Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVagner Monsanto Ximenes Alterado mais de 9 anos atrás
1
Logística Integrada Engenharia de Produção
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO – FAE São João da Boa Vista – SP Engenharia de Produção Logística Integrada Prof. Luciel Henrique de Oliveira
2
Logística 24 horas por dia – 7 dias por semana – 52 semanas por ano
Seu objetivo é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados. Existe desde o início da civilização. SI04
3
Logística envolve: Integração de informações Transporte Estoque
Armazenamento Manuseio de materiais Embalagem Sua importância: cresce o número de executivos bem sucedidos na área SI04
4
Logística Seu desafio:
Tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa A Logística agrega valor quando o estoque é corretamente posicionado para facilitar as vendas SI04
5
Logística Seu interesse:
Compreender como certas empresas utilizam sua competência logística para obterem vantagem competitiva. Empresas líderes possuem, sistemas de informação capazes de monitorar seu desempenho logístico em tempo real, o que lhes possibilita identificar possíveis falhas operacionais e adotar providências corretivas antes da ocorrência de falhas no serviço aos clientes SI04
6
Gerenciamento Logístico
Inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa. O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível SI04
7
Competência Logística(1)
É desenvolver uma estrutura analítica integrada que defina e relacione conceitos-chaves. As pessoas ligadas ao trabalho quotidiano de logística possuam entendimento básico do modo como suas funções específicas se encaixam no todo. Ela decorre de uma avaliação relativa da capacitação de uma empresa para fornecer ao cliente um serviço competitivamente superior ao menor custo total possível. SI04
8
Competência Logística(2)
As expectativas ligadas à competência logística dependem diretamente do posicionamento estratégico da empresa. Todas as empresas devem executar atividades logísticas para atingir seus objetivos empresariais básicos. Quando a logística se torna parte fundamental da estratégia empresarial, ela deve ser administrada como uma competência central. SI04
9
Hierarquia da Integração Logística
Processos universalmente adotados e posicionamento estratégico. Criação de valor para o cliente Planejamento Controle Continuidade Competências Ciclo de atividades Função Trabalho básico SI04
10
Tarefas Básicas Atividades específicas essenciais para o desempenho logístico vão desde o recebimento de pedidos até a condução de um caminhão, abarcando até mesmo as atividades sob a responsabilidade do diretor de logística. SI04
11
Missão da Logística A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio. SI04
12
Serviço O serviço logístico básico é medido em termos de
Disponibilidade – ter estoque para atender de maneira consistente às necessidades de materiais ou produtos do cliente. desempenho operacional – ao tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da respectiva mercadoria confiabilidade de serviço – os atributos de qualidade da logística SI04
13
Integração das Operações Logísticas
BOWERSOX & CLOSS Cap.2
14
Trabalho da Logística A competência logística é alcançada pela coordenação de: Um projeto de rede Informação Transporte Estoque Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem SI04
15
Projeto de Rede É uma responsabilidade básica da gerência logística.
O objetivo do projeto é determinar a quantidade e a localização de todos os tipos de instalações necessárias para a execução do processo logístico. Também é necessário determinar o tipo de estoque e o volume a ser armazenado em cada instalação, assim como é necessário vincular os pedidos de clientes aos locais de onde deve ser feita a expedição. Deve considerar as diferenças geográficas SI04
16
Informação A tecnologia atual é capaz de atender aos mais exigentes requisitos de informação. A vantagem do fluxo rápido de informação está diretamente relacionada com o equilíbrio dos procedimentos de trabalho. Quanto mais eficiente for o projeto do sistema logístico de uma empresa, mais precisas deverão ser as informações. Sistemas bem elaborados, não têm excesso de estoque. SI04
17
Transporte (1) As necessidades de transporte podem ser atendidas de três maneiras básicas: Pode-se operar uma frota exclusiva de veículos Pode-se fazer contratos com empresas de transportes A empresa pode contratar os serviços de várias transportadoras. SI04
18
Transporte (2) Há três fatores fundamentais para o desempenho do transporte Custo de transporte Velocidade do transporte Consistência SI04
19
Estoque As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura de rede e do nível desejado de serviço ao cliente. Uma política de estoque adequada é baseada em: Segmentação de clientes. Especificidade de produtos. Integração do transporte. Necessidades relativas a operações baseadas no tempo. Desempenho competitivo. SI04
20
Armazenagem, Manuseio de Materiais e Embalagem
Quatro das áreas funcionais da logística – projeto de rede, informação, transporte e estoque – podem ser concebidas em uma variedade de arranjos operacionais diferentes. Essas quatro funções combinam-se para criar uma solução sistêmica para a logística integrada
21
Logística Integrada SI04
22
LOGISTICA INTEGRADA Fluxo de materiais Fluxo de informações
DISTRIBUIÇÃO FISICA APOIO Á MANUFATURA SUPRIMENTOS Fluxo de informações FLUXOS DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO NECESSIDADES OPERACIONAIS
23
LOGISTICA INTEGRADA Fluxo de informações
FLUXOS DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO Objetivos estratégicos Limitações de capacidade Necessidades Logísticas Posicionamento de Estoque Necessidades de Fabricação Necessidades de Suprimento Projeções
24
LOGISTICA INTEGRADA Fluxo de informações NECESSIDADES OPERACIONAIS
Gerenciamento de pedidos Processamento de pedidos Operações de distribuição Gerenciamento de estoque Transporte e expedição Suprimentos
25
Necessidades de Informações Logísticas
26
Objetivos operacionais
RESPOSTA RÁPIDA VARIÂNCIA MÍNIMA ESTOQUE MÍNIMO CONSOLIDAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO QUALIDADE APOIO AO CICLO DE VIDA SI04
27
Ciclos de Atividades Logísticas
28
Barreiras à integração interna
Estrutura organizacional Sistemas de mensuração Propriedade do estoque Tecnologia de informação Capacidade de Transferência de conhecimento. SI04
29
CICLOS DE ATIVIDADE LOGÍSTICA
DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DO APOIO Á MANUFATURA DO SUPRIMENTO SI04
30
Estrutura de uma rede logística flexível multifacetada
31
Atividades do ciclo básico de atividades da distribuição física
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.