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PublicouAna Júlia Malheiro da Silva Alterado mais de 8 anos atrás
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TV DIGITAL Paulo Ernesto Moreira 18/04/2017
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Seqüência de Abordagem
CONVERSÃO ANALÓGICO - DIGITAL TÉCNICAS DE COMPRESSÃO PRINCIPAIS PADRÕES
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Forma de Aquisição e Principais Fontes
As variações de luminosidade são convertidas em sinal elétrico CÂMERAS E SCANNERS Principal componente : CCD Charge - Coupled Device 18/04/2017
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Sinais de Vídeo e Cor RGB - Sinais obtidos de cada saída da câmera
R Relativo ao vermelho contido na cena G Relativo ao verde contido na cena B Relativo ao azul contido na cena Y Vídeo ou luminância Y = 0,59G + 0,30R +0,11B C Croma ou cor R - Y ou Cr Croma R sem luminância B - Y ou Cb Croma B sem luminância
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Varredura e Resolução Varredura progresiva : Varredura entrelaçada :
Todas as linhas consecutivamente Varredura entrelaçada : campo ímpar - apenas as linhas ímpares campo par - apenas as linhas pares Quadro : todas as linhas - fotograma completo Pixel - elemento de imagem Resolução - pixels / linha x nº de linhas 18/04/2017
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Por que Digital ? Maior imunidade à ruídos
Possibilidade de controle por “software” Possibilidade de correção de erros Permite multiplexar diferentes mídias Permite acesso condicionado Facilidade de compressão de dados 18/04/2017
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Diagrama básico de uma comunicação digital
DIGITALIZAÇÃO Diagrama básico de uma comunicação digital 18/04/2017
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SINAIS ANALÓGICOS, DIGITAIS CONTÍNUOS E DISCRETOS
DIGITALIZAÇÃO SINAIS ANALÓGICOS, DIGITAIS CONTÍNUOS E DISCRETOS 18/04/2017
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DIGITALIZAÇÃO A AMOSTRAGEM 18/04/2017
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DIGITALIZAÇÃO A QUANTIZAÇÃO 18/04/2017
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DIGITALIZAÇÃO A CODIFICAÇÃO 18/04/2017
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DIGITALIZAÇÃO BITS BYTES TAXA DE BITS: Tb TAXA DE SÍMBOLOS: Ts
18/04/2017
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Formatos e Notação A : B : C
Ex. 4:2:2 4 amostras para Y 2 amostras para Cr 2 amostras para Cb 18/04/2017
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Freqüência de Amostragem
Altas taxas de bits: Necessidade de compressão 18/04/2017
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Redundância Espacial Área com pixels iguais (luminância) 18/04/2017
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Redundância Espacial Área com pixels iguais (luminância e croma)
18/04/2017
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Redundância Temporal quadro 1 quadro n quadro ( n + m)
Toda ou parte da imagem repetida em quadros adjacentes Luminância quadro 1 quadro n quadro ( n + m) 18/04/2017
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Redundância Temporal Toda ou parte da imagem repetida em quadros adjacentes Luminância e croma Frame 4 Frame 3 Frame 2 Frame 1 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
Sub-amostragem (sub-sampling) 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
Quantização grosseira (coarse quantization) Redução dos tons de cinza 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
Differential Pulse Code Modulation - DPCM Codificação da diferença entre amostras 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
Compressão entre quadros (Interframes) Casamento de blocos (Block Matching) Vetor movimento (Motion Vector) 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
Codificação por entropia Codificação “Run-lenght” Codificação de Huffman 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
Transformadas : Domínio do tempo Domínio da freqüência Objetivo Descarte de coeficientes menos significativos 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
DCT Transformada Discreta de Co-seno : Matriz 8x8 pixels Matriz 8x8 coeficientes Geração de coeficientes descorrelacionados Energia concentrada sobre alguns coeficientes Coeficientes nulos ou quase nulos 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
DCT : Transformada direta 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
DCT : Efeito dos coeficientes bases da DCT 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
DCT : Efeito dos coeficientes bases da DCT 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
DCT Tabela de Quantização Varredura em zig-zag 18/04/2017
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Técnicas de Compressão
DCT : Transmissão e Recepção 18/04/2017
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Padrão JPEG Joint Photograph Expert Group
Imagens estáticas Compressão “intraframe” Técnicas : DCT , DPCM , Entropia 18/04/2017
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Padrão H.261 Vídeo Conferência em RDSI Compressão intraframe DCT
Compressão interframe Macrobloco Vetor movimento - “motion vector” Taxa de bits : px64kbps ( p 1 a 30 ) MACROBLOCO 18/04/2017
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PADRÃO H.261 Compressão interframe 18/04/2017
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PADRÃO H.261 I-frames compressão intraframe
P-frames compressão interframe 18/04/2017
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PADRÃO MPEG Moving Pictures Experts Group Objetivo
Especificação do conjunto de técnicas para a compressão de vídeo/áudio - sintaxe Aberto à inovações : Admite a criação de sistemas proprietários Técnicas : Intraframe DCT , Run-length , Entropia Interframe Macrobloco , Vetor movimento Taxa de compressão até 200 :1 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 1 Objetivo inicial Modo de varredura :
