A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de abelha Kauã 4ºANO A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de abelha Kauã 4ºANO A."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de abelha Kauã 4ºANO A

2

3 Os produtores Os seres vivos que compõem um ecossistema são denominados componentes bióticos e seu conjunto é denominado biota ou biocenose. Eles se organizam em três categorias: produtores, consumidores e decompositores. As plantas são a base da cadeia alimentarProdutores ou autótrofos Os produtores ou autótrofos são organismos capazes de fabricar seu próprio alimento. Na natureza, os principais produtores são as plantas e as algas. As substâncias que esses seres vivos produzem por meio da fotossíntese são indispensáveis para sua nutrição e também para a nutrição dos seres vivos que não fazem fotossíntese ou não são produtores.

4 A polinizacão A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino. Para que haja a formação das sementes e frutos é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino. A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

5 Como vivem as abelhas As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.  

6 De que maneira fabricam o mel
São Paulo – Desde agosto, os apicultores da pequena cidade francesa de Ribeauville, na região da Alsácia, têm se deparado com algo insusitado: as abelhas estão produzindo mel nas cores azul e verde. Alarmados, os produtores iniciaram uma investigação que os conduziu conduz para um único lugar: uma fábrica de processamento de resíduos da produção de M&Ms. Localizada a cerca de quatro quilômetros do apiário, próximo da área onde as abelhas coolhem néctar, a fábrica converte os resíduos da guloseima de chocolate em biogás. De acordo com a agência Reuters, as abelhas teriam encontrado nas casquinhas multicoloridas e açucaradas uma fonte de alimento, o que explica a coloração final do mel.

7 A defesa da abelha Como todo inseto, as abelhas possuem três pares de patas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo e o terceiro par é chamado depatas coletoras, serve para mover pólen. Na tuba das patas coletoras fica o lavatório para o óleo: corbícula, espécie de pote. Ainda no terceiro par fica o escorpião, com o qual a abelha recolhe o pólen e, trocando as patas, deposita-o com o centro na corbícula direita e com a direita na corbícula central.  Além disso, possui uma língua, também chamada de lígula, que move-se num canal formado pelas maxilas e os palpos labiais, terminando num tufo de pêlos que, como uma esponja, absorve o

8 A colmeia COLMEIA é uma organização da sociedade civil, de caráter educacional e cultural, filantrópica, sem fins lucrativos e de utilidade pública nos níveis Federal

9 Porque o mel e´ benéfico a nossa saúde
Quem nunca assistiu a um desenho do ursinho Pooh ou Zé Colméia e não ficou doido pelos favos de mel que eles pegavam direto da colmeia das abelhas e se deliciavam com aquela delícia? Vivendo numa metrópole como São Paulo ou Rio de Janeiro, é bem complicado fazermos isso, porém é fácil encontrar mel a venda em supermercados e também em algumas cidades do interior onde há apicultores

10 O que podemos fazer com o mel
Mel é uma delícia para adoçar as refeições, é uma ótima fonte de energia, mas também pode fazer bem para outros problemas de saúde, como por exemplo, a tosse.

11 Quem cuida do mel Cortiço - colmeia tradicional
Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objectivo por exemplo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projecto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

12 Flores


Carregar ppt "Vida de abelha Kauã 4ºANO A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google