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Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás.

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Apresentação em tema: "Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás."— Transcrição da apresentação:

1 Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás

2 Participantes  Undime-Goiás – Darlene  Uncme-Goiás – Ampara  Seduc – Coord. EJA – Cremilda  Coord. Alfab. – Kelly Coord.Ed. Campo - Valdivino  Univ. Federal de Goiás – Margarida e Maria Emília  Representante do Fórum Goiano de EJA – Janaina

3 Pontos de partida para as deliberações  Legitimidade do Fórum Goiano de EJA como espaço que agrega os diversos segmentos que atuam na EJA: ;  Levantamento estatístico prévio realizado, que constata queda da matrícula de EJA em todos os segmentos;  Municipalização do 1º segmento (Fontes: Censo Escolar e dados Seduc)

4 Deliberações acerca da constituiçao da Agenda Comissões e comitês  Coordenação da Comissão será colegiada, composta pela Undime, Seduc e Fórum. Função: elaboração do Plano de Ação e aplicação de recursos.  Comissão composta por todos segmentos que compõem o Fórum Goiano de EJA  Comitê técnico composto por técnicos da Seduc, do Conselho Estadual, da Undime e da Uncme. Periodicidade  Previsão de 4 anos, a fim de se garantir o período de transiçao de governos

5 Estratégias/Eixos para a Construção da Agenda Territorial  Perspectiva intersetorial de realização do Diagnóstico;  Diagnóstico a partir da escuta dos sujeitos (coleta de dados quantitativos e qualitativos, realização de encontros regionais)  Acompanhamento da construção das Diretrizes político- pedagógicas e de gestão da EJA na Seduc-Goiás – ação em curso;  Articulação com o PAR dos municípios e o PAR do Estado, levantando as ações de EJA nele presentes e buscar a inserção de ações de EJA naqueles em que ela ainda não está presente;  Resgate dos Planos Municipais e Estadual, as ações de EJA;  Participação nas Conferências Municipais, Estadual e Nacional da Educação;  Articulação com o mundo do trabalho.

6 Ações até fevereiro/2009 para favorecer a construção do Plano de Ação e aplicação de recursos  Undime fará levantamento dos municípios que aderiram ao Programa Brasil alfabetizado e aqueles contemplados com o Pró-Infância, que possibilita criar espaço físico que pode ser utilizado para ações de EJA;  Uncme fará levantamento dos municípios que já têm sistema e, dentre os que já têm, quantos têm legislação para EJA. Estes serão prioritários na ação de formação dos Coordenadores de EJA locais e ou constituição dessa coordenação nos locais em que ela ainda não existe.  Universidade fará levantamento, dentre as instituições públicas e privadas, das ações de formação inicial e continuada desenvolvidas, além das produções científicas realizadas no campo;

7  Seduc acessar com Secad o modelo do Plano de Ação e aplicação dos recursos;  Participação na próxima reunião da Associação Goiana de Municípios – AGM, a fim de apresentar as finalidades da Agenda Territorial aos prefeitos e ou àqueles que reassumiram o cargo;  Undime agendar reunião com Secretários de Educação, pautando a EJA e a Agenda Territorial. Ações até fevereiro/2009 para favorecer a construção do Plano de Ação e Aplicação de Recursos


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