A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa

2 Capítulo 5 As dimensões da pesquisa

3 Normas e Estilo do Texto
Um esquema geral da metodologia Descritiva Inferencial Estatística Normas e Estilo do Texto Norma Culta NBR 6023 NBR 10520 Documentos TCC Dissertação Tese Artigo (Paper) Projeto Painel Resenha etc... Quantitativa Qualitativa Análise dos dados Fenômeno pesquisado Trabalho Científico Você Observação Entrevista Questionário Instrumento de coleta Variáveis VD, VI, VG Níveis de mensuração Sujeitos Tipo Delineamento Natureza Finalidade Estratégia Temporalidade Taxonomia Probabilística Não probabilística Amostragem

4 Taxonomia das pesquisas
Natureza Finalidade Tipo Estratégia Temporalidade Delineamento

5 Natureza da pesquisa Qualitativa Quantitativa
A pesquisa qualitativa lida com FENÔMENOS (do grego fainomenon: “aquilo que se mostra, que se manifesta”, evento cujo sentido existe apenas num âmbito particular e subjetivo  hermenêutico); Pesquisa fenomênica: prevê a coleta de dados a partir de interações sociais e sua análise à partir da hermenêutica do pesquisador. Não possui condições de generalização e está fortemente associada ao conhecimento filosófico. Quantitativa A pesquisa quantitativa lida com FATOS (tudo aquilo que pode se tornar objetivo através da observação sistemática; evento bem especificado, delimitado, mensurável); Pesquisa factual: prevê a mensuração de variáveis pré-determinadas, buscando verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis. Centraliza sua busca em informações quantificáveis, não se preocupando com exceções, mas sim com generalizações.

6 Natureza da pesquisa Quantitativa Qualitativa Características:
- Variáveis pré-determinadas - Uso da Estatística - Alto índice de generalização - Comum principalmente nas ciências naturais Características: - Variáveis nem sempre pré- determinadas - Uso de análises subjetivas - Baixo índice de generalização - Comum principalmente nas ciências sociais Desvantagem Perda de informação qualitativa Desvantagem Possibilidade de generalização quase nula (amostra pequena)

7 Finalidade da pesquisa
Básica / Pura objetiva o avanço do conhecimento teórico em determinada área (não visa aplicabilidade imediata) Aplicada objetiva resolver um problema concreto e imediato da humanidade

8 Tipo de pesquisa Descritiva Busca descrever a realizada sem nela interferir Experimental Busca explicar as causas de determinado fenômeno, manipulando deliberadamente algum aspecto da realidade (experimento)

9 Estratégias de pesquisa
Em função do LOCAL de coleta de dados: Pesquisa de Campo  Realizada em ambiente natural, sem controle por parte do pesquisador Pesquisa de Laboratório  Realizada em ambiente controlado (por exemplo nas pesquisas do tipo experimental)

10 Estratégia de pesquisa
Em função da principal fonte de informação Pesquisa de campo  Coleta de dados com sujeitos (pessoas, animais, plantas, células, empresas etc.). Pesquisa documental  Coleta de dados exclusivamente em documentos (prontuários, registros históricos, livros, material em mídia e demais fontes documentais). Também conhecida como pesquisa de revisão bibliográfica ou teórica.

11 Temporalidade da pesquisa
Longitudinal Avalia-se um conjunto de variáveis, através de uma ou mais observações, em um mesmo conjunto de sujeitos, ao longo de um período. Transversal Avalia-se um conjunto de variáveis em grupos de sujeitos que se encontram em momentos diferentes, através de uma única observação.

12 Temporalidade da pesquisa
Longitudinal O1 O2 O3 On CS1 CS1 CS1 CS1 Transversal Oúnica CS1 CS2 CS3 CSn

13 Principais delineamento de pesquisa
Levantamento Apenas descreve a realidade (ex: pesquisa de opinião). Correlacional Compara variáveis para verificar se estão relacionadas entre si. Quase-experimental Tem por objetivo verificar as causas de um fenômeno, mas não possui grande rigor metodológico. Experimental Investiga as causas de um fenômeno, através do controle e da manipulação de variáveis, com rigor metodológico.


Carregar ppt "Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google