incremental.
6
PERSPECTIVA DOS REQUISITOS DO MERCADO
Servir ao MERCADO Atender aos objetivos de DESEMPENHO Influência do CLIENTE Atender aos objetivos QUALIFICADORES e GANHADORES DE PEDIDOS CLIENTE X OBJETIVOS CONCORRENTES X OBJETIVOS Influência do CICLO DE VIDA DO PRODUTO
7
PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO
Forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção Restrições e capacidades dos recursos Recursos e processos da produção: tangíveis e intangíveis Decisões estruturais e infra-estruturais Matriz da estratégia da produção
8
Uso de recursos Qualidade Rapidez Objetivos de desempenho
Equipamento de monitoramento de qualidade especializado pode ser desenvolvido em um local Qualidade O planejamento e controle comuns permitem que os pedidos urgentes recebam prioridade Rapidez Sistemas de monitoramento de desempenho alertm cedo sobre prazos perdidos Confiabilidade Objetivos de desempenho Competitividade do mercado A escala aumentada em um único local permite a produção simultânea de diferentes produtos Flexibilidade Concentrar toda a manufatura em um local reduz custo Custo Decisões estruturais Decisões infra-estruturais Decisões estratégicas
9
PROCESSO DA ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Metodologia HILL: 5 passos; 1) compreender os objetivos corporativos; 2) como a estratégia de marketing foi elaborada para atingir os objetivos; 3) identificar fatores qualificadores e ganhadores de pedidos; 4) análise volume/variedade; 5) definir características infra-estruturais da produção
10
Passo 1 Passo 2 Passo 4 Passo 3 Passo 5 Objetivos da corporação
Estratégia de marketing Como os prod/serv ganham pedidos? Estratégia de ocupações Escolha do processo Infraestrutura Taxas de crescimento Lucratividade Retorno sobre ativos Fluxo de caixa Alavancagem financeira Mercados e segmentos de produtos e serviços Gama de produtos/serv Composto de especificações Volumes Padronização ou customização Taxa de inovação Preço Qualidade Velocidade de entrega Confiabilidade de entrega Gama de prod/serv Projeto do prod/serv Imagem da marca Serv de apoio Tecnologia do processo Trade-offs embutidos no processo Papel do inventário Capacidade, tamanho, momentos para incremento; localização Apoio funcional Sistemas de planejamento e controle da produção Estruturação do trabalho Sistemas de pagamento Estrutura organizacional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.