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PublicouLídia Lemos Azeredo Alterado mais de 8 anos atrás
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Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo
Como Realizar um Trabalho Ficha Técnica
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Como Realizar um Trabalho
Trabalho Escrito Apresentação Electrónica
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Como Realizar um Trabalho Escrito
Primeira Etapa - Escolha do tema Segunda Etapa - Recolha da informação Terceira Etapa - Plano de trabalho Quarta Etapa – Estrutura do Trabalho Quinta Etapa – Apresentação do Trabalho
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Primeira Etapa - Escolha do tema
Se o tema for proposto pelo professor, assegure-se que compreende integralmente os objectivos e as regras estabelecidas, nomeadamente: - o tipo de suporte; - o limite de páginas pretendidas; - a data de entrega. Se a escolha for livre, deverás escolher um tema que vá ao encontro dos teus interesses.
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Segunda Etapa - Recolha da informação
As fontes de informação são diversas e não se limita à Internet. Na biblioteca da escola poderá encontrar diferentes fontes: - dicionários; - enciclopédias; - livros especializados; - documentos em vídeo; - CD-ROM.
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Segunda Etapa - Recolha da informação
Solicite o apoio de um professor colaborador da biblioteca. Perante tantas fontes, por onde começar? Se possível, comece pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema, como por exemplo uma enciclopédia ou um manual.
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Segunda Etapa - Recolha da informação
A recolha da informação poderá ser feita através de: - tomada de notas; - pequenos resumos; - esquemas / mapas; - palavras-chave.
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Terceira Etapa - Plano de trabalho
Depois de reunida toda a informação, é conveniente elaborar um plano de trabalho para evitar que este seja vago e confuso. Deste plano resultará: - a divisão do trabalho em assuntos/ temas ou capítulos e sub-capítulos, se o trabalho for extenso; - os aspectos ou as ideias que se vão apresentar.
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Terceira Etapa - Plano de trabalho
Após a selecção da informação, deve fazer a sua ordenação numa sequência lógica. Este plano poderá ser alterado durante a elaboração do trabalho.
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Quarta Etapa – Estrutura do Trabalho
Se foi feito um bom plano, a redacção do trabalho será muito mais fácil. Eis alguns conselhos para quando redigir o seu trabalho: - nunca utilize termos ou conceitos sem os conhecer ou investigar sobre o seu significado;
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Quarta Etapa – Estrutura do Trabalho
Procure utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas; - construa frases curtas; - procure que cada parágrafo corresponda apenas a uma ideia.
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Quarta Etapa – Estrutura do Trabalho
Deve utilizar o itálico nos seguintes casos: - títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte; - palavras estrangeiras. Deve utilizar o negrito em frases ou palavras que queira evidenciar.
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Quarta Etapa – Estrutura do Trabalho
De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos. CAPA INDÍCE DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA
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CAPA Da capa devem constar os seguintes elementos: nome da escola, título do trabalho, nome da disciplina, identificação dos autores por ordem alfabética, local e data. A capa pode ainda conter gravuras ou fotografias alusivas ao conteúdo. Menu Est. Do Trabalho
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Índice Aqui são listados com numeração todos os títulos e subtítulos que utilizaste ao longo do trabalho. Menu Est. Do Trabalho
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Introdução Serve para informar sobre o tema que se vai tratar e como vai ser desenvolvido. Podes referir outras informações gerais que consideres importantes para serem apresentadas no início do trabalho. Menu Est. Do Trabalho
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Desenvolvimento O desenvolvimento é a parte central do trabalho. Deve ser redigido em texto e não por tópicos. Pode conter ilustrações. Pode dividir-se em várias partes (capítulos e subcapítulos). Podem ser feitas citações e anexos.
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Citações e anexos As citações devem ser curtas, estar destacadas entre aspas e os seus autores identificados convenientemente. Os anexos podem ser excertos de outros trabalhos, gráficos, mapas ou outros documentos. Menu Est. Do Trabalho
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Conclusão No final do desenvolvimento deve ser feita uma síntese do assunto que se desenvolveu e das conclusões a que se chegou. Pode ser dada a opinião sobre o tema e o modo como o trabalho foi realizado. Menu Est. Do Trabalho
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Bibliografia Como fazer referências bibliográficas?? Os elementos a considerar numa referência bibliográfica são normalmente os mesmos para todos os tipos de documentação e para todos os estilos de citação.
