A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA
Subsídio para práticas escolares Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri UNESCO

2 Estudo: alunos do ensino fundamental de escola pública.
Não é possível dizer quem é o aluno sem considerar suas circunstâncias sociais. É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos e exercer seus direitos e responsabilidades. O levantamento realizado para este estudo revelou ser pequeno o número de iniciativas (projetos, programas ou políticas) em curso no Brasil desenhadas especificamente para estimular a relação escola-família.

3

4 ALUNO IDEAL Físicas – deve estar saudável e bem alimentada;
Linguísticas – precisa entender bem a língua usada pelos professores e pelos colegas; Atitudinais – tem de respeitar os professores, cumprir acordos, assumir compromissos, saber se controlar. Historicamente, as práticas pedagógicas na instituição escolar baseiam-se com frequência na homogeneização do grupo de alunos: os que se encaixavam no padrão esperado seguiam em frente, enquanto os que não se encaixavam fracassavam até desistir.

5 Muitos professores e diretores apostaram que, elegendo e reforçando os alunos bem-sucedidos, estariam incitando os demais a se esforçar para seguir o mesmo modelo. Neste movimento, desvalorizaram aqueles que não traziam em sua bagagem familiar os comportamentos e recursos necessários para enfrentar a vida escolar. A escola é um espaço de construção de identidade. A fórmula “somos todos iguais” começou a ser revista a partir do reconhecimento de que somos todos diferentes: a igualdade não deve ser tomada como um ponto de partida, mas sim como um horizonte a ser alcançado. Na empreitada pela equidade, a relação escola-família ressurge como um fator-chave.

6

7 EDUCAR AS FAMÍLIAS: na medida em que a escola defende seu lugar de protagonista e abre poucos canais de escuta sobre o que os pais têm a dizer, esse acolhimento fica num nível muito superficial. ABRIR A ESCOLA PARA A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR: estudos que focam especificamente a participação dos pais na escola revelam que as oportunidades e espaços destinados a esta participação costumam privilegiar um tipo de família, que geralmente já se encontra mais próxima da cultura escolar, em detrimento de outros. FRAGILIDADE: maioria dos usuários do ensino público não tem a cultura de exigir educação de qualidade para seus filhos. PESQUISAS COM PAIS: acesso à escola basta.

8 DO NÃO ESCRITO A UMA POLÍTICA MUNICIPAL
Itaiçaba é uma pequena cidade do Ceará com apenas alunos, distribuídos em sete escolas municipais e uma estadual. Dividem as mesmas salas de aula da rede pública os filhos de trabalhadores do campo e de fazendeiros, de comerciários e comerciantes, das domésticas e das professoras, dos dirigentes e dos funcionários municipais. Há dois anos, não só os filhos, mas também os pais e os parentes começaram a frequentar todos os dias a escola, dispostos a contribuir como pudessem para diminuir os altos índices de evasão, de repetência e absenteísmo verificados no município. Iniciativas nas quais os familiares dos alunos se fazem presentes em vários espaços escolares: auxiliam no recreio, apoiam os professores em sala de aula, abrem suas casas para a realização de reforço escolar para seus filhos e vizinhos.

9 SUGESTÕES Em alguns lugares, os professores fazem visitas se deslocando até o domicílio dos alunos. Em outros, quem está encarregado da visita domiciliar é o agente da educação. Essas visitas precisam ser bem preparadas e são atividades formadoras muito importantes. No entanto, questiona-se até que ponto os professores, que já têm uma vida profissional tão atribulada, têm condições de assumir mais essa função e até que ponto ela deveria fazer parte de suas atribuições profissionais. Há sugestões de formar os agentes do Programa Saúde da Família como parceiros da Educação para, por exemplo, verificar motivos de infrequência escolar. Além disso, fatores como a distância da casa dos alunos, risco de circulação em áreas inseguras, são reais e precisam ser levados em consideração ao se optar pela visita domiciliar.

10

11 PASSO A PASSO DA PREPARAÇÃO DAS VISITAS NO PROJETO DE TABOÃO DA SERRA
Envio de correspondência ; Agendamento de visita; Realização da visita na data marcada; Elaboração do relatório; Leitura e discussão coletiva dos relatórios e troca de experiências; Mensalmente a equipe de direção/coordenação da escola encaminha ficha de controle das visitas realizadas .

12 MOBILIZAÇÃO DE FAMÍLIAS PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
<


Carregar ppt "INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google