A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Políticas de valorização dos profissionais da educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Políticas de valorização dos profissionais da educação"— Transcrição da apresentação:

1 Políticas de valorização dos profissionais da educação
Política Nacional de Valorização dos profissionais da educação formação Gestão Carreira

2 Políticas de valorização dos profissionais da educação
Instrumentos Normativos: Constituição, art. 206 LDB: Art. 61 a 67 PNE- Eixo IX - valorização dos (as) profissionais da educação; Lei nº /2008-Lei do Piso salarial. RESOLUÇÃO Nº 2, DE DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA DECRETO Nº 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica PORTARIA Nº 27, DE 15 DE JANEIRO DE Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação

3 Gestão Gestão democrática como forma de inclusão e participação de todos os profissionais da educação na gestão dos recursos e nas tomadas de decisões nos espaços educacionais. Democracia representativa e participativa: Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

4 Formação Meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

5 Formação UAB_ Universidade Aberta do Brasil
Formação de professores para atuarem a educação básica. Cursos de pós graduação, com prioridade nas áreas de docência, gestão e administração pública.

6 Formação. Professores formados pelo PARFOR

7 Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Projeto de Pós-graduação latu sensu: Meta: Oferta de (duas mil) vagas/ano. Ação: Disponibilizar turmas específicas e/ou vagas dessas turmas em cursos de pós-graduação latu sensu para servidores das IFE com diploma de conclusão de nível superior ou equivalente. Projeto de Pós-graduação strictu sensu: Meta: Ofertar (mil) vagas/ano. Ação: Ofertar turmas de Mestrado Profissionalizante; Disponibilizar turmas específicas e/ou vagas dessas turmas em cursos de pós-graduação strictu sensu para servidores das IFE com diploma de conclusão de nível superior ou equivalente.

8 Carreira da educação

9 Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE. RESOLUÇÃO Nº 2, DE DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA. V - progressão salarial na carreira, por incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional;

10 Crescimento do orçamento 2008 a 2014

11 OBRIGADO!


Carregar ppt "Políticas de valorização dos profissionais da educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google