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O QUE É ? PARA QUE SERVE? O QUE O COMPOE? COMO FAZER?

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Apresentação em tema: "O QUE É ? PARA QUE SERVE? O QUE O COMPOE? COMO FAZER?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ? PARA QUE SERVE? O QUE O COMPOE? COMO FAZER?
PLANO DE NEGÓCIOS O QUE É ? PARA QUE SERVE? O QUE O COMPOE? COMO FAZER? PROF. RAMON PERES

2 O QUE É ? Um Plano de Negócios nada mais é que um PLANEJAMENTO do que se pretende realizar, seja na vida pessoal ou profissional. É um sinal de maturidade e planejamento – através dele quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar êxito e também ampliar ou promover inovações.

3 O QUE É ? “Um plano de Negócios é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”.

4 PARA QUE SERVE ? Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral, montar ou reformar uma empresa é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Idéias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo (PLANO DE NEGÓCIO).

5 PARA QUE SERVE ? Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro gastar, (como ir)comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.

6 PARA QUE SERVE ? Para organizar as idéias é necessário usar o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o mapa de percurso. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da idéia e na gestão da empresa.

7 “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?”.
PARA QUE SERVE ? Ao final, o plano de negócio ajudará a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?”. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

8 Erros mais comuns Ampla disponibilidade de informações sobre como desenvolver um PN no país não tem produzido PNs de qualidade na opinião dos avaliadores

9 Mais alguns erros comuns
Falta de coerência da parte financeira com o resto do plano; Diferenças entre o plano e a realidade; Subestima-se demais itens como: Pós-venda, tributos, certidões, fornecedores; Pressupostos irreais sobre o mercado e a concorrência; Objetivos não são claros

10 Mais alguns erros comuns
Falta de dados de mercado; Expectativa de auto-suficiência; Ignoram o ciclo de vida do produto; Cenários mal desenhados; Tratado técnico; Falta de plano de implantação do projeto

11 IMPORTATE TER EM MENTE: “Nem tudo é possível!!!”

12 Não estabeleça prazos audaciosos demais
ALGUNS CUIDADOS: Não estabeleça prazos audaciosos demais Prazo é prazo !

13 Nem toda apresentação será um sucesso!!!!

14 Preste atenção aos sinais do mercado

15 Escolha atributos significativos para seu cliente
Qual é o meu?

16 O que serve para um cliente pode não servir para o próximo

17 Nada pode parar a automação
IDADE DA PEDRA IDADE DO BRONZE IDADE DO FERRO IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE DA INFORMÁTICA

18 Busque soluções eficientes
JÁ TOMEI BANHO MM... FOI RÁPIDO.

19 Seja inovador; aproveite as oportunidades

20 Escolha a ferramenta mais adequada para cada situação
Atrasado Bêbado Batom

21 Soluções técnicas nem sempre podem ser implantadas
Mas eu continuo não entendendo as mulheres.

22 Ajuda on-line pode ser útil ...
Enfermeira, acesse a internet, vá até e clique no ícone “O que fazer quando você está totalmente perdido”.

23 Mas, não acredite em tudo que vem pela Internet
O bom da Internet é que ninguém sabe que você é um cachorro...

24 E o uso de soluções tecnológicas é inevitável...

25 Todavia, as dificuldades das pessoas devem ser consideradas...

26 Previsão e realização nem sempre saem como planejado
Come on! It can‘t go wrong every time... Vamos lá, não podemos errar todas...

27 Mas, vá até o fim!

28 Erros mais comuns Ampla disponibilidade de informações sobre como desenvolver um PN no país não tem produzido PNs de qualidade na opinião dos avaliadores.

29 O que escrever e o que omitir?

30 5 objetivos de um PN 1 - Testar a viabilidade de um conceito de negócio 2 - Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia 3 - Atrair recursos ($) 4 - Transmitir credibilidade 5 - Desenvolver a equipe de gestão!

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32 Possíveis Públicos-Alvos de PN
Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, FIESP, etc); Parceiros: estratégias conjuntas; Bancos: financiamentos para equipamentos; Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, BNDES, governo e outros interessados; Fornecedores: crédito para compra de mercadorias e matéria prima; A própria empresa: comunicação interna Os clientes potenciais: vender a idéia e o produto/serviço

33 Recomendações Gerais:
1 - Informações são matéria-prima de qualquer Plano de Negócios. Pesquise, estude e procure conhecer tudo sobre o seu setor; 2 – Busque informações nas fontes: Jornais, Revistas, Associações, Livros, Feiras, Congressos, cursos ou até mesmo junto ao empresariado do setor.; 3 – Seu Plano de Negócios é uma trilha e não um trilho. Seu plano não deve ser encarado como um instrumento rígido, portanto, é preciso acompanhá-lo permanentente; 4 – “O Plano de Negócios fala por você”. Quanto melhor a aparência e quanto mais claras as idéias nele contidas, melhores serão os resultados. 5 – O Plano pode ser usado para conseguir novos sócios (investidores), obter financiamentos, etc..., entretanto nunca se esqueça de que o maior usuário do seu Plano de Negócios é VOCÊ MESMO.

34 Recomendações Gerais:
6 - Revise o Plano (consultores, professores, gestores) 7 - Mostre o que você está oferecendo faça cenários 8 - Faça uma apresentação ppt de 12 slides/15minutos 9 - Use gráficos e tabelas 10 - Encaderne de forma que seja de fácil manuseio 11 - Faça várias versões do plano para cada público alvo diferente


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