A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe."— Transcrição da apresentação:

1

2 Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia

3 Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe dados de outro computador;  Controla o fluxo de dados entre o computador e o meio físico; Conector RJ-45 – é utilizado pelo Cabo Par Trançado. Conector AUI – é utilizado pelo Cabo Coaxial Grosso e Fibra Óptica. Conector BNC – é utilizado pelo Cabo Coaxial Fino.

4 Endereço MAC da Placa de REDE Conector RJ-45

5 HUBS, Switches, Roteadores Hubs, switches e roteadores são dispositivos que permitem conexão de um ou mais computadores a outros computadores, dispositivos de redes ou a outras redes.Hubs, switches e roteadores são dispositivos que permitem conexão de um ou mais computadores a outros computadores, dispositivos de redes ou a outras redes. Cada dispositivo tem dois ou mais conectores, chamados portas, nos quais pode-se efetuar a conexão propriamente dita.Cada dispositivo tem dois ou mais conectores, chamados portas, nos quais pode-se efetuar a conexão propriamente dita.

6 HUBHUB É, tipicamente, o menos caro, menos inteligente e mais simples dos dispositivos de conexão. O trabalho dele é bem simples: tudo que chega a uma porta é enviada para todas as demais (CSMA/CD). É, tipicamente, o menos caro, menos inteligente e mais simples dos dispositivos de conexão. O trabalho dele é bem simples: tudo que chega a uma porta é enviada para todas as demais (CSMA/CD). Isto é. Todos os computadores conectados ao HUB vêem tudo o que os outros computadores vêem.Isto é. Todos os computadores conectados ao HUB vêem tudo o que os outros computadores vêem. Divide a taxa de Transferência entre as estações em rede. Analisando Fisicamente temos uma topologia em estrela, mais logicamente temos uma topologia em Barra, isso devido ao envio dos pacotes que passam por cada estação até chegar ao seu destino.Divide a taxa de Transferência entre as estações em rede. Analisando Fisicamente temos uma topologia em estrela, mais logicamente temos uma topologia em Barra, isso devido ao envio dos pacotes que passam por cada estação até chegar ao seu destino.

7 HUBS  Hubs são dispositivos que simulam internamente a construção dos barramentos físicos. HUB AC ACAC A BC

8 HUB Emissor Receptor

9 LAN – LOCAL AREA NETWORKS  A rede Ethernet: princípio de comunicação em broadcast. A B C ABDADOS dados CRC

10 SWITCHESSWITCHES Um switch faz essencialmente o que um hub faz, entretanto com mais eficiência. Prestando atenção ao tráfego que passa, o switch aprende onde um particular endereço está.Um switch faz essencialmente o que um hub faz, entretanto com mais eficiência. Prestando atenção ao tráfego que passa, o switch aprende onde um particular endereço está. Por exemplo, se ele percebe que o tráfego de uma máquina A vem da porta 2, ele “saberá” que a máquina A está conectada a tal porta, e todo tráfego destinado a máquina A será enviado somente a porta correspondente.Por exemplo, se ele percebe que o tráfego de uma máquina A vem da porta 2, ele “saberá” que a máquina A está conectada a tal porta, e todo tráfego destinado a máquina A será enviado somente a porta correspondente. E utiliza a taxa de Transferência máxima para cada estação da rede. Analisando fisicamente e logicamente agora temos um aparelho totalmente em arquitetura estrela diferente do Hub.E utiliza a taxa de Transferência máxima para cada estação da rede. Analisando fisicamente e logicamente agora temos um aparelho totalmente em arquitetura estrela diferente do Hub.

11 RoteadoresRoteadores É o dispositivo de rede mais inteligente e mais complicado dos três. O roteador é um computador com uma função ou fim específico: descobrir onde está uma determinada rede (na verdade outro roteador) ou redirecionar a informação (pacotes) para um outro roteador que conheça o caminho, ou seja, escolher a melhor rota para o envio dos pacotes de dados.É o dispositivo de rede mais inteligente e mais complicado dos três. O roteador é um computador com uma função ou fim específico: descobrir onde está uma determinada rede (na verdade outro roteador) ou redirecionar a informação (pacotes) para um outro roteador que conheça o caminho, ou seja, escolher a melhor rota para o envio dos pacotes de dados.

12 Bridges (Pontes) Conectam múltiplas LANS como por exemplo a LAN da contabilidade com a LAN do departamento de Marketing.Conectam múltiplas LANS como por exemplo a LAN da contabilidade com a LAN do departamento de Marketing. Isto divide o tráfego na rede, apenas passando informações de um lado para outro quando for necessário.Isto divide o tráfego na rede, apenas passando informações de um lado para outro quando for necessário. RepetidoresRepetidores São equipamentos utilizados quando se deseja repetir o sinal enviado por um equipamento quando a distância a ser percorrida é maior do que o recomendado.São equipamentos utilizados quando se deseja repetir o sinal enviado por um equipamento quando a distância a ser percorrida é maior do que o recomendado. Ele realiza uma amplificação no sinal já fraco dando nova força para que chegue ao ponto de destino.Ele realiza uma amplificação no sinal já fraco dando nova força para que chegue ao ponto de destino.

13 Modem - Multiplexador Modulador e Demodulador – codificador de sinais – Analógico para digiral e vice-versa.Modulador e Demodulador – codificador de sinais – Analógico para digiral e vice-versa. Componente de hardware utilizado para comunicação remota entre dois computadores ou entre duas redes.Componente de hardware utilizado para comunicação remota entre dois computadores ou entre duas redes. Os modens externos são os mais indicados por apresentarem maior confiabilidade no seu funcionamento e por serem de mais fácil instalação e monitoramento de operação.Os modens externos são os mais indicados por apresentarem maior confiabilidade no seu funcionamento e por serem de mais fácil instalação e monitoramento de operação. Os modens internos possuem a vantagem de terem um custo menor de aquisição e de não ocuparem espaço físico no gabinete.Os modens internos possuem a vantagem de terem um custo menor de aquisição e de não ocuparem espaço físico no gabinete. Conectores RJ-11 Entrada e Saída de linha telefônica

14 Modem ADSL O modem ADSL é que faz o processamento de dados referente à alocação das informações de downstrem, upstream e voz em seus respectivos canais. DSLAM O DSLAM efetua a conexão do cabo ADSL com a internet. Suporta diversos protocolos e possui a vantagem de estar dedicada apenas a um usuário, o que não ocorrem com o serviço de cable modem onde todos os usuários dividem a mesma linha. MODEM ADSL – VELOX – banda Larga Um modem é colocado na sua casa enquanto um outro modem é colocado na central telefônica. O primeiro canal é utilizado para transmissão de voz, e o segundo canal no sentido usuário=>rede (upstream) e o terceiro canal para fluxo de dados no sentido rede=>usuário (downstream).

15 Exercício 1. O que é o endereço MAC ? 2. Qual a diferença entre Hub e switch ? 3. O que vem a ser um roteador ? 4. Qual a finalidade do Repetidor? 5. Descreva a tecnologia ADSL?


Carregar ppt "Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google