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Bibliografia Livros de um só autor Livro de vários autores :
Autor Colectividade Volumes ou partes de livros Contribuições em livros (capítulo com autoria própria) Artigos de revistas, jornais, etc.
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Livros de um só autor AUTOR (APELIDO, Nome) – Título do livro. Nº da edição (excepto se for a 1º, que não se menciona). Local de edição: Editor, ano de edição. ISBN. Exemplo: CAMÕES, Luís de – Os Lusíadas . 1.ª ed. Lisboa: Rei dos Livros, ISBN Menu Bibliografia
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Livro de vários autores :
Quando existir mais do que um autor, devem ser colocados os nomes de todos os autores na lista de referências bibliográficas. Menu Bibliografia
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Livro de vários autores :
No texto, quando existirem dois autores, colocar o último nome de ambos separados por e mas, se existirem mais do que dois autores, colocar apenas o nome do primeiro autor, seguido de et al. (que significa "e colaboradores")
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Livro de vários autores :
Exemplo: CUNHA, C. e CINTRA, L. - Breve gramática do Português contemporâne . 9ª edição, Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1996 MARQUES, Adhemar et al - História Contemporânea através de textos. 10ª edição, São Paulo: Contexto, 2004. Menu Bibliografia
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Autor Colectividade Quando o autor duma obra é uma colectividade (instituição) o seu nome escreve-se como aparece na fonte. Quando o autor duma obra é uma instituição subordinada ( Ministério, Direcção Geral) sem autonomia administrativa, o seu nome, inscreve-se depois da circunscrição territorial
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Exemplos: INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTIVA – Censos Lisboa: INE, ISBN PORTUGAL. Ministério da Saúde: Direcção - Geral da Saúde - …………. Menu Bibliografia
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Volumes ou partes de livros
AUTOR (APELIDO, Nome) - Título do volume ou parte. In Apelido (do autor da monografia), primeiros nomes (do autor da monografia) - "Título da monografia (a destacado)". Nº da edição (excepto se for a 1º, que não se menciona). Local de publicação : Editor, Ano de publicação. ISBN. Localização na monografia.
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Exemplo: TOLKIEN, J. R. R. - A irmandade do anel. In "O senhor dos anéis". 13.ª ed. Mem Martins : Europa-América, ISBN vol. 1. Menu Bibliografia
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Contribuições em livros (capítulo com autoria própria)
AUTOR (APELIDO, Nome) – Título do livro. Nº da edição (excepto se for a 1º, quenão se menciona). Local de edição: Editor, ano de edição. Págs. em que se encontra o capítulo. ISBN. Exemplo: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira – Metodologia das ciências sociais. Porto: Ed. Afrontamento, p
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Ou: AUTOR do capítulo (APELIDO, Nome) – Título do capítulo. AUTOR da obra (APELIDO, Nome) – Título do livro. Nº da edição (excepto se for a 1º, que não se menciona). Local de edição: Editor, ano de edição. Pgª(s). em que se encontra o capítulo. ISBN
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Exemplo: JESUÍNO, Jorge Correia – O método experimental nas ciências sociais. In: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira – Metodologia das ciências sociais. Porto: Ed. Afrontamento, p Menu Bibliografia
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Artigos de revistas, jornais, etc.
AUTOR (APELIDO, Nome) – Título do artigo. Nome da revista (sublinhado). Local de edição. ISSN. Vol., nº. (data de publicação). Pgª(s). em que se encontra o artigo.
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Artigos de revistas, jornais, etc
Exemplo: FIGUEIREDO, M. O. – Factores de estabilidade estrutural associados ao arranjo dos catiões nas estruturas dos compostos iónicos. Revista Portuguesa de Química. Lisboa. ISSN Vol. 23, n.º 4 (1981), p Menu Bibliografia
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Documentos legislativos (leis, despachos, portarias, decretos)
TIPO DE DOCUMENTO e Nº. Nome da publicação. Nº da publicação (data de publicação págs em que se encontra Exemplo: DECRETO-LEI nº 192/89. D.R I Série. 131 ( ) Menu Bibliografia
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Filmes, documentários, etc. em vídeo
AUTOR (APELIDO, Nome) – Título. Edição. Local de publicação: Editor, Ano de publicação. Designação específica do material Extensão. Exemplo: PINTO, Armando Vieira - Fado . Lisboa : Lusomundo, cop cassete vídeo (VHS) (110 min.). Menu Bibliografia
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Documentos electrónicos
AUTOR (APELIDO, Nome) – Título. Tipo de suporte (entre parêntesis rectos). Edição. Local de publicação: Editor, Ano de publicação, Data de actualização ou revisão. Data de consulta (entre parêntesis rectos). Disponibilidade e acesso. ISBN.
