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RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

2 Responsabilidade Social Empresarial
Em nossa cultura o setor empresarial está presente como força atuante e empreendedora, as atividades deixaram de ser apenas a produção de bens e serviços e a busca de lucratividade e passaram a ser também, a busca do bem-estar social .

3 Da evolução ao conceito
surgiram os primeiros estudos teóricos sobre responsabilidade social empresarial; Os trabalhos sociais ganham destaque. O conceito de responsabilidade social é ampliado como um conjunto de dimensões e relações interdependentes entre as empresas e a sociedade. Em sua visão, a responsabilidade social empresarial é composta pelas dimensões econômica, legal, ética e filantrópica.

4 Quatro tipos de dimensões da responsabilidade
Dimensão econômica: significa gerar bens e serviços de que a população necessita e deseja, a um preço que possa garantir a estabilidade da empresa. Dimensão legal: define o que a sociedade considera importante com respeito ao comportamento adequado da empresa. Dimensão ética: diz respeito a comportamentos e atividades organizacionais que os membros, a comunidade e a sociedade esperam da empresa, embora não esteja positivada em leis. Dimensão discricionária ou filantrópica: é puramente voluntário, refere-se ás contribuições das empresas para a qualidade de vida e bem-estar da sociedade.

5 Características de responsabilidade social empresarial
A busca da responsabilidade social empresarial tem, grosso modo, as seguintes características: Plural Distributiva Sustentável Transparente Segundo Ashley (2002, p. 6) no geral o conceito de responsabilidade social pode ser definido como: O compromisso que uma organização deve ter para a sociedade, expresso por meio de atitudes que a afetem e positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.

6 Responsabilidade social empresarial no Brasil
As primeiras manifestações no Brasil envolvendo empresários, comunidades, políticos e meios de comunicações só aconteceram em 1996. Globalização dos mercados : surge uma nova dinâmica que vem alterando o perfil corporativo e estratégico das empresas. As empresas brasileiras engajadas nas causas sociais estão levando vantagens em: disputa de clientes, na contratação de talentos e na relação com fornecedores.

7 Responsabilidade social e ética empresarial
A atuação baseada em princípios éticos elevados e a busca de qualidade nas relações são manifestações da responsabilidade social empresarial. Transparência: Alma do negócio, é o atributo positivo para a imagem pública e reputação das empresas. Relações de qualidade constroem- se a partir de valores e condutas capazes de satisfazer necessidades e interesses dos parceiros, gerando valor para todos

8 Três valores éticos para a empresa que é socialmente responsável:
O vetor da adoção dos valores éticos; o comportamento empresarial caracteriza-se pelo respeito aos seus diversos públicos alvos. O vetor da difusão dos valores éticos; após ocorrer a adoção, a empresa com uma cultura interna de responsabilidade social, passa a desenvolver ações e projetos sociais. O vetor da transferência dos valores éticos; é quando a empresa desenvolve a sua capacidade de transferir valores, exercendo a responsabilidade social em sua plenitude.

9 Responsabilidade social e a prática do marketing
Com sua complexidade e ambição, o marketing, tornou-se mais que uma técnica. Tornou-se um imperativo de sucesso empresarial em qualquer setor de atividades. Como uma garantia de sucesso o marketing atinge todos os setores e segmentos, chegando agora a atingir o social. Uma das formas mais utilizadas pelas empresas que já incorporaram em sua gestão, o conceito de Responsabilidade Social Empresarial na divulgação das ações sociais realizadas, é a publicação do balanço social.

10 Teoria dos stakeholders
Um termo inglês que define as pessoas que possuem interesse em relação às empresas, ou organização: shareholders (acionistas), o governo, os consumidores, funcionários, as comunidades representativas e a mídia. O conceito de stakeholder atenta para o fato de que a atividade empresarial não é somente uma transação de mercado, mas uma rede de relações cooperativas e competitivas de um grande número de pessoas organizadas de várias maneiras.

11 Responsabilidade social com o público interno
Na cadeia de relações das empresas com os públicos de interesses, o público interno (os funcionários) devem ser vistos de maneira primordial, a aplicação da responsabilidade social deve começar por este público. Uma boa relação nos dias atuais entre empregador/empregado não pode limitar-se apenas a gestão de obrigações legais e ao cumprimento das leis trabalhistas. As empresas devem instituir-se de forma cidadã, gerindo um processo de investimentos sociais em seu público interno.

12 Conclusão A responsabilidade social tornou-se uma ferramenta indispensável para a construção de uma organização forte, competitiva e com diferencial, pois a visão clássica e antiga das empresas deixa de ser mola principal para o sistema empresarial, diante de que, apenas a maximização dos lucros e a qualidade dos produtos não significam diferencial competitivo, a visão clássica associa-se agora a tendência de maximizar ganhos sociais, frutos da responsabilidade social.

13 COMPONENTES: Alessandra Gonçalves Bona de Sousa Célia Maria Foeger Denise Rodrigues da Rocha Érica Apuleo Gabriela Santana Silva


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