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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO Conceito.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO Conceito na Capes: 3 Início do Curso: 2º SEMESTRE/2011 Apresentadores: Paulo R. Feistel e Solange R. Marin MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Qualificação dos Docentes com formação adequada as linhas de pesquisa;  Distribuição equitativa de docentes por linha de pesquisa e por orientandos;  Infra-estrutura: salas de aula com multimídia; salas de estudo com computadores, rede wireless e mesas individuais para os discentes com computadores e laboratório.  Apoio Institucional do Departamento para realização e participação de eventos na área de Economia no Brasil e no exterior e auxilio para publicação em revistas qualificadas.  Critérios definidos de credenciamento e descrendeciamento de docentes no programa

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Curso Novo, considerando: i)Pesquisa dos docentes – maior consolidação a partir de 2003; ii)Adequação da pesquisa dos professores às linhas de pesquisa; iii)Relacionamento inicial com outros Programas de Pós-Graduação da área e de outras áreas na UFSM e em outras instituições; iv)Pouca participação em Edital de Projetos de Pesquisa e outros, que embora tenha recursos, possuem mesmos critérios para diferentes áreas; iv)Infra-estrutura: melhoria no laboratório e aquisição de softwares e acervo bibliográfico;

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade Expandir o ingresso de discentes BoaNúmero de docentes para cada discente Mercado de Trabalho 1 Atingir a média do ingresso/titulação de mestres em 80% BoaCurso em tempo integral Redução de Bolsas 1 Firmar convênios com outros programas e instituições (participação de docentes), órgãos públicos e o setor privado (pesquisa) Boa Apoio InstitucionalCurso Novo (adquirir visibilidade) 1 Aumentar o conceito do Programa na Capes( 4) BoaPublicação docente e discente Subjetividade na avaliação da área em alguns critérios 1 Curso de Doutorado BoaPublicaçãoMudanças dos critérios 1

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE Meta ViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a produção intelectual qualificadaBoa Produção desequilibrada dentre o corpo docente Número reduzido de periódicos (Qualis) na área 1 Aumentar a corporação docentes nas pesquisas BoaIndividualidade do Pesquisador Mesmos critérios para áreas diferentes 1 Aumentar em 20% o quadro docentes permanentes Boa Aposentadoria Atração dos docentes para outras atividades 1 Pós-doutoramento.RegularAcomodaçãoConvênios externos 1 DP - 2008200920102011 -- -10

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA Meta Viabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade Vinculação do projeto com grupos de pesquisaBoa Formação de novos grupos de pesquisa Demanda pesquisadores do Programa por outros Programas 1 Estruturar linhas de pesquisa visando à distribuição mais equilibrada dos projetos Boa Concentração de docentes em área especifica Fomentos a pesquisa em concentrado em algumas áreas 1 Aumentar o número de Projetos de pesquisa no Programa Boa Desestímulo dos docentes Critérios idênticos para diferentes áreas 1 2008200920102011 20 10 27 9 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Meta Viabilidade Ameaças internasAmeaças externas Prioridade Incrementar em 40% a produção Boa Acúmulo de tarefas burocráticas Reduzido número de revistas qualificadas na área 1 Integração dos docentes menos produtivos com grupos mais produtivos Boa Produção concentrada em alguns docentes Tempo excessivo para aprovação e publicação 1 Atingir 50% da produção com os docente/discente Regular Produção dos discentes?Oportunidades no mercado de trabalho 1 Integração dos docentes do Programa com docentes de outros programa da área e área afins Regular Cultura da individualização da produção intelectual 1 2008200920102011 16 17 18 21 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano ---10  Número de titulados em cada ano ---- Meta Viabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade Aumentar os matriculadosBoaNúmero de DPNão incremento de Bolsas 1 Relação de docente por orientador no máximo de 4 orientados; BoaAposentadoriaNão reposição 1

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos-- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes -- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG -- Demais destinos relevantes dos egressos--

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos Fortes i) Comprometimento dos docentes com o programa; ii) Infra-estrutura física do programa; iii) Boa integração entre os discentes. Pontos fracos: i) Acervo bibliográfico.

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade Os docentes submetam propostas de financiamento à pesquisa de software e equipamentos para laboratório; BoaDesestímulo a enviar projetos Concorrência e critérios com projetos de outras áreas com finalidades diversas 1

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL Meta Viabilidad eAmeaças internas Ameaças externas Prioridade Inserção regional e nacional: na formação de recursos humanos qualificados. Boa A Seleção de ingresso é local, que deve ser ampliada para nacional e local Visibilidade 1 Inserção regional e (ou) nacional:com a formação de convênios com instituições da administração pública ou sociedade civil Boa 1

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Implementar o Programa;  Aumentar o número de pesquisas e publicações discente e docente;  Ingressar no processo de seleção nacional (ANPEC);  Firmar convênios com programas consolidados da área, instituições e empresas privadas ou de economia mista;  Melhorar o conceito do Programa para 4 na próxima avaliação da Capes;  Consolidar o curso visando a abertura do Doutorado nos próximos cinco anos. PRINCIPAIS METAS

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