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Economia Florestal Falhas de mercado
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Características da concorrência perfeita
Preços exógenos Homogeneidade Informação perfeita Divisibilidade Perfeita substituibilidade Livre entrada e saída As empresas são demasiado pequenas para poderem influenciar os preços de mercado Dentro de um dado mercado, os produtos são homogéneos A informação não tem custo e todas as empresas conhecem os preços e as tecnologias Os factores produtivos são perfeitamente divisíveis Os factores de produção são substituíveis entre si
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Falhas de mercado Concorrência imperfeita Existência de políticas
Produto mal definido Ausência de preço Externalidades
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Estruturas de mercado
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Bens públicos e externalidades no setor agro-florestal
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Características de um bem público
Não exclusividade Não rivalidade Não existe forma de excluir alguém dos benefícios resultantes do consumo do bem O facto de um bem ser consumido por alguém não diminui a quantidade disponível para os outros
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Intervenção pública Características dos bens públicos
Os consumidores não estão dispostos a pagar (Preço = 0) A oferta não é assegurada pelo mercado Sub-produção Podem ser necessárias políticas públicas para se conciliar a provisão do bem com a procura da sociedade
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Exemplos de bens públicos fornecidos pelo setor agro-florestal
Bens ambientais (paisagem, biodiversidade, fertilidade do solo, estabilidade climática, qualidade do ar e da água, controle de cheias e incêndios) Bens sociais (segurança alimentar, vitalidade rural, bem estar animal)
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EXTERNALIDADES Existe uma externalidade sempre que o bem-estar de um agente depende diretamente das suas atividades, mas também das atividades controladas por outro agente que indeliberadamente afeta o primeiro, sem que pague (receba) pelo custo (benefício) externo que causa. As decisões individuais dos agentes económicos não conduzem a uma afetação ótima dos recursos, ou seja, não levam à obtenção do máximo excedente económico possível
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Problema Básico da Produção Florestal
Na floresta o custo dos produtos é composto por vários itens: materiais, energia, mão de obra, impostos, etc. Desconsidera-se o custo social da produção em termos de aumento do número de incêndios ou da eventual destruição dos recursos naturais, por exemplo. Na floresta o benefício dos produtos é composto pelo valor dos bens e serviços transaccionados. Desconsidera-se o benefício social da produção em termos de retenção de carbono, conservação da biodiversidade e assim por diante.
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Benefícios sociais versus privados
O benefício privado de consumir um determinado produto corresponde somente ao benefício para o indivíduo que compra e consome o bem. No entanto, o benefício social leva em consideração o impacto desse consumo para todos os indivíduos da sociedade. Portanto, o benefício social pode ser maior ou igual ao benefício privado.
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Custos sociais versus custos privados
Por sua vez, o custo de um produto para a sociedade engloba não somente os custos para os seus produtores e vendedores - os chamados custos privados – como também os custos da produção para aqueles membros da sociedade que não produziram ou venderam o produto mas cujo bem estar foi afetado por essa produção
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EXTERNALIDADES Externalidades Positivas Negativas
A externalidade é causada por uma falha do mercado, dado que os agentes económicos não recebem do mercado a sinalização correta dos custos ou benefícios de suas ações.
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Equilíbrio competitivo com externalidade positiva
Preço Custo Marginal Privado = Custo Marginal Social PC C PB B A PA Benefício Marginal Social Procura = Benefício Marginal Privado QA QB Quantidade
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Equilíbrio competitivo com externalidade negativa
Preço Custo Marginal Social PC Custo Marginal Privado C PB B A PA Procura = Benefício Marginal Privado QB QA Quantidade
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