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Versão – Prof.: Mauro César Lopes

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Apresentação em tema: "Versão – Prof.: Mauro César Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Versão – 090528 Prof.: Mauro César Lopes
Linguagem C# Versão – Prof.: Mauro César Lopes

2 Sumário Identificadores Tipos Constantes Enumerações Expressões
Declarações Bloco de declarações

3 Identificadores São nomes utilizados para identificar os elementos nos seus programas. Esses elementos podem ser: namespace (espaço de nomes), classes, métodos, variáveis, etc. Podemos usar apenas letras, número e sublinhado para compor o nome dos identificadores

4 Palavras Chaves C# reserva 77 identificadores, os quais não poderão ser utilizados para outros propósitos Alguns exemplos: bool, break, char, default, enum, float, ...

5 Variáveis Uma variável é definida como um lugar onde podemos armazenar dados temporariamente e usá-los posteriormente Normalmente um variável possui um nome (identificador) que é usado para acessar seu conteúdo Uma variável poderá armazenar um número inteiro, de ponto flutuante, um caractere, uma cadeia de caracteres (String) , um valor booleano, etc. O nome de uma variável pode conter letras, número e ‘_’ (não pode haver sinais de pontuação e espaços em branco) Uma variável é uma localização da memória que armazena um valor, ou seja, uma caixa na memória do computador que contém informações temporárias

6 Boas práticas de programação
Adote uma convenção de nomes que torne claras as variáveis definidas Não utilize sublinhados nos identificadores Exemplo: Use valorMercadoria ao invés de valor_da_mercadoria Não use identificadores cuja única diferença seja entre letras maiúsculas e minúsculas É importante notar que C# faz diferença entre letras maiúsculas e minúsculas Comece o nome com uma letra

7 Tipos de variáveis Define o tipo de dados que a variável irá armazenar
Inteira byte, short, int, long Ponto flutuante float, double, decimal Caractere char Booleana bool: valores true (verdadeiro), false (falso)

8 Tipos de variáveis Tipo Tamanho (em bytes) Tipo .NET Descrição byte 1
Sem sinal (0-255) char 2 Char Caractere Unicode bool Boolean Booleano (Verdadeiro ou Falso) sbyte Sbyte Com sinal (-128 a 127) short Int16 Com sinal ushort UInt16 Sem sinal int 4 Int32 uint UInt32 float Single Números de ponto flutuante double 8 Double Números de ponto flutuante de precisão dupla decimal 16 Decimal Valores monetários long Int64 Números inteiros ulong UInt64

9 Tipos de variáveis (2) Tipo Tamanho (em bytes) Tipo .NET Descrição
1 Byte Sem sinal (0-255) char 2 Char Caractere Unicode bool Boolean Booleano (true=Verdadeiro ou false=Falso) short Int16 Com sinal ( a ) int 4 Int32 Com sinal ( e ) float Single Números de ponto flutuante. Armazena os valores de aproximadamente +/- 1,5*10-45 até aproximadamente +/-3,4*10^38 com sete número significativos. Usa o sufixo F double 8 Double Números de ponto flutuante de precisão dupla (com 15 a 16 números significativos) decimal 16 Decimal Valores monetários. Precisão fixa até 28 dígitos e a posição do ponto decimal. É normalmente usado em cálculos financeiros. Exibe sufixo “m” ou “M” long Int64 Números inteiros com sinal de a

10 Variáveis Uma variável poderá ser signed (sbyte, short, int) ou unsigned (byte, ushort, uint), isto é, com sinal ou sem sinal. Uma variável unsigned possui apenas valores positivos Uma variável signed possui valores positivos e negativos unsigned = sem sinal

11 Exemplos de declaração de variáveis
int a, idade; char ch, caracter; float f, valor; double d; string s; Toda variável deverá ser declarada explicitamente antes de ser usada

12 Atribuição de valores a variáveis
Podemos atribuir o valor a uma variável usando o símbolo ‘=‘ (operador de atribuição) Exemplos: int a = 1; // atribui o valor 1 a variável inteira a float f = -8.76F; // observe o sufixo F char c=‘a’; Obs: C# não permite utilizar uma variável não atribuída (dá erro em tempo de compilação) O operador de atribuição ‘=‘ atribui o valor a direita a variável da esquerda.

