Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouZaira Azevedo Fialho Alterado mais de 9 anos atrás
1
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa
2
Introdução a Engenharia de Requisitos Requisitos do sistema –Definem o que é solicitado ao sistema fazer e com quais limitações ele é requisitado a operar. –Ex: O sistema deve manter registro de todos os materiais da biblioteca, incluindo livros, séries, jornais e revistas, fitas de vídeo e áudio. O sistema deve permitir os usuários pesquisarem um item através do título, autor ou ISBN. A interface de usuário do sistema deve ser implementada usando um browser de WWW (World- Wide-Web) O sistema deve suportar pelo menos 20 transações por segundo.
3
Introdução a Engenharia de Requisitos Tipos de Requisitos –Requisitos Funcionais: definem a funcionalidade do sistema. Declarações sobre o que o sistema deve oferecer, como o sistema deve reagir a determinadas entradas e como o sistema deve comportar-se em situações especiais. –Requisitos Não Funcionais: dizem respeito a restrições, aspectos de desempenho, interfaces com o usuário, confiabilidade, segurança, portabilidade, padrões. Definem características e qualidades do sistema.
4
Introdução a Engenharia de Requisitos Problemas dos Requisitos –Os requisitos não refletirem as reais necessidades dos clientes do sistema. –Os requisitos serem inconsistentes e/ou incompletos. –O custo alto para se fazer mudanças de requisitos depois de terem sido concordados. –Existirem mal entendidos entre clientes, aqueles que desenvolvem os requisitos do sistema e os engenheiros de software que desenvolvem ou mantêm o sistema.
5
Introdução a Engenharia de Requisitos Imprecisão dos Requisitos –Problemas podem surgir quando os requisitos não são estabelecidos precisamente. –Requisitos ambíguos podem ser interpretados diferentemente por usuários e desenvolvedores.
6
Introdução a Engenharia de Requisitos Completude e consistência dos requisitos –Em princípio, requisitos devem ser completos e consistentes –Completude: descrições de todos os serviços. –Consistência: não deve haver conflitos e contradições nas descrições dos serviços.
7
Introdução a Engenharia de Requisitos Engenharia de requisitos diz respeito a elicitação, análise e documentação dos requisitos do sistema.
8
Introdução a Engenharia de Requisitos Os processos usados na ER variam de acordo com o domínio da aplicação, as pessoas envolvidas e a organização desenvolvendo os requisitos. Porém, há algumas atividades genéricas em comum –Elicitação de Requisitos. –Análise de Requisitos. –Validação de Requisitos. –Gerenciamento de Requisitos.
9
Introdução a Engenharia de Requisitos Documento de Requisitos – É um documento formal usado para comunicar os requisitos aos clientes, engenheiros e gerentes.
10
Introdução a Engenharia de Requisitos Usuários do Documento de Requisitos – Clientes do Sistema: lêem os requisitos para checar se eles satisfazem suas necessidades. – Gerentes de Projeto: usam os documentos de requisitos para planejarem uma proposta para o sistema e o processo de desenvolvimento do sistema. – Engenheiros de Sistema: usam os requisitos para entenderem o sistema em construção. – Engenheiros de teste do sistema: usam os requisitos para desenvolverem testes de validação do sistema. – Engenheiros de manutenção do sistema: usam os requisitos para entenderem o sistema.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.