Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSamuel Gil Alterado mais de 10 anos atrás
1
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
Efésios 4 a 6 “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”. (Ef 5.15)
2
Introdução (I) A cidade de Éfeso.
Sua importância e influência. Paulo passou por ela no fim de sua 2a. viagem missionária em 51 a.C. (At ) Voltou depois na 3a. viagem missionária em 53 a.C. quando passou mais tempo (3 anos). Foi o seu ministério missionário mais longo (At )
3
Introdução (II) Por isso mesmo, a carta aos crentes em Éfeso se reveste de um significado maior porque estava escrevendo a uma igreja que ele conhecia bem e aos crentes que viviam numa cidade muito pagã. Era uma cidade grega encravada na Ásia e a principal colônia do Império Romano.
4
Tornou-se, praticamente a cidade sede do cristianismo.
Introdução (III) Notabilizou-se no passado por ser sede de uma das sete maravilhas do Mundo Antigo: o célebre Templo de Diana (550 a 262 a.C). O Evangelho frutificou ali, porém, depois foi motivo de muita perseguição ao apóstolo. Tornou-se, praticamente a cidade sede do cristianismo.
5
Introdução (IV) A carta foi escrita em torno de 59 a.C. da cidade de Roma, onde Paulo se encontrava preso. Objetiva, dada a pecaminosidade reinante na cidade, mostrar, principalmente nos capítulos 4 a 6, as conseqüências práticas da conversão do homem pecador à vida cristã”
6
Introdução (V) Assim ela se torna um precioso receituário para o discipulado cristão que estamos estudando. Com as Bíblias abertas vamos ler o texto bíblico e retirar dele os destaques principais e mais marcantes dos conselhos paulinos.
7
Parte I – Ef Um ensino sobre a unidade da fé que deve unir os crentes em torno da igreja de Cristo: Um só corpo; Um só Espírito; Uma só esperança; Um só Senhor; Uma só fé; Um só batismo; Um só Deus e Pai de todos.
8
Parte II – Ef 4.17-32 Para que esta unidade se dê, uma verdadeira
transformação ocorre no interior de cada crente. A santidade que assume vive em oposição aos costumes do mundo. Daí o conselho do apóstolo: “Despojai-vos quanto ao procedimento anterior do velho homem que se corrompe… revesti-vos do novo homem… criado em verdadeira justiça e santidade”
9
Parte III – Ef 5.1-6 Para que este estágio de santidade seja alcançado
Paulo formula dois sublimes conselhos: 1o - Sede imitadores de Deus (v.1) 2o - Andai em amor (v.2) Para a seguir descrever as práticas mundanas que o discípulo do Senhor Jesus devia evitar (v.3 a 6).
10
comportamento cristão:
Parte IV – Ef A seguir o apóstolo faz algumas advertências muito severas sobre o comportamento cristão: 1o – Não se deixem envolver p/mal (v.7-13) 2o – Estejam atentos às suas ciladas (v.14-17); 3o – Vivam vidas devotas e retas (v.18-21)
11
Parte V – Ef 5.22-33 A seguir aborda como o viver cristão deve
influenciar a vida conjugal. Interessante verificar no texto como o discipulado cristão deve ser vivido no particular da vida de cada crente, especialmente em seu próprio lar. Casamento e discipulado são dois cursos em paralelo.
12
Parte VI – Ef 6.1-9 Mas não é somente a vida conjugal que deve
ser vivida em paralelo com o verdadeiro discipulado. A família e o trabalho devem ser também influenciados pelas bênçãos do efetivo exercício do discipulado cristão. Filhos, pais, servos e senhores, como discípulos.
13
cristã seja exercida com roupagem para o crente:
Parte VII – Ef Para que esta vivência cristã seja exercida com eficácia, Paulo recomenda uma nova roupagem para o crente: Verdade; Justiça; Evangelho da paz; Fé; Salvação; A Palavra de Deus; Oração.
14
Conclusão Como está a sua vida cristã?
Você se considera “santo”? Esta carta foi escrita para você? Qual a maior dificuldade no mundo hoje para viver a vida cristã? De que maneira podemos fazê-lo? Você se sente revestido?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.