A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agir Localmente, pensar globalmente Público X Privado Talmud: Bava Kamma 30a Quem quer que seja, que almeja ser um devoto deve observar as leis de NEZIKIN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agir Localmente, pensar globalmente Público X Privado Talmud: Bava Kamma 30a Quem quer que seja, que almeja ser um devoto deve observar as leis de NEZIKIN."— Transcrição da apresentação:

1 Agir Localmente, pensar globalmente Público X Privado Talmud: Bava Kamma 30a Quem quer que seja, que almeja ser um devoto deve observar as leis de NEZIKIN (prejuízos).

2 Shemot 21 28 E se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido. 29 Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono foi conhecedor disso, e não o guardou, matando homem ou mulher, o boi será apedrejado, e também o seu dono morrerá. 33 Se alguém abrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova, e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento, 34 O dono da cova o pagará; pagará em dinheiro ao seu dono, mas o animal morto será seu.

3 Shemot 22 5 Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e largá-lo para comer no campo de outro, o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha restituirá. 6 Se irromper um fogo, e pegar nos espinhos, e queimar a meda de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o fogo totalmente pagará o queimado.

4 Tosefta Bava Kamma (2:6) Rabban Shimon Ben Gamliel disse: qualquer um que cause qualquer tipo de prejuízo ou dano no domínio público é permitido por todos pegar, por conta de roubo. (10:8) Quem quer que roube o público deve restituir ao público. Roubar o público é uma ofensa mais grave que roubar o individual, porque aquele que rouba o individuo pode sempre serenar e voltar o que foi roubado, mas aquele que rouba o público não pode serenar o público e retornar a todos eles o que lhes foi tomado.

5 Bava Kamma 50b Havia um homem que estava removendo pedras do seu campo para os campos da esfera pública, quando um sábio, um dos homens devotos, disse a ele: "Ei, seu tolo, porque você está removendo pedras para um espaço que não é seu." O homem riu do sábio. Mais tarde, quando o homem foi forçado a vender seu campo, ele foi andando pela via pública, e tropeçou em uma daquelas antigas pedras. "Aquele sábio estava certo quando me disse para não remover as pedras de um espaço que não é permanente meu para um que é." O espaço público não é de ninguém, mas de todos.


Carregar ppt "Agir Localmente, pensar globalmente Público X Privado Talmud: Bava Kamma 30a Quem quer que seja, que almeja ser um devoto deve observar as leis de NEZIKIN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google