A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proteínas Profa. Halene Maturana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proteínas Profa. Halene Maturana."— Transcrição da apresentação:

1 Proteínas Profa. Halene Maturana

2 Definição São substâncias construtoras do organismo, mais importantes para a construção e o reparo dos tecidos do que os lipídios e os carboidratos. São os elementos formativos essenciais das células, anticorpos, hormônios e enzimas.

3 Composição São compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e freqüentemente enxofre, ferro e cobalto. A estrutura mais simples é formada por aminoácidos(aas). Para formar proteína, os aas ligam-se por ligação peptídica.

4 Classificação: Essenciais: organismo não sintetiza ou o faz muito lentamente para satisfazer suas necessidades. São indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento. São obtidos através da alimentação. Não -essenciais: organismo pode produzir para satisfazer suas necessidades. Exs: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, glutamina, glicina. Condicionalmente essenciais: aas não essenciais que se tornam especiais, quando o organismo excede a capacidade de produzi-lo.

5 Funções Crescimento pela formação de novas células, permitindo a conservação dos tecidos pela reposição de células gastas. Constituem a maioria das estruturas do corpo como pele, tendões, membranas, músculos, órgãos e ossos (função construtora) Proporcionam aas para formação de outras substâncias como enzimas, hormônios e anticorpos(função construtora e reguladora).

6 Funções Atuam no equilíbrio hidroeletrolítico, no equilíbrio ácido-básico, na coagulação sanguínea, como transportadoras de substâncias necessárias e como precursoras de vitaminas (função reguladora). Contribui para metabolismo energético do organismo, fornecendo 4kcal/grama (função energética)

7 Digestão, Absorção e Metabolismo
Boca: mastigação e insalivação. Estômago: ação da pepsina ativada pelo ácido clorídrico. Quebra de proteínas em polipeptídeos. Intestino delgado: enzimas pancreáticas: tripsina, quimotripsina e carboxipeptidase e as enzimas entéricas: aminopeptidase e dipeptidase quebram proteínas transformando-as em cadeias de peptídeos menos complexos até formar peptídeos e aas. Assim, ptns são absorvidas indo para corrente sanguínea que transporta aas a todas as céls do corpo para que elas desempenhem suas funções.

8 Fontes: Origem animal: carnes, leite, iogurtes, ovos, vísceras.
Vegetal: leguminosas secas (feijão, ervilha) e cereais integrais (arroz, trigo). OBS: Deficiência extrema de proteínas: Kwashiorkor e deficiência extrema de calorias e proteínas: marasmo.


Carregar ppt "Proteínas Profa. Halene Maturana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google