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Estratégia e o Cenário de Negócios
Prof. Augusto
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Reflexão Pense por alguns minutos, qual a sua perspectiva para os próximos 5 anos ?
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EVOLUÇÃO NO PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS
Impulsionado pela 2ª Guerra Mundial Na década de 60 , Hermann Kahn of Hudson Institute. Especializado em estudar e considerar as perspectivas “absurdas” Em 1974 a Universidade de Stanford criou o SRI Standford Research Institute para fornecer planejamento de longo prazo. Na década de 80 , frustração em relação ao estudos de previsão Na década de 90 ,volta dos estudos de cenários , devido a inovações e revoluções de difícil previsão
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PREVISÃO E INCERTEZA Previsão Incerteza (Cenários)
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STANFORD RESEARCH INSTITUTE Scenario Planning Methodology
1. Strategic decision 3.Environmental forces 2.Key decision factors 6.Strategy implications 4. Scenario logics 5. Scenarios
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CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
- O planejamento de cenários não funciona como uma metodologia de previsão do futuro, mas sim as possíveis perspectivas e desdobramentos passíveis de ocorrer - É importante instrumento de planejamento tanto para corporações quanto p/ governos no sentido direcionar ações estratégicas e contingências - Crise do petróleo de 73 e queda do muro de Berlim foram avaliados através desta técnica
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- Crise do petróleo de 73 e queda do muro de Berlim
foram avaliados através desta técnica
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O conceito de macro ambiente
Conjunto de variáveis consideradas incontroláveis (o profissional não pode manipular), mas que influenciam o negócio. Por isso necessitam ser monitoradas, com a construção de tendências para cada variável isoladamente e para o conjunto delas. A construção dessas tendências cria o quadro de ameaças e/ ou oportunidades para o negócio
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Forças do Macroambiente
Aceleração do transporte, das comunicações e das transações financeiras internacionais Poder econômico asiático Ascensão dos blocos econômicos Crises monetárias internacionais Aumento das trocas e negociações Movimento em direção a economias de mercado
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Forças do Macroambiente
Estilos de vida globalizados Abertura de novos mercados Crescente nº de empresas transnacionais Alianças estratégicas através das fronteiras Conflitos étnicos e religiosos Marcas globais
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DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL
MACRO-AMBIENTE POTENCIAIS PRODUTOS SUBSTITUTIVOS CONCORRENTES MACRO-AMBIENTE AMBIENTE ECONÔMICO TENDÊNCIAS TECNOLÓGICO AMBIENTES POLÍTICO E LEGAL FORNECEDORES CLIENTES DEMOGRÁFICO E SÓCIO-CULTURAL A B F C D E DISTRIBUIDORES
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Ambiente Demográfico Crescimento da População Mundial
Composição da População Mercados étnicos Níveis de instrução Padrões de moradia Movimentações Geográficas da População Mudança de um mercado de massa para micromercados
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Poupança,endividamento e disponibilidade de crédito
Ambiente Econômico Distribuição de Renda Economias de subsistência Economias de exportação de matérias-primas Economias em fase de industrialização Economias industrializadas Poupança,endividamento e disponibilidade de crédito
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Ambiente Natural Mudança no papel dos governos Níveis mais altos
de poluição Escassez de matérias-primas Custo mais elevado de energia
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Oportunidades ilimitadas
Ambiente Tecnológico Aceleração no ritmo das mudanças Oportunidades ilimitadas para inovação Variações dos orçamentos de P&D Regulamentação mais rigorosa
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Legislação Ambiente político-legal Grupos de interesses
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Ambiente Sociocultural
Do universo De si próprio De outras pessoas Visões que expressam valores Da natureza De organizações Da sociedade
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Os cenários como conjunções especiais das variáveis macro ambientais
Costuma-se criar 3 cenários para os negócios: Otimista – as variáveis se coordenam de tal maneira que criam mais oportunidades que ameaças Pessimista – o oposto – as variáveis criam mais ameaças que oportunidades Provável – raciocínio lógico e/ou esperado de médias de tendências (considerando o histórico), criando um quadro com inclinação para o lado de ameaças, ou oportunidades
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Ambiente Empresarial Manutenção Qualidade Importação Contabilidade
Livros Fiscais Patrimonio Financeiro Produção PCP RH Vendas Estoques Compras
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Potenciais Concorrentes
Fornecedores Micro Ambiente Empresarial Clientes Produtos Substitutos Potenciais Concorrentes
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Ferramentas para a Gestão Estratégica
Fontes de Informação Networking Ferramentas de Sistemas de Informação ERP CRM BI Percepção do gestor Criatividade
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