A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NARRATIVA l D. Epston. NARRATIVA l D. Epston TEORIA SISTÊMICA de FAMÍLIA HOJE (a partir do final da dec. de 90) Proposta de mais bem estar como pessoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NARRATIVA l D. Epston. NARRATIVA l D. Epston TEORIA SISTÊMICA de FAMÍLIA HOJE (a partir do final da dec. de 90) Proposta de mais bem estar como pessoa."— Transcrição da apresentação:

1

2 NARRATIVA l D. Epston

3 TEORIA SISTÊMICA de FAMÍLIA HOJE
(a partir do final da dec. de 90) Proposta de mais bem estar como pessoa e como psicólogo! TERAPIA NARRATIVA BASE SISTÊMICA ABORDAGEM COLABORATIVA E REFLEXIVA VERTENTES CONSTRUTIVISTAS E CONSTRUCIONISTA SOCIAL

4 Terapia não é uma técnica...
É uma forma pela qual o “terapeuta” engaja-se nas relações com seus clientes. Foi um alívio abandonar as relações hierárquicas que tentava conduzir o processo e, estabelecer relações mais igualitárias em que o cliente e o “terapeuta” conversam juntos e trabalham juntos como dois parceiros igualmente importantes. T. Andersen

5 Contemplar nosso próprio EU.
1.AUTOCONHECIMENTO Conhecer a sí mesmo - Quem eu sou? Temos sensações, idéias e emoções, mas não somos elas. Nossas sensações, idéias e emoções podem mudar, oscilar, acabar. Se tivermos apego a elas, vamos sentir carência, solidão, angústia. Trabalho pessoal: é ir além destas sensações, idéias e emoções... Contemplar nosso próprio EU.

6 AUTOCONHECIMENTO Com qual personagens encaro minha vida?
Conhecer a sí, liberta, aumenta o bem estar. O que sou é o que penso de mim – CRENÇAS. O que penso que sou, acredito e sinto como tal. Posso então mudar o que penso de mim! A mudança vai acontecer na conversa interna (dialética), consigo mesmo (PERSONAGENS INTERNOS) e com o outro, nas relações e repetições reflexiva. Com qual personagens encaro minha vida?

7 2.COMUNICAÇÃO Somos diferentes um do outro e somos seres relacionais!
Então a comunicação serve para: Possibilidade de harmonizar as diferenças nas relações humanas. Possibilidade de desarmar bombas de mau humor e agressividade. Treino... RETÓRICA → Saber falar de sí e do outro, para o outro. DIALÉTICA → Saber escutar o outro e a sí quando outro fala, dialogando independente da concordância ou discordância.

8 COMUNICAÇÃO Dialogar começa consigo mesmo, ajustando idéias, valores, priorizando necessidades e segurando os desejos. Há pelo menos dois dentro de nós. Dialogar entre dois ou mais, é a oportunidade de ver de um outro jeito, compartilhar, treinar a aceitação e a humildade.

9 Exercício para manter a mente sistêmica
Falar sem buscar a concordância ou discordância. Manter a mente no presente, no aqui e agora. Não se apegar demais no positivo e negativo das emoções...Elas passam. Viver sem julgar o que sente, e sem julgar os outros. Ser ecológico e não jogar lixo emocional (medo e culpa) nos outros e no mundo. Ver o mundo como construção, possibilidade e não como verdade absoluta.

10 Personagens internos...

11 NARRATIVA l O máximo que podemos
fazer é “identificar” nossa própria experiência da experiência como ela é expressa pelos outros. D. Epston

12 NARRATIVA l As histórias... A experiencia...
A linguagem e seus significados A construção da realidade

13 PRATICA NARRATIVA Máxima importância as vivencias das pessoas Favorece a percepção de mundo como mutável, diante das experiências vividas e da dimensão temporal. Modo subjuntivo de pensar ao levantar suposições, estabelecer significados implícitos e gerar perspectivas múltiplas. Estimula a polifonia, o uso da linguagem coloquial, poética e pitoresca nas descrições de vivencias e na intenção de construir novos relatos. Convida a adotar uma postura reflexiva e a apreciar a participação de cada um nos atos interpretativos. Estimula o sentido da autoria e da re-autoria da própria vida e das relações de cada pessoa ao contar e recontar a própria história. Reconhece que as histórias se co- constroem e busca condições para que a pessoa se converta em autor privilegiado. Introduz consistentemente o uso dos pronomes EU e TU nas descrições dos eventos privilegiado.

14 que ela recorda e como recorda.
A vida de uma pessoa não é o que aconteceu, mas o que ela recorda e como recorda. Gabriel Garcia Marques

15 Identificar nossa própria experiência ela é expressa pelos outros.
EXERCÍCIO Identificar nossa própria experiência da experiência como ela é expressa pelos outros. o que vivencio, vendo a colega expressar o que ela esta vivenciando?

16

17

18

19 Eu conto a história... Eu experimento contar a história... Tu experimenta a minha experiência do meu contar... O que é meu ... O que é do outro?

20

21

22

23

24

25 PERCEBER A CONSTRUÇÃO QUE FAÇO PARA A SEQÜÊNCIA DA HISTORIA!
As historias, os filmes, livros e pessoas, tem lacunas e nos preenchemos com o nosso mundo interno.

26 Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu
desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem. A noite era quente e calma, e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença,aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos. Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci. Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão. Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite. Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama, te esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força. Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir sair o sangue quente do seu corpo.

27 Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo Filho da Puta
Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo Filho da Puta!!!! Carlos Drummond de Andrade

28 SE OS MEUS PROBLEMAS FALASSEM...

29 FIM


Carregar ppt "NARRATIVA l D. Epston. NARRATIVA l D. Epston TEORIA SISTÊMICA de FAMÍLIA HOJE (a partir do final da dec. de 90) Proposta de mais bem estar como pessoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google