A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale

2

3 Aprenderemos neste capítulo sobre manipulação de arquivos. A linguagem C permite você criar um arquivo externo ao programa. Além de criar você pode lê-lo, escrever nele etc.

4 Para aprender manipulação de arquivos é necessário falar sobre o ponteiro. Um ponteiro é a única variável que tem permissão para criar, ler e escrever num arquivos. Para trabalhar com arquivos é necessário sempre declarar um ponteiro. A sintaxe para declarar um ponteiro é: FILE *PTRARQ; (Palavra reservada FILE + Asterisco * + nome do ponteiro)

5

6 Sempre que for usar um ponteiro será necessário especificar que tipo de operação deseja realizar com o arquivos: Criar, abrir etc.. Vamos usar uma tabela para informar as opções de uso. Veremos uma tabela completa mas só usaremos alguns destes itens.

7 Tipo de abertura Descrição rAbre arquivo para leitura. r+Abre arquivo para atualização (leitura ou gravação) wCria arquivo para gravação. Se o arquivo já existir, elimina o conteúdo atual. w+ Cria arquivo para atualização. Se o arquivo já existir, elimina o conteúdo atual aAnexa, abre, cria arquivo para gravação no final do arquivo. a+Anexa; abre ou cria um arquivo para atualização; a gravação é feita no final do arquivo.

8 Comando usado para criar ou abrir um arquivo. Sua sintaxe é: fopen(“nome do arquivo”, tipo de abertura);

9 Neste exemplo foi criado um arquivo do tipo “txt” chamado MEU_ARQUIVO

10 fputs é o comando utilizado para fazer um ponteiro escreve em um arquivo. Sua sintaxe: fputs(“texto”, nome_do_ponteiro); Comando fputs +( texto a ser escrito, nome_do_ponteiro);

11

12 Comando utilizado para ler as linhas de um arquivo : fgets. fgets(nome, 40, PONT); Comando gets +(variavel_de_recepção, tamanho da variável, ponteiro);

13 Neste caso, leu-se o arquivo, guardou-se o conteúdo do arquivo dentro da variável “nome”. PRTARQ é o ponteiro que fez a operação. Logo após imprimimos a variável nome com a função printf().

14 Fclose é o comando usado para fechar um arquivo. É necessário ao fim do código sempre fechar o arquivo criado. A sintaxe é: fclose(PTRARQ); Comando fclose + nome do ponteiro

15

16

17

18 Continua..


Carregar ppt "Curso Técnico em Informática Professor Igor Vale."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google