Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMilena Carvalhal Benevides Alterado mais de 9 anos atrás
1
PLATELMINTOS Vermes de corpo achatado (plati=“chato”+ helminto= “verme”) Incluem animais de vida livre, terrestres ou aquáticos (planárias), ou ainda parasitas, caso dos esquistossomos e tênias (solitárias); são triblásticos – apresentam a mesoderme “inauguram” SIMETRIA BILATERAL e CEFALIZAÇÃO – uma cabeça diferenciada (estão os órgãos dos sentidos e os centros nervosos coordenadores (gânglios nervosos); Ex.: planárias, tênias, esquistossomo
2
A – Dugesia tigrina: uma planária de água doce
B – Schistosoma mansoni: parasita do fígado humano C – Taenia solium: a solitária, parasita do ointestino humano
3
Características: Platelmintos parasitas podem ser encontrados em diversos tipos de hospedeiros, vertebrados e invertebrados Sistema Digestivo: presente, incompleto. Digestão extra e intra celular Sistema Circulatório: ausente. Alimento distribuído pelo intestino ramificado. Sistema Respiratório: ausente. Trocas gasosas por difusão.
4
Sistema Excretor: Presente
Sistema Excretor: Presente. Rede de túbulos com células-flama ou solenócitos; poros excretores na superfície dorsal do corpo. Sistema Nervoso: presente. Um par de gânglios cerebrais ligados a dois cordões nervosos longitudinais. Sistema sensorial: presente. Planárias têm orgãos sensíveis à luz (ocelos) e quimiorreceptores na região anterior. Reprodução: assexuada (em alguns casos) e sexuada.
5
Galeria de fotos Planária terrestre
6
Planária marinha
10
DIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO
11
Platelmintos de vida livre
Aquáticos ou terrestres Dugesia A planária de água doce mede cerca de 1 a 2 cm de comprimento por 4 a 5 mm de largura e pode ser encontrada em córregos e lagoas de água limpa, sob galhos, pedras ou folhas submersas.
12
Platelmintos parasitas (endo e ecto)
Corpo revestido por cutícula resistente A boca fica localizada na região anterior do corpo, abrindo-se em uma faringe musculosa que desemboca num intestino ramificado. Na região anterior existem, geralmente, ventosas para a fixação do verme no hospedeiro.
13
Fasciola hepatica
15
Corpo em forma de fita (até 12 m)
Vermes endoparasitas Corpo em forma de fita (até 12 m) As tênias adultas vivem no intestino de animais vertebrados, geralmente mamíferos. O nome “solitária”se deve ao fato de haver, em algumas espécies de tênia, um único verme parasitando o hospedeiro: uma tênia já instalada libera substâncias que impedem outra tênia de se instalar. Isto evita a superpopulação, que poderia levar à morte do hospedeiro e conseqüentemente a perda de hospedagem e alimentação do parasita.
16
Planárias
19
PLANÁRIA SISTEMA DIGESTIVO INCOMPLETO TRIBLÁSTICOS
20
Sistema Excretor: novidade deste filo
21
CÉLULA FLAMA
24
REPRODUÇÃO ASSEXUADA As planárias têm elevada capacidade de regeneração. Embora não seja a principal forma de reprodução, uma planária pode se reproduzir assexuadamente por divisão transversal.
26
REPRODUÇÃO SEXUADA
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.