13 Atribuições Se tentarmos atribuir um número a uma propriedade do tipo texto o programa não irá compilar Por exemplo value.text = 1;  erro value.text = “1”;  ok, porém o número um está sendo tratado como texto e não como número value.text = string.Parse(1);  o número um é convertido de inteiro para uma string pelo uso do método parse da classe string

14 Comentários // comentário até o final da linha
/* ... Comentário multilinha */ Os comentários são ignorados pelo compilador, porém são úteis aos desenvolvedores porque ajudam a comentar o que o programa está fazendo

15 Operadores Numéricos  agem em valores para criar novos valores
Lógicos ou Booleanos  é um operador que faz cálculos cujo resultado é verdadeiro ou falso. Relacionais  são usados para descobrir se um valor é menor ou maior que outro do mesmo tipo Binários  agem sobre dois operandos Os operadores aritméticos são usados para desenvolver operações matemáticas Operadores: unários  agem sob um único operando binário  agem sobre dois operandos

16 Operadores Numéricos Exemplo: int a = 7; int b = 3; int x,y;
++, -- Incremento, decremento +, -, *, /, % adição, subtração, multiplicação, divisão, módulo (resto) Exemplo: int a = 7; int b = 3; int x,y; x = a / b; y = a % b;

17 Operador ++ int x; int y; x = 23; y = x++; // operador pós-fixado
Console.WriteLine(x + " " + y); // 23 24 y = ++x; // operador pré-fixado Console.WriteLine(x + " " + y); // 24 e 24

18 Operadores Relacionais e Lógicos (Booleanos)
Um operador booleano é um operador que faz um cálculo cujo resultado é true (verdadeiro) ou false (falso) Operador Ação ==, != Igual a, diferente de >, >=, <, <= Maior que, maior ou igual a, menor que, menor ou igual a && “E” lógico (AND) || “OU” lógico (OR) ! “NÃO” lógico

19 Operadores Lógicos Podem ser usados para testar condições mais complexas combinando condições simples Operador && (“e” lógico - AND) Operador || (“ou” lógico - OR) Operador ! (“não” lógico - NOT) Exemplo: bool porcentagemValida = (porcentagem>=0) && (porcentagem<=100);

20 Operadores Relacionais
> Maior que >= maior ou igual a < menor que <= menor ou igual a

21 Operadores Lógicos Bit a Bit
& “E” binário ^ “XOR” ou-exclusivo | “OU” binário ~ “NÃO” binário >> deslocamento de bits a direito << deslocamento de bits a esquerda

22 Operadores de igualdade e atribuição
Não confunda o operador de igualdade ‘==‘ com o operador de atribuição ‘=‘. A expressão x==y compara x com y tem valor true se os dois valores forem idênticos e false caso contrário. Já a expressão x=y atribui o valor de y a variável x

23 Expressões São combinações de variáveis, constantes e operadores
Quando montamos expressões temos que considerar a ordem em que os operadores são executados Essa ordem é definida pela tabela de precedência

24 Precedência de Operadores
Categoria Operadores Primário (x) x.y x’y f(x) a[x] x++ x– new typeof sizeof checked unchecked stackalloc Unário + - ! ~++x –x (T)x *x &x Multiplicativo * / % Aditivo + - Deslocamento << >> Relacional < > <= >= is as Igualdade == != Lógico AND & Lógico XOR ^ Lógico OR | Condicional AND && Condicional OR || Condicional ?: Atribuição = *= /= %= += -= <<= &= ^= |= A precedência (ou prioridade) controla a ordem em que os operadores das expressão são avaliados

25 Seqüência de comandos Um programa é uma seqüência de comandos ou instruções (executa uma ação) <comando 1>; <comando 2>; ... <comando N>; Sintaxe = conjunto bem definido de regras que descrevem o formato e construção de uma linguagem Semântica = a especificação do que as instruções fazem Exemplo de regra de sintaxe: Toda instrução deve ser terminada com um ponto=e-vírgula O truque para programar bem em qualquer linguagem é aprender sua sintaxe e semântica e então utilizá-a de maneira natural e idiomática

26 Bloco de comandos Um bloco é uma seqüência de instruções agrupadas entre uma chave de abertura ({) e uma de fechamento (}) Um bloco inicia um novo escopo Novas variáveis poderão ser definidas dentro do bloco, porém seus valores serão perdidos no final do bloco

27 Comandos condicionais
Permitem que uma expressão seja avaliada e que uma ação seja executada no caso da expressão ser avaliada verdadeira (true) ou falsa (false).