Armazenamento CD Vídeo Modo de varredura : Não entrelaçada Formato típico : 320 x 240 pixels ; 30 quadros /s Qualidade de imagem : Igual ao VHS Taxa de bits : 1,5 Mbps (típica) 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 2 Objetivo inicial Aplicações Modo de varredura
TV digital (com qualidade normal) Aplicações Transmissão via satélite (DTH) TV a cabo ( CATV) TV digital em broadcasting (HDTV / SDTV) Servidores de vídeo Modo de varredura Entrelaçada Taxa de bits Mbps ( conforme aplicação) Escalabilidade Admite diversos modos 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 2 Frames codificados de 3 modos
I ( intraframes ) com base em si mesmo P (predicted) com base em I - frame B (bidirectional) com base em 2 P ou I, P frames 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 2 Hierarquia de dados
Cada nível transporta um cabeçalho 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 2 Codificador 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG2 Decodificador: 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 4 PERFIS E NÍVEIS 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 4 Objetivo inicial Aplicações Características
Vídeo conferência com baixas taxas de bits Aplicações Vídeo - telefone Recuperação de banco de dados Teleshopping Vigilância Características Robustez à erros Operação com formas diferentes de dados Taxa de bits 4,8 - 64kbps ( inicialmente ) - 1,8Mbps ( nova versão ) 18/04/2017
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PADRÃO MPEG MPEG 4 COMPRESSÃO INTRA FRAME 18/04/2017
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MPEG - 4 COMPRESSÃO INTRA FRAME 18/04/2017
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MPEG - 4 COMPRESSÃO INTRA FRAME 18/04/2017
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MPEG - 4 COMPRESSÃO INTER FRAME 18/04/2017
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SISTEMAS DE TRANSMISSÃO
Sistemas no mundo ATSC (USA) – modulação 8VSB DVB – modulação COFDM ISDB – modulação BST - OFDM No Brasil : ISDB – T : transmissão terrestre ( TV aberta ) DVB – C : transmissão via cabo DVB – S : transmissão via satélite 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Fundamentos da Compressão
Codificação por Sub-bandas Modelo psico-acústico do Mascaramento Codificação com Preditor Compactação (sem perdas) 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Fundamentos da Compressão
A compressão de áudio é justificada pela limitação de banda e capacidade de dispositivos de armazenamento. A compressão de áudio explora a limitação da percepção auditiva humana A faixa audível para o ouvido humano vai de 16Hz a 20kHz. O ouvido humano é mais sensível na faixa de 2 a 4kHz. 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Varia de indivíduo para indivíduo e com
a idade Maior sensibilidade 16Hz – 20kHz 2kHz – 4kHz 18/04/2017
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ÁUDIO Nível (dB) Freqüência (kHz) COMPRESSÃO DE ÁUDIO
Modelo psicoacústico 1 0,02 0,05 0,1 0,2 0,5 2 5 10 20 40 60 80 Freqüência (kHz) Nível (dB) 18/04/2017
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ÁUDIO Nível (dB) Freqüência (kHz) COMPRESSÃO DE ÁUDIO
Modelo psicoacústico 1 002 005 0,1 0,2 0,5 2 5 10 20 40 60 80 Freqüência (kHz) Nível (dB) Tons com amplitude e freqüência inaudíveis, podem ser eliminados 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Modelo psicoacústico 18/04/2017
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Limiar de mascaramento
ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Modelo psicoacústico Limiar de mascaramento Tom de mascaramento Tons mascarados f(Hz) 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Separação em sub-bandas 18/04/2017
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Informação no domínio do tempo
ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Separação em sub-bandas 5kHz 10kH 15kHz 0,011 Informação no domínio do tempo FFT/DCT 18/04/2017
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tom mascarado, pode ser eliminado
ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Separação em sub-bandas 5kHz 15kHz tom mascarado, pode ser eliminado 10kHz 18/04/2017
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ÁUDIO Nível (dB) Tempo (ms) COMPRESSÃO DE ÁUDIO
Efeito máscara no tempo Pós mascaramento Pré mascaramento 150ms 200ms 20ms máscara Tempo (ms) Nível (dB) 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Principais padrões para compressão de áudio:
MPEG-1 Layer I: ISO / IEC Parte 3 MPEG-1 Layer II: ISO / IEC Parte 3* MPEG-1 Layer III (MP3): ISO / IEC Parte 3 MPEG-2 Layer I, II e III:ISO Parte 3 MPEG-2 AAC (Advanced Audio Code): Derivado do MPEG-2 Layer III* Dolby Digital AC-3* 18/04/2017
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ÁUDIO COMPRESSÃO DE ÁUDIO Principais padrões para compressão de áudio:
Características MPEG-1 Layer II MPEG-2 BC MPEG-2 AAC Dolby AC-3 Canais Mono ou Stereo Multicanal 5.1 Multicanal até 48 Amostragem 32, 44.1 e 48kHz 16, 20,05 e 24kHz 8 a 96kHz Taxa de Bits 32 a 384kbps 96 a 256kbps 320 a 640kHz 320 a 640kbps Aplicações VCD, SVCD DVD Ipod, PS3 DVD e Blue-Ray TVD Broadcast 18/04/2017
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O SISTEMA BRASILEIRO DIAGRAMA EM BLOCOS 18/04/2017
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O SISTEMA BRASILEIRO Modulação com multi-portadoras 18/04/2017
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O SISTEMA BRASILEIRO Transmissão com banda segmentada - BST Segmentos
18/04/2017
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O SISTEMA BRASILEIRO Transmissão com banda segmentada - BST 18/04/2017
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