A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetando a Educação a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetando a Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetando a Educação a Distância
Coordenadora: Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Equipe: Ana Paula Frozi, Maira Bernardi, André Ressel, Cristina Alba

2 Objetos de Aprendizagem
Qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado mediado por tecnologias. Caracterizam-se como recursos autônomos, que podem ser utilizados como módulos de um determinado conteúdo ou como um conteúdo completo . Tem como principal característica a possibilidade de reutilização de seus recursos em diferentes contextos.

3 Objetos deste projeto ARQUEAD Design pedagógico

4 Objetivos Realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Arquiteturas Pedagógicas para EAD. Apresentar possibilidades de Arquiteturas Pedagógicas e seus componentes: o planejamento pedagógico, as ferramentas, os recursos tecnológicos e os conteúdos de ensino.

5 Objetivos Apresentar diferentes concepções epistemológicas para as arquiteturas e projetos de aplicabilidade das AP’s em EAD. Proporcionar a formação continuada de professores do ensino superior no que se refere às arquiteturas pedagógicas e ao design pedagógico para a construção destas arquiteturas .

6 Objeto ARQUEAD Aborda as diferentes correntes pedagógicas/epistemológicas e a utilização de funcionalidades, recursos e ferramentas de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) de acordo com a metodologia do professor. Trabalha a construção das Arquiteturas Pedagógicas (AP’s) resultantes desta combinação, ou seja, a prática pedagógica em EAD.

7 Objeto ARQUEAD Simulará situações cotidianas de um professor que está começando a atuar em EAD. Estas simulações serão em forma de animações, com cenas como em um filme. O personagem “Professor” passará por dificuldades semelhantes às que os professores enfrentam no momento de se familiarizarem com a EAD O usuário do objeto deverá ajudá-lo a resolver estas questões participando de palestras virtuais, resolvendo desafios, lendo textos, entre outros recursos que o objeto disponibilizará.

8 Objeto Design Pedagógico
Tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem no que se refere ao design pedagógico em EAD, unindo fatores pedagógicos e tecnológicos (ergonomia e usabilidade). Encontra-se na fase de pesquisa de conteúdo e estudo para a interface que, provavelmente será uma galeria de Arte.

9 Metodologia A pesquisa para a construção do objeto passou por quatro etapas: Concepção do projeto Planificação Implementação Avaliação

10 Concepção do Projeto Definição da equipe.
Organização das linhas mestras e planejamento inicial do OA. Estabelecimento dos pressupostos teóricos Reflexão acerca do tema central. Caracterização do público-alvo.

11 Planificação Estudo do storyboard e da navegação, devido à sua estrutura não-linear. Definição dos tipos de recursos e mídias que disponibilizaria (textos, vídeos, imagens, etc.). Delimitação dos conteúdos, com um levantamento teórico de material impresso e de textos disponibilizados na web. Especificação dos objetivos pedagógicos que o objeto se propunha em atingir a partir do levantamento do público-alvo.

12 Planificação

13 Implementação Definição da ferramenta Flash, AutoCAD e Autodesk 3D Studio MAX de programação elaborando os primeiros protótipos do objeto até alcançar a sua versão final. Estes softwares possuem ferramentas que possibilitam a utilização de animações e recursos interativos.

14 Implementação Protótipo I: Tela estática, pouca interação

15 Implementação Protótipo II: Simulação em forma de vídeo.

16 Avaliação Teste do funcionamento do objeto, seu grau de adequação ao público-alvo e o nível de cumprimento dos objetivos . Análise do objeto quanto às suas características técnicas (tamanho do arquivo e programação), funcionais (animações e layout das telas), didáticas (referenciais teóricos e desafios) que constam no projeto.

17 Considerações Atualmente, está sendo realizado o estudo dos cenários para compor a interface gráfica dos objetos, dentro dos padrões de design da interação, informação e apresentação. O ARQUEAD encontra-se na fase de escrita de conteúdos e montagem do roteiro com as cenas dos personagens, bem como elaboração dos primeiros protótipos. O objeto sobre Design Pedagógico encontra-se na fase de pesquisa de conteúdo e estudo para a interface que, provavelmente será uma galeria de Arte.

18 Considerações As etapas estão sendo realizadas de forma cíclica, passam por uma análise da programação, design, teste e validação, para que posteriormente seja realizada a reestruturação dos recursos. Estes recursos pedagógicos viabilizarão o acesso à informação e a realização das atividades de forma independente e autônoma num aprendizado por descoberta.

19 Metadados O sistema de metadados adotado, permitirá o acesso ao objeto através de qualquer site de busca. O html do objeto será comentado com o padrão de metadados do LTSC, como uma opção de suporte documental, que facilita a localização e descrição destes objetos.

20 Desafios Seleção de conteúdos para o objeto ARQUEAD, devido a pouca literatura sobre o tema. Construção de uma interface interativa e amigável, que simule situações cotidianas.

21 Contatos


Carregar ppt "Arquitetando a Educação a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google