A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes"— Transcrição da apresentação:

1 Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes
SISTEMA DIGESTIVO Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes

2 Alimentos Materiais que contêm uma mistura de substâncias orgânicas (glícidos, lípidos e prótidos) e substâncias inorgânicas (água e sais minerais).

3 Substâncias orgânicas
GLÍCIDOS São substâncias utilizadas pelas células para obterem energia. Ex: amido, sacarose e glicose.

4 Substâncias orgânicas
LÍPIDOS São substâncias utilizadas pelas células para obterem calor. Ex: gorduras animais e óleos vegetais.

5 Substâncias orgânicas
PRÓTIDOS São substâncias indispensáveis ao crescimento e à renovação das células. Ex: proteínas existentes na carne, peixe e ovos.

6 Sistema digestivo

7 Digestão Conjunto de processos físicos e químicos em que os alimentos são degradados em nutrientes para serem absorvidos para o sangue. Digestão Processos físicos Mastigação (boca) Movimentos peristálticos (esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) Processos químicos (Enzimas) Saliva (boca) Suco gástrico (estômago) Suco pancreático (intestino delgado) Suco intestinal (intestino delgado)

8 Digestão ENZIMAS Substâncias que diminuem a energia necessária para que ocorram as reações químicas, acelerando-as. Enzima Substrato Amilase Amido Protease Proteína Lipase Lípido

9 Digestão Actividade nº11_página 110.

10 Digestão BOCA Local onde se forma o bolo alimentar.
Suco digestivo: saliva. Enzima: amilase salivar. GLÂNDULAS SALIVARES Produzem a saliva. Envolvem o bolo alimentar, facilitando a sua deglutição.

11 Digestão FARINGE Órgão comum ao sistema digestivo e sistema respiratório. Possui músculos que facilitam a passagem do bolo alimentar para o esófago. ESÓFAGO Tubo que conduz o bolo alimentar até ao estômago. Possui músculos que facilitam a passagem do bolo alimentar para o estômago.

12 Digestão ESTÔMAGO Órgão de armazenamento e mistura do bolo alimentar com as secreções gástricas, formando o quimo. Suco digestivo: suco gástrico. Enzimas: proteases.

13 Digestão FÍGADO Órgão responsável pela produção de ácidos biliares que se concentram na vesícula biliar, formando a bílis, capaz de emulsionar as gorduras. PÂNCREAS Glândula responsável pela secreção do suco pancreático.

14 Digestão INTESTINO DELGADO
Órgão dividido em três porções – duodeno, jejuno e íleo. Apresenta inúmeras vilosidades intestinais. Ocorre a digestão total das moléculas intactas ou das que já foram parcialmente digeridas na boca e no estômago. O quimo é transformado em quilo por acção dos sucos pancreático, intestinal e bílis. Suco digestivo: suco pancreático/suco intestinal/bílis. Enzimas: proteases/lipases/enzimas que degradam glícidos.

15 Digestão INTESTINO GROSSO
Órgão situado entre o intestino delgado e o ânus. É constituído pelo recto. Local onde se formam as fezes.

16 Digestão DIGESTÃO SANGUE FEZES ALIMENTOS NUTRIENTES
Restantes materiais SANGUE FEZES

17 Absorção de nutrientes
Processo que ocorre ao nível do intestino delgado e consiste na passagem dos nutrientes para o sangue ou para a linfa. Válvulas coniventes Vilosidades intestinais Vasos sanguíneos Vasos linfáticos

18 Absorção de nutrientes
Características do intestino delgado  Grande superfície interna;  Grande irrigação sanguínea e linfática;  Vilosidades com parede muito fina.


Carregar ppt "Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google