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AUTOR (APELIDO, Nome) Exemplo:
HARNACK, Andrew, KLEPPINGER, Eugene, – Online! A Reference Guide to Using and Citing Internet Sources. [Em linha] [Consult. 11 de Março de 2005 ]. Disponível em: Menu Bibliografia
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Quinta Etapa - Apresentação do trabalho
Para que um trabalho tenha um aspecto agradável, tem em conta as seguintes indicações: Use folhas lisas, brancas e de formato A4 Escreva / imprima apenas de um dos lados da folha Procure espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura (normalmente, espaçamento de 1,5 linhas)
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Quinta Etapa - Apresentação do trabalho
Evidencie os subtítulos com negritos e corpo de letra um pouco maior Deixe margens laterais que permitam fazer o encadernamento e a colocação de anotações por parte do professor Não entregue folhas riscadas, rasuradas ou com emendas
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Quinta Etapa - Apresentação do trabalho
Numere as páginas, excepto a capa Numere e legende todas as figuras Proteja o trabalho com capas (folhas de acetato, cartolina, plástico, etc.)
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Para criar uma apresentação em PowerPoint deve considerar 5 aspectos: Tamanho ( do texto e dos títulos) Progressão ( da apresentação) Consistência ( da informação e das animações) Simplicidade ( da apresentação) Clareza (da informação )
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Tamanho - deve ser grande ( visível a 2 m do ecrã ). A letra deve ter tamanho 24, os títulos tamanho 44). Os melhores tipos de letra são o Arial, o Verdana e o Trebuchet. Menu Apres. electrónicas
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Progressão – A informação deve aparecer enquanto se está a falar. Deve-se evitar demasiada informação num só click Menu Apres. electrónicas
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Consistência – Os melhores efeitos são os de aparecer e desaparecer. Também é uma hipótese a não utilização de efeitos. Menu Apres. electrónicas
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Simplicidade - O diapositivo deve ter poucas cores, apenas um tipo de letra e poucos estilos. Deverá haver 6 linhas, mais ou menos, por diapositivo e 7 palavras por linha, mais ou menos. Os parágrafos devem estar formatados. Menu Apres. electrónicas
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Simplicidade - Não se deve utilizar muitas imagens (excepto se for esse o objectivo) porque podem distrair e desviar a atenção do essencial. Deve-se utilizar sons na apresentação apenas quando for necessário ou para chamar a atenção. Menu Apres. electrónicas
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Regras para criar uma apresentação em PowerPoint
Clareza – a informação deve ser clara e objectiva. Deve-se evitar o itálico e os sublinhados. Estes podem confundir-se com links. Deve-se utilizar cor apenas para dar ênfase. Deve-se fazer contraste entre o fundo e as letras, utilizando fundo escuro e letras claras, ou fundo claro e letras escuras. Menu Apres. electrónicas
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Bibliografia FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS - ISBD (M) : descrição bibliográfica internacional normalizada das publicações monográficas. Coimbra: F.I.A.B., 1997. NP , Informação e Documentação - Referências bibliográficas : Documentos impressos. IPQ. NP , Informação e Documentação - Referências Bibliográficas. Parte 2: Materiais não livro. IPQ. NP , Informação e Documentação - Referências Bibliográficas. Parte 4: Documentos electrónicos. IPQ. Sites Consultados: - Guias, Aprender a Estudar (Janeiro de 2011) (Janeiro de 2011)
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Ficha Técnica Data de Elaboração: Janeiro de 2011
Público alvo: alunos 2º e 3º ciclos Autores: BE / CRE e PTE Bibliografia Para navegar Dúvidas ou sugestões: Menus principais Menu s secundários Página seguinte Menu Apres. electrónicas
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