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Melhoria de Processo do Software Brasileiro

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Apresentação em tema: "Melhoria de Processo do Software Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Tatiana Ribeiro Hipólito Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3

2 Roteiro Motivação e foco Organização do MPS.BR Guia Geral
Guia de Avaliação Guia de Aquisição Modelo de Negócio Conclusão Referências Recife, 12 de dezembro de 2006

3 Empresas exportadoras e grandes
Motivação e Foco Pequenas e médias empresas (PMEs) Empresas exportadoras e grandes Níveis de maturidade CMMI 4 e 5 Custo não é crítico – 4 a 10 anos Níveis de maturidade CMMI 2 e 3 Custo é crítico – 2 a 3 anos Recife, 12 de dezembro de 2006

4 Motivação e Foco “Melhoria de processos de software nas micro, pequenas e médias empresas, a um custo acessível, em diversos locais do país.” Recife, 12 de dezembro de 2006

5 Organização do MPS.BR SOFTEX Coordenação do Programa MPS.BR (SOFTEX)
Fórum de Credenciamento e Controle (FCC) Equipe Técnica do Modelo (ETM) MR-MPS MA-MPS Guias específicos Treinamento (cursos, provas e workshops) Credenciamento e descredenciamento de II do MR-MPS e IA seguindo o MA-MPS Recife, 12 de dezembro de 2006

6 MPS.BR: MR-MPS, MA-MPS e MN-MPS
ISO/IEC15504 CMMI ISO/IEC12207 Modelo de Referência (MR-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS) Guia Geral Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documento do Programa Recife, 12 de dezembro de 2006

7 Base Técnica do Modelo ISO/IEC Definição da Capacidade de Processos Requisitos de Avaliação ISO/IEC Definição de Processos Propósitos e Resultados CMMI Complementação de Processos Recife, 12 de dezembro de 2006

8 Guia Geral Recife, 12 de dezembro de 2006

9 Guia Geral – MPS.BR Objetivo Público Alvo Referências
Descreve o Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software (MR-MPS) e fornece uma visão geral sobre os demais guias que apóiam os processos de avaliação e de aquisição. Público Alvo Instituições interessadas em aplicar o MR-MPS para melhoria de seus processos de software, Instituições implementadoras e avaliadoras segundo o MR-MPS Referências Básicas -> ISO/IEC 12207:1995/Amd 1:2002/Amd 2:2004 e ISO/IEC 15504 Complementar -> CMMI Recife, 12 de dezembro de 2006

10 Estrutura do MR-MPS Níveis de Maturidade Processo Capacidade Propósito
Atributo Resultado Resultado Recife, 12 de dezembro de 2006

11 Definições Nível de Maturidade Processo Capacidade
Grau de melhoria de processo para um pré-determinado conjunto de processos no qual todos os objetivos dentro do conjunto são atendidos. Processo Um conjunto de atividades inter-relacionadas, que transforma entradas em saídas. Propósito: o principal objetivo da execução do processo e os prováveis resultados obtidos com a efetiva implementação do mesmo. Resultado: resultado observável do sucesso do alcance do propósito do processo. Capacidade Uma caracterização da habilidade do processo atingir os objetivos de negócio atuais ou futuros. Atributo de processo: uma característica mensurável da capacidade do processo aplicável a qualquer processo. Resultado: resultado observável do sucesso do alcance do atributo do processo. Recife, 12 de dezembro de 2006

12 Processos Recife, 12 de dezembro de 2006

13 Gerenciado Quantitativamente Parcialmente Definido
Níveis de Maturidade A Em Otimização Implantação de Inovações na Org. Análise de Causas e Resolução B Gerenciado Quantitativamente Desempenho do Processo Org. Gerência Quantitativa do Projeto C Análise de Decisão e Resolução Gerência de Riscos Definido Desenvolvimento de Requisitos Solução Técnica Integração do Produtos Verificação / Validação Largamente Definido D Definição do Processo Organizacional Treinamento / Avaliação e Melhoria do Processo Org Adaptação do Processo para Gerência de Projeto E Parcialmente Definido Medição Gerência de Configuração Aquisição Garantia da Qualidade F Gerenciado Gerência de Requisitos Gerência de Projetos Parcialmente Gerenciado G Recife, 12 de dezembro de 2006

14 Níveis de Capacidade Atributos de Processo (AP)
AP 1.1 – O processo é executado O processo atinge seu propósito AP 2.1 – O processo é gerenciado A execução do processo é gerenciada AP 2.2 – Os produtos de trabalho no processo são gerenciados Os produtos de trabalho produzidos pelo processo são gerenciados apropriadamente AP 3.1 – O processo é definido Um processo padrão é mantido para apoiar a implementação do processo definido AP 3.2 – O processo está implementado O processo padrão é efetivamente implementado como um processo definido para atingir seus resultados Recife, 12 de dezembro de 2006

15 Níveis de Maturidade e Capacidade
Em Otimização Gerenciado Quantitativamente Definido Largamente Definido Os níveis são acumulativos Parcialmente Definido Gerenciado Parcialmente Gerenciado Recife, 12 de dezembro de 2006

16 Guia de Avaliação Recife, 12 de dezembro de 2006

17 Guia de Avaliação Objetivo Público Alvo Referências
Orientar a realização de avaliações, em conformidade com a norma ISO/IEC 15504, em empresas e organizações que implementam o MR-MPS. Público Alvo Empresas e organizações que queiram ser avaliadas segundo o MA-MPS. Instituições Avaliadoras do Modelo MPS (IA). Instituições Implementadoras do Modelo MPS (II). Referências Básica -> ISO/IEC Information Technology – Process Assessment. Complementar -> SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement. Recife, 12 de dezembro de 2006

18 Guia de Avaliação O propósito do Método de Avaliação MA-MPS é verificar a maturidade da unidade organizacional na execução de seus processos de software. Validade de 3 anos Avaliação para outro nível Avaliação para manter nível Recife, 12 de dezembro de 2006

19 MA-MPS: Método de Avaliação MPS.BR
Início Contratar a avaliação Contrato Preparar para a realização da avaliação Acordo de Confidencialidade Plano de Avaliação Planilha de Indicadores Relatório de Avaliação Inicial Realizar a avaliação Resultado da Avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatório da Avaliação BD SOFTEX Fim Recife, 12 de dezembro de 2006

20 Contratar a Avaliação Opções: Macro-Atividades
Empresa que deseja a avaliação contacta uma Instituição Avaliadora (IA). Empresa que deseja a avaliação contacta a SOFTEX. A empresa contratante pode não ser a avaliada nos casos de avaliação de terceira parte. Macro-Atividades Selecionar IA (1) / Contactar SOFTEX (2) Estabelecer contrato Recife, 12 de dezembro de 2006

21 MA-MPS: Método de Avaliação MPS.BR
Início Contratar a avaliação Contrato Preparar para a realização da avaliação Acordo de Confidencialidade Plano de Avaliação Planilha de Indicadores Relatório de Avaliação Inicial Realizar a avaliação Resultado da Avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatório da Avaliação BD SOFTEX Fim Recife, 12 de dezembro de 2006

22 Preparar para a realização da avaliação
Propósito Planejar a avaliação, preparar a documentação necessária para a sua realização e fazer uma avaliação inicial que permita verificar se a unidade organizacional está pronta para a avaliação MPS no nível de maturidade solicitado. Macro-Atividades Planejar a Avaliação Plano de avaliação e Acordo de Confidencialidade. Agendar avaliação inicial. Preenchimento e revisão do Plano de Avaliação. Definir cronograma, equipe e projetos. Recife, 12 de dezembro de 2006

23 Preparar para a realização da avaliação
Macro-Atividades Preparar a avaliação Planilha de indicadores. Avaliação inicial dos indicadores. Completar o Plano da Avaliação. Obter comprometimento com o Plano de Avaliação. Equipe 1 líder da avaliação, 1 avaliador adjunto, 1 representante da unidade organizacional (mínimo). Projetos 2 projetos concluídos 2 projetos em andamento (exceto nível G). Recife, 12 de dezembro de 2006

24 MA-MPS: Método de Avaliação MPS.BR
Início Contratar a avaliação Contrato Preparar para a realização da avaliação Acordo de Confidencialidade Plano de Avaliação Planilha de Indicadores Relatório de Avaliação Inicial Realizar a avaliação Resultado da Avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatório da Avaliação BD SOFTEX Fim Recife, 12 de dezembro de 2006

25 Realizar a avaliação Propósito Macro-Atividades Conduzir avaliação
Treinar a equipe, conduzir a avaliação MPS e comunicar seus resultados à unidade organizacional avaliada. Macro-Atividades Conduzir avaliação Realizar reunião inicial. Treinar equipe de avaliação. Apresentar processos da unidade organizacional. Verificar evidências e realizar entrevistas. Caracterizar o grau de implementação (resultados esperados e processos). Atribuir nível do MR-MPS e comunicar resultados. Recife, 12 de dezembro de 2006

26 Realizar a avaliação Macro-Atividades
Avaliar a execução do processo de avaliação Avaliação pelo patrocinador. Avaliação pela equipe de avaliação Recife, 12 de dezembro de 2006

27 MA-MPS: Método de Avaliação MPS.BR
Início Contratar a avaliação Contrato Preparar para a realização da avaliação Acordo de Confidencialidade Plano de Avaliação Planilha de Indicadores Relatório de Avaliação Inicial Realizar a avaliação Resultado da Avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatório da Avaliação BD SOFTEX Fim Recife, 12 de dezembro de 2006

28 Documentar os resultados da avaliação
Propósito Elaborar o relatório da avaliação, enviá-lo ao patrocinador da avaliação e à SOFTEX que, desta forma, insere os dados da avaliação em sua base de dados e divulga o resultado em seu site. Macro-Atividades Relatar resultados Registrar resultados Recife, 12 de dezembro de 2006

29 Guia de Aquisição Recife, 12 de dezembro de 2006

30 Guia de Aquisição - MPS.BR
Objetivo Descrever um processo de aquisição de software. Público Alvo Organizações públicas e privadas que necessitem adquirir software -> Guia Referências Básica -> ISO/IEC 12207:1995/Amd 1:2002 Complementar -> IEEE STD 1062:1998 Recife, 12 de dezembro de 2006

31 Processo de Aquisição Recife, 12 de dezembro de 2006

32 Modelo de Negócio Recife, 12 de dezembro de 2006

33 MN-MPS: Modelo de Negócio (3 domínios)
II & IA Convênio Programa MPS.BR (SOFTEX) Contrato Contrato MNC MNE Convênio, se pertinente MNC – Modelo de negócio cooperado em grupo de empresas MNE – Modelo de negócio específico para cada empresa Recife, 12 de dezembro de 2006

34 Capacitação MPS.BR C1 – Curso Introdução ao MPS.BR (C1: 16h)
Prova de Introdução ao MPS.BR (P1: 2h, s/ consulta) C2 – Curso de Implementadores MR-MPS (C2: 24h) Prova de Implementadores MR-MPS (P2: 4h, c/ consulta) Curso de Avaliadores MA-MPS (C3: 24h) Prova de Avaliadores MA-MPS (P3: 4h, c/ consulta) Curso Guia de Aquisição MPS.BR (C4: 16h) Prova Guia de Aquisição MPS.BR (P4: 4h, c/ consulta) Recife, 12 de dezembro de 2006

35 Conclusão Recife, 12 de dezembro de 2006

36 Os 7 diferenciais do MR-MPS
7 níveis de maturidade (possibilitam uma implantação mais gradual e adequada à micro, pequena e média empresa, além disto, as avaliações considerando mais níveis permitem uma maior visibilidade dos resultados de melhoria de processo, com prazos mais curtos) Compatibilidade com o CMMI, conformidade com as normas ISO/IEC e 12207 Criado para a realidade da empresa brasileira (foco na micro, pequena e média empresa de software) Recife, 12 de dezembro de 2006

37 Os 7 diferenciais do MR-MPS
Custo acessível (em R$) Avaliação periódica das empresas (de 3 em 3 anos) Grande potencial de replicabilidade no Brasil (e de exportação de serviços com alto VA) Forte interação Universidade-Empresa (catalisador do desenvolvimento tecnológico e de negócios) Recife, 12 de dezembro de 2006

38 Referências Apostila do curso de Introdução ao MPS.BR
Guia geral do MPS.BR Guia de avaliação Guia de aquisição Recife, 12 de dezembro de 2006


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