28 Comando if É usado para que possamos escolher entre dois blocos diferentes de código com base no resultado de uma expressão booleana. A sintaxe de uma instrução if é: if(expressãoBooleana) instrução-1; else instrução-2;

29 Comando if - Exemplo int a = 5; if(a<0)
Console.WriteLine (“a é negativo”); else Console.WriteLine (“a é positivo”);

30 Comando if - Exemplo int a = 5; if(a<0) {
// avalia a condição a<0 Console.WriteLine (“a é negativo”); } else Console.WriteLine (“a é positivo”);

31 Comandos if em cascata if(dia==0) nome=“Domingo”; else if (dia==1)
nome=“Segunda-Feira”; else if (dia==2) else if (dia==3) else if (dia==4) else if (dia==5) else if (dia==6) if aninhados

32 Switch switch (expressãoDeControle) { case expressãoConstante:
instruções; break; ... default: } O comando switch é próprio para se testar uma variável em relação a diversos valores pré-estabelecidos (expressãoConstante) O switch testa a variável (expressãoDeControle) e executa a declaração case correspondente ao valor da variável, caso essa seja encontrada. A declaração default, opcional, será executada caso nenhum valor constante ‘case’ com a expressãoDeControle.

33 Switch expressãoDeControle: é avaliada uma única vez
expressãoConstante

34 Comparação if / switch if(dia==0) nome=“Domingo”; else if(dia==1)
nome=“segunda-feira”; ... else nome=“desconhecido”; switch(dia) { case 0: nome=“Domingo”; break; case 1: nome=“segunda-feira”; break ... default: nome=“desconhecido”; }

35 Controle de Fluxo Um loop (laço) é uma série de instruções que devem ser repetidas até que uma certa condição seja encontrada

36 Controle de Fluxo (2) Loops (laços) com teste no início (while)
Loops (laços) com testes no final (do/while) Loops (laços) de tamanho definido (for) Saindo de loops (laços) antes do término (break) Retestando a condição em loops (laços) (ex: continue)

37 Comando while Repete o laço enquanto uma condição for verdadeira
Exemplo: int i=0; while(i<5) { Console.WriteLine (i); i = i + 1; } O comando while testa uma condição. Ele repete a declaração enquanto a condição for verdadeira.

38 Comando do/while int i=0; do { Console.WriteLine("i={0}",i);
O comando do/while executa a declaração e testa se uma condição é verdadeira. Se a condição for verdadeira, ele executa novamente a declaração. Se a condição for falsa ele termina o loop e continua a execução do programa. Observe que a declaração é executada pelo menos uma vez independente de qualquer condição.

39 Exemplo do uso de do/while
Console.WriteLine(“Menu”); Console.WriteLine(“1. Incluir”); Console.WriteLine(“2. Alterar”); Console.WriteLine(“3. Excluir”); Console.WriteLine(“4. Consultar”); Console.WriteLine(“0. Sair”); String opcao=Console.ReadLine(); } while(opcao!=“0”); Um uso para estrutura do/while é a construção de menus, nos quais queremos garantir que o valor digitado pelo usuário seja válido.

40 Exercício Escreva uma aplicação que leia e exiba a tecla lida enquanto a tecla ‘s’ não for pressionada. A aplicação deverá contar também o número de teclas pressionadas e exibi-las no final da aplicação

41 Comando for Repete um loop (laço) um determinado número de vezes
Exemplo: int i = 0; for(i=0;i<5;i++) { Console.WriteLine("i={0}",i); } O loop for é usado para repetir um comando, ou bloco de comandos, diversas vezes, de maneira que se possa ter um bom controle sobre o loop for(inicialização; condição; incremento) declaração; inicialização; while(condição) { declaração; incremento; }

42 Comparação for x while for( inicialização; condição; incremento )
declaração; inicialização; while(condição) { declaração; incremento; }

43 Comparação for x while int i; for(i=0; i<=9; i++) {
Console.WriteLine(i); } int i; i=0; while(i<=9) { Console.WriteLine(i); i++; }

44 Loop Infinito int i; for(;;) { Console.WriteLine(i); } int i; i=0;
while(true) { Console.WriteLine(i); } O loop infinito é executado para sempre, a não ser que ele seja interrompido.

45 Comando break int i=0; while (i++<10) {
Console.WriteLine("i={0}",i); if(i==5) { break; } Uma forma de interromper um loop infinito é usar o comando break. O comando break interrompe o loop e o programa continuará sua execução no próximo comando fora do loop

46 Exemplo do Comando Break
int numTeclas=0; while (true) { // loop infinito // leia uma tecla em ch if(ch==‘s’) { break; } // exibe a tecla pressionada // incrementa contador de teclas pressionadas numTeclas++;

47 Comando continue int 0=0; while (i<10) {
if(i%2!=0) {// testa se o número for par continue; } // exibe os números ímpares Console.WriteLine(i); i++; O comando continue existe apenas dentro de um loop. Quando o comando continue é encontrado, o loop pula para próxima iteração, sem abandono do loop.

48 Formatação de Cadeia de Caracteres
{númParâmetro,espaçoReservado:formatação} onde: númParâmetro: indica que parâmetro está sendo formatado espaçoReservado: indica o número de caracteres mínimos para ocupar com o parâmetro formatação: indica formatação específica do tipo de dados a utilizar

49 Formatação de cadeia de caracteres - Exemplo
Especificação Aplicação Significado C valores em geral valor monetário de acordo com o pais local D inteiros inteiros genéricos E notação científica F valores reais numero em formato de ponto fixo G geral (é utilizada a representação mais adequada ao número) N numero de acordo com o pais local P percentagem X C currency D decimal value E exponencial F fixed floating point G general numeric value N local numerical value P percentage value X hexadecimal value

50 Exemplo {0,4}  parâmetro 0, 4 espaços reservados com alinhamento à direita, sem formatação específica {0,-4}  parâmetro 0, 4 espaços reservados com alinhamento à esquerda, sem formatação específica

51 Exemplos Console.WriteLine("{0:C}", 1000.32);
Console.WriteLine("{0:D}", 23); Console.WriteLine("{0:E2}", ); Console.WriteLine("{0:F2}", ); Console.WriteLine("{0:G}", ); Console.WriteLine("{0:G}", 13); Console.WriteLine("{0:N}", ); Console.WriteLine("{0:P}", 0.43); Console.WriteLine("{0:X}", 29);

52 Concatenção de Strings
Console.WriteLine(“mauro “ + “cesar “ + “lopes”); Console.WriteLine(“3 “ + “7”); Retorna a string 37 e não a operação de 3+7=10 Para obtermos a soma de teríamos que proceder da seguinte forma: Console.WriteLine(int.Parse(“3“) + int.Parse(“7”));

53 Conversão de Tipos Use o método chamado Int32.Parse ou int.Parse para converter um valor contido em uma string em um inteiro se você precisar realizar cálculos aritméticos em valores armazenados em string

54 Conversão de Tipos // o método Console.ReadLine() recebe
// retorna uma variável do tipo String String s = Console.ReadLine(); // quando temos um número representado por // uma string não podemos fazer operações aritméticas com ele // Abaixo estão definidas as variáveis i, f e d int i; float f; double d; // converte uma variável do tipo String (s no exemplo) em um inteiro i = int.Parse(s); // converte uma variável do tipo String (s no exemplo) em um float f = float.Parse(s) // converte uma variável do tipo String (s no exemplo) em um double d = double.Parse(s)

55 Definição de Constantes
const <tipo> <nomeDaConstante> = <valor> Exemplos: const int numLinhas = 3; const int numColunas = 2;

56 Arrays Um array é um vetor ou matriz que permite guardar um certo conjunto de variáveis, todas do mesmo tipo O array é uma estrutura de dados de tamanho finita que armazena elementos do mesmo tipo. Possui acesso direto a cada elemento através de índices

57 Vetores Para criar um vetor que armazene N elementos de um certo tipo (identificado por tipoDoVetor), utiliza-se a seguinte forma: tipoDoVetor[] nomeDoVetor = new tipoDoVetor[N] O vetor é uma matriz unidimensional

58 Vetores - Exemplo Criação de um vetor com a nota de prova de cada aluno da turma int numAlunos=30; double[] notas = new notas[numAlunos];

59 Vetores Para acessar cada elemento do array, usa-se colchetes:
// coloca na posição 3 do vetor a nota 7.9 notas[3]=7.9; // atribui a nota da posição 0 do vetor double nota = notas[0];

60 Vetores Observe que o primeiro elemento do array é o elemento 0
[1]  segundo elemento ... [N-1]  enésimo elemento

61 Criação e inicialização de um vetor
// Cria e inicializa um vetor string[] nomeDePessoas = { “Antonio”, “Jose”, “Joao”}; string[] nomeDePessoas = new String[] { “Antonio”, “Jose”, “Joao”}; Obs: o compilador determina qual deverá ser o tamanho do vetor

62 Matrizes Multidimensionais
São matrizes com mais de uma dimensão (duas, três, quatro, ...) Exemplo: Uma matriz bidimensional de 2 linhas por 3 colunas (2x3) int[,] matriz = new [2,3];

63 Acesso de elementos matriz[1,2]=35; int valor = matriz[1,2];

64 Exemplo - Matriz com três dimensões
double[,,] matriz3D = new double[10,10,10]; matriz3D[0,0,1]=1.0; matriz3D[0,1,0]=0.65; ...

65 Inicialização de Matrizes
// inicializa uma matriz bidimensional (2 x 3), isto é, duas linhas e três coluna int[,] matriz = { {1,2,3}, {4,5,6} };

66 Inicialização de Matrizes
// inicializa uma matriz bidimensional (3 x 2), isto é, três linhas e duas coluna int[,] matriz = { {1,2}, {3,4}, {5,6} };

67 Alguns métodos da matrizes
matriz.Length  obtém o número de elementos da matriz matriz.Rank  obtém o número de dimensões da matriz matriz.GetLength(dim)  obtém o número de elementos da dimensão dim

68 Soma de Matrizes int[,] matrizA = { {1,2,3}, {4,5,6} };
int[,] matrizB = { {4,-1,2}, {-3,-7,-6} }; int[,] matrizC = new int[2,3]; // C = A + B

69 Multiplicação de Matrizes
int[,] matrizA = { {1,2}, {4,5} }; int[,] matrizB = { {4,-1}, {-3,-7} }; int[,] matrizC = new int[2,2]; // C = A x B Condições: - o número de colunas da matriz A deverá ser igual ao número de linhas da matriz B - a matriz resultante, C, terá a dimensão dada pelo número de linhas da matriz A e o número de colunas da matriz B

70 Multiplicação de Matrizes
Cada elemento c[i,j] será dado pela multiplicação dos elemento da linha i multiplicados pelos elementos da linha j c[i,j] += a[i,k] * b[k,j] onde k varia de 0 a número de linhas da matriz A ou número de colunas da matriz B, que são iguais

71 Criando um método para exibir uma matriz

72 Backup - Slides

73 Palavras chave da Linguagem C#
abstract as base bool break byte case catch char checked class const continue decimal default delegate do double else enum event explict extern false finally

74 Palavras chave da Linguagem C# (2)
fixed float for foreach get goto if implict in int interface internal is lock long namespace new null object operator out override params private protected

75 Palavras chave da Linguagem C# (3)
public readonly ref return sbyte sealed set short sizeof stackalloc static string struct switch this throw true try typeof uint ulong unchecked unsafe ushort using

76 Palavras chave da Linguagem C# (4)
value virtual void volatile while


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