A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil HISTÓRIA Profª MÁRCIA FABIANI 2º ANO DO ENSINO MÉDIO AULA 3

2 ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
No século XIX os EUA caracterizaram-se pela Expansão para o Oeste e pela Guerra de Secessão que levou a consolidação do desenvolvimento capitalista.

3 ESTADOS UNIDOS PÓS INDEPENDÊNCIA
Postura isolacionista que lhe beneficiou muito (crescimento econômico, aumento da população com imigrantes, consolidação no continente). Compra da Louisiana em 1803 (acomodar onda migratória e dar acesso às terras férteis). 1810 = isolacionismo teve que ser revisto devido a acontecimentos europeus (Bloqueio Continental, Guerras Napoleônicas) que prejudicavam o comércio norte-americano e a pressões inglesas.

4 Expansão territorial Primeira metade do século XIX – conquista de territórios em direção ao oceano pacífico – Marcha para o Oeste

5 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX

6 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Consequências: Incremento do desenvolvimento Industrial e Comercial; Incentivo a imigração europeia; Diferenças entre norte e sul acirradas; -Conquista do Oeste (far west); -Corrida do Ouro.

7 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Expansão Interna Ocupação de terras indígenas; Massacres.

8 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX

9 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
DOUTRINA MONROE (América para os Americanos) DESTINO MANIFESTO BIG STICK – ‘GRANDE PORRETE’ de T. ROOSEVELT

10 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX

11 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX

12 Fatores da Expansão Imigração intensa de europeus para a América:
Dificuldade financeira Cercamentos. Mecanização do campo Imigrantes irlandeses “fome das batatas” Fatores internos: Descoberta de ouro na Califórnia. Construção de ferrovias ligando o leste ao oeste. Filme “A Mascara do Zorro” fala um pouco FILME: CAVALEIRO SOLITÁRIO

13 Justificativas Religiosa: DESTINO MANIFESTO: os norte americanos eram escolhidos (destinados) por Deus a ocupar os territórios situados entre o Atlântico e o Pacífico Política: DOUTRINA MONROE:”A América para os americanos” – do norte

14 Lei sobre terras Homestead Act- 160 acres a todos que cultivassem a terra durante 5 anos Lei de Terras no Brasil (1850)

15 Mecanismos de conquista
Por compra, anexação ou guerra de conquista foi da costa atlântica à do Pacífico e transformou-se em país continental em 1840. Flórida – 1819 comprada da Espanha. Texas – 1845 anexado depois de ter conquistado sua independência do México. Oregon – 1846 cedido pela Inglaterra. Guerra Mexicana encerrada pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo (1848) – EUA anexou o território que deu origem ao Arizona, Califórnia, Nevada, Novo México e Utah. 1867 o México foi obrigado a ceder (por 10 milhões de dólares) a Faixa de Gadsden (entre Arizona e Novo México).

16 Grandes perdedores: ÍNDIOS: “Índio bom é índio morto”

17 Territórios conquistados

18 Consequências da expansão
Grande desenvolvimento da economia Crescimento populacional Formação de sociedades diferenciadas dentro do país: Norte: burguesia industrial e comercial Sul: grandes aristocratas vinculados ao latifúndio, à exportação e a escravidão

19 Guerra de Secessão (1861 – 1865) Azul: Estados da União
Vermelho: Confederados Azul claro: Estados escravista que mantiveram-se ao lado da União Branco: Territórios que seriam posteriormente elevados á categoria De Estado

20 Guerra de Secessão (1861 – 1865) Norte: Industrializado
Sul: Agrário exportador

21 Fatores: Protecionismo alfandegário: Norte: altas tarifas
Sul: baixas tarifas Escravismo: Norte: mão-de-obra livre Sul: escravidão

22 GUERRA DE SECESSÃO (1861 – 65) O Sul consciente de sua importância econômica queria dirigir a política econômica do país. A questão escravista fez as tensões explodirem. 1860 – eleição do Republicano Abraham Lincoln com a plataforma: União a todo custo, protecionismo e abolicionismo. Tratou-se de um conflito entre os dois modelos opostos “guerra entre o século XVIII (SUL) e o século XX (NORTE) travada no século XIX.”

23 A GUERRA CIVIL Com o decreto de secessão (dez/1860) a Carolina do Sul separou-se da União, seguida de 10 estados que formaram os Estados Confederados da América (fev/1861) – capital Richmond na Virgínia, presidência de Jefferson Davis. Relação de forças favorável à União (industrializada, economia diversificada, ampla rede ferroviária, 20 milhões de habitantes) e não à Confederação (basicamente agrária, poucas indústrias, 11 milhões de habitantes dos quais 3,5 milhões eram escravos). Destaques para os generais Robert Lee dos Confederados e Ulisses Grant e Willian Sherman da União. Guerra de recursos técnicos modernos e guerra total (X exércitos e população adversária). Em abril de 1865 os confederados renderam-se sem apoio estrangeiro / Sul totalmente arrasado.

24 O PÓS GUERRA Após a vitória Lincoln foi assassinado por um escravista fanático (14/04/1865) Sul passou a ser tratado como terra conquistada (especuladores e ocupação militar). Aceleração do desenvolvimento (ampliação do mercado interno, medidas protecionistas, a imigração acelerou, ferrovias intercontinentais). População negra não se beneficiou (marginalização, ausência de direitos político, perseguição por grupos racistas). Retomada do expansionismo com Alasca comprado da Rússia, Havai anexado, intervenção na Guerra Hispano-Americana conquista de (Porto Rico, Guam, Filipinas, protetorado sobre Cuba: base naval de Guatánamo e emenda Platt).dimensão extracontinental = Doutrina ou Coralário Roosevelt = Big Stick Policy ou Política do Grande Porrete (hegemonia sobre a América Latina).

25 Consequências A sociedade urbano industrial do norte prevaleceu, arrasando a sociedade agrária do sul O escravismo foi abolido – sem solução para a “questão negra” Criação no Sul da KU–Klux–Klan Lincoln: foi reeleito mas não cumpriu o segundo Mandato, foi assassinado por um fanático sulista 16. Abraham Lincoln - (16º Presidente: )  17. Andrew Johnson - (17º Presidente: ) 

26 KLU KLUX KLAN

27

28


Carregar ppt